Blogger terá interface remodelada esse ano

31 de março de 2011

Uma ótima notícia para aqueles que, como nós, utilizam o Blogger, é a de que a sua interface será remodelada, focado na web 2.0. São várias as novidades!

Já é uma tendência a mudança das interfaces dos gerenciadores de conteúdos, blogs etc, com foco na web 2.0 e o Blogger não poderia ficar para trás.

A Infância e a Computação


"Na minha infância (no fim dos anos 80), o sonho de consumo das crianças era em sua maioria brinquedos, quem era da época (ou de um pouco antes) deve se lembrar da infinidade de opções produzidas pela Estrela e Glasslite. Lá pelo final mesmo dos anos 80, uma revolução se anunciava por aqui. O que nos Estados Unidos e Japão já era a segunda geração, por aqui a primeira geração despontava: brinquedos eletrônicos, mais precisamente computadores e videogames"

Assim começa o artigo chamado "A Infância e a Computação" escrito por Onildo Henrique B. Filho. É comum a cada geração ter disponível mais facilmente a tecnologia que foi desenvolvida com muito esforço pela geração passada. Por exemplo: a década de 80 e 90 tinham disponíveis aparelhos de som muito mais facilmente que a geração de 70. O que dizemos da TV, então?

Skype e Rede Colaborativa para Professores e Estudantes!

Desde o seu lançamento, o Skype tem angariado cada vez mais usuários em todo mundo. Por ser um software que não necessite de uma conexão banda larga para funcionar satisfatoriamente, pois bastava uma conexão discada para efetuar ligações para qualquer parte do mundo para outro usuário que tenha Skype, seu sucesso foi imediato na década passada.

Percebendo que muitos professores e alunos utilizavam o software com viés pedagógico, a equipe desenvolvedora criou uma rede colaborativa em todo o mundo para ser utilizada para professores e alunos, visando a troca de experiências entre ambos.

Segundo a empresa, o serviço estreou com 3.900 professores em 99 países. "A comunidade foi desenvolvida como resposta a um grupo apaixonado de professores que já usam o Skype em sala de aula, e que também colaboraram para sua formação", afirmou a empresa.

Linux Educacional 4.0 e a Homologação dos Pregões

Ano passado foi lançado o Linux Educacional 4.0 e várias pessoas pelo Brasil foram convidados a testar o sistema em suas máquinas. Embora tenha sido lançado a versão final, o projeto está, neste momento em sua 2º fase.

Segundo Regiane Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do sistema, as fases pra implementação do LE 4.0 nos LIEDs do Proinfo de todo o Brasil, segue as seguintes fases:

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE-CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS

29 de março de 2011


A comunicação entre os seres humanos é um evento fantástico. Várias formas e estilos, no transcorrer da História da Humanidade, foram elaborados para dar conforto ao ser humano em suas realizações. Começamos com o som das mãos “batendo” uma na outra, passamos pelo rufar dos tambores, inventamos o código Morse, telefone e seus desdobramentos (sem fio, celular), e, estamos caminhando para a webconferência e... Bem, todas essas invenções além de serem construções históricas permitem aos homens e mulheres uma aproximação para que suas situações-problemas sejam solucionadas em menor espaço de tempo. O Projeto que estamos desenvolvendo com O município de Araguainha, MT, com a EE. Rui Barbosa e a EMEB Paulo Lopes Teixeira, está apresentando possibilidades para aquela comunidade escolar ter acesso a informações em tempo real e visualizando os professores formadores que são solicitados para orientarem seus trabalhos. Esse projeto de comunicação materializou-se na Semana Pedagógica. Em contato com o Secretário de Educação do Município, MD. Profº Alberto Theodoro da Silva, falei-lhe da disponibiliade de termos um canal de comunicação mais efetivo que os atuais. Ele acenou-me positivamente e hoje, temos esse meio de comunicação disponibilizado e sendo útil aos nossos trabalhos referentes à Formação Continuada. Queremos compartilhar nosso projeto com os demais Profissionais de Educação e dizer-lhe. “Os desafios estão presentes em nosso dia-a-dia para serem superados”. Então, vamos colocar em prática aquilo que a teoria nos ensina, Pois, “A curiosidade é o fator máximo das grandes conquistas”. Luiz Carlos Varella de Oliveira Profº Formador em História.

POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA - CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS



Nosso primeiro questionamento : O que é comunicação?

Conceito, capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber idéias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade.

Ação ou resultado de comunicar(-se), de transmitir e receber mensagens: Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais.

A mensagem transmitida ou recebida, oral ou por escrito: Chegou uma comunicação da matriz.

O conjunto de conhecimentos, técnicas e procedimentos sobre essa transmissão e recepção de ideias, informações e mensagens, ministrado como disciplina: Ela estudou comunicação.

Exposição oral ou escrita sobre determinado tema

Capacidade de dialogar; ENTENDIMENTO: A comunicação entre os cônjuges é fundamental.

Ação de conversar; COLÓQUIO; CONVERSÇÃO.: Só têm comunicação por telefone.

Lendo sobre todas essas definições sobre a temática e após conhecer a obra “Introdução à educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos... [ et al] – Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p.”, e a obra de Carlos Seabra, Tecnologias na Escola. Escrevi um projeto baseado nas idéias por esses autores apresentada que me possibilitasse incorporar na minha atividade de Formação Continuada.E claro que buscamos um local que tivesse uma distância razoável deste Centro de Formação.

As redes sociais estão matando os blogs?

Recentemente, um artigo do New York Times afirmou que os blogs estão perdendo espaço para as redes sociais. É uma meia verdade. Apesar do título pessimista, e até alarmista, a matéria do NYT trata muito mais da mensuração de dados de uma pesquisa do que de um o anúncio formal da morte dos blogs.
De 2006 a 2009, a atividade de blogar caiu pela metade entre os adolescentes de 12 a 17 anos; atualmente, apenas 14% destes adolescentes têm um blog. Entre os jovens de 18 a 33 anos, 2% deixaram de manter um blog em relação aos anos anteriores. Entretanto, apesar do que nos dizem os resultados da pesquisa da Pew Report, houve um aumento de 25% de adultos blogando em relação ao período estudado.
Esta previsão – a morte dos blogs – ronda a web desde o surgimento do Facebook e do Twitter. Da mesma forma que pensaram que a televisão “mataria” o cinema e a internet aniquilaria todas as outras mídias, não acredito nesta verdade apocalíptica.
Vejamos alguns dados que embasam minha opinião:

Twitcam Beth Almeida e o Webcurrículo - Dia 05/04

28 de março de 2011


A professora Beth Almeida realizará uma twitcam, uma transmissão online de vídeo com comentários via twitter, sobre o Web Currículo. A professora e coordenadora do PPG Educação: Currículo da PUC-SP faz parte da linha de pesquisa Tecnologias na Educação, do grupo de pesquisa Formação de Professores em Meio Digital e do grupo de pesquisa Aprendizagem com Mobilidade.
A professora será entrevistada por alunas do mestrado e do doutorado da Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. O evento será divulgado pelo blog e twitter do Web Currículo, e interessados podem também mandar sua pergunta antes do dia da entrevista.

Guia do livro didático de 2012 já está na Internet


ASCOM-FNDE (Brasília) – Já está no sítio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na Internet o Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012, que traz o resumo das obras selecionadas pelo Ministério da Educação para uso dos alunos das escolas públicas de ensino médio a partir do próximo ano. Com o guia em mãos, professores e diretores podem conhecer os livros e debater quais são os títulos mais adequados ao seu sistema pedagógico.

Brasil corre para adotar novo padrão de internet

26 de março de 2011


Operadoras de telefonia e portais de conteúdo brasileiros correm contra o tempo para se preparar para o novo padrão mundial de navegação na internet, informa Camila Fusco, em reportagem na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal). Com o esgotamento dos endereços IP atuais -conjunto de números e códigos distribuídos pelos provedores no ato da conexão-, as empresas enfrentam o desafio de preparar sua infraestrutura para o novo padrão, previsto para vigorar em pouco mais de um ano. Das 800 companhias que distribuem protocolos IP para os cerca de 75 milhões de internautas, apenas 200 estão preparadas para o novo formato, chamado IPv6. "Temos 16 meses para aprontar toda a cadeia. O formato permitirá que novos internautas naveguem. Sem ele, a internet não cresce", diz Frederico Neves, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que distribui os endereços no país. Segundo Neves, esse é o tempo que deve durar o estoque do padrão atual, o IPv4, hoje com 25 milhões de endereços disponíveis para a América Latina. O Brasil vai consumir 50% desse volume.

folha.uol.com.br

Informações do Curso: Formação continuada de professores e cibereducação

23 de março de 2011

Descrição: Esse ambiente foi aberto para proporcionar formação continuado aos professores formadores em tecnologia educacional dos CEFAPROs e NTMs do Estado de Mato Grosso.

Qwiki: o conhecimento online em narrativas audiovisuais interativas


View Watson (artificial intelligence software) and over 3,000,000 other topics on Qwiki.
Há milhares de anos os homens compartilham o conhecimento com seus semelhantes através de narrativas e histórias, sejam elas contadas em uma roda em volta de uma fogueira, numa palestra do TED ou numa Descolagem. Com esta premissa, os criadores do Qwiki apostaram na ideia de um serviço com a capacidade de pesquisar, selecionar e transmitir as informações dispersas na internet sobre um determinado assunto no formato de narrativas. Mas com uma pequena diferença: quem iria contar estas histórias para os humanos seriam as próprias máquinas. O sistema do Qwiki busca textos (a Wikipedia é a fonte), imagens, gráficos e vídeos sobre o tema pesquisado e monta, em tempo real, uma apresentação interativa narrada (e legendada) por uma voz feminina sobre o assunto. Por enquanto só existe a opção de narração e legendas em inglês. Ontem eu assisti ao excelente programa Espaço Aberto: Ciência e Tecnologia, da Globonews, sobre o projeto Watson. Aí, pensei: que tal ver a história do supercomputador da IBM contada por uma outra máquina que busca informações existentes na grande rede? E não é que ficou bacana? Como as buscas realizadas pelo sistema desenvolvido pelo Qwiki  são em tempo real, é muito provável que as informações estejam sempre atualizadas. Abaixo, o resultado quando a palavra inserida é Brazil.

Uma sequência de vídeos do 8º Etic

Evento da Linha TICPE do PPGE UNESA realizado em 17-19/11/2010. São 21 vídeos que registram os momentos mais importantes do evento.
 Nossa parceria garantiu a realização do evento, inclusive os registros disponibilizados no Youtube para pesquisadores interessados no tema "Mundos Virtuais e Web 2.0: perspectivas para a Educação".

Abaixo seguem os links das filmagens realizadas durante o 8º E-TIC. Lamento o atraso do trabalho de edição e postagem no youtube. Tal situação ocorreu devido às restrições financeiras impostas pelo MEC.

Programas de rádio: Encontros com Paulo Freire - Unifreire - Rede Social Unifreire e Livros para baixar e ler

19 de março de 2011

Programas de rádio: Encontros com Paulo Freire - Unifreire - Rede Social Unifreire 
 Título: Encontros com Paulo Freire - Programa 1 a 15 
Autor(a): Rádio MEC
Colaborador(a): Marlene Montezi Blois
Editor(a): Rádio MEC / Universidade Federal Fluminense / Fundação Euclides da Cunha
Data de publicação: 2005
Palavras-chave: educação, método Paulo Freire, auto-biografia Paulo Freire, mídia educativa, livro falado
Tipo: Áudio
Formato: mp3
Idioma: Pt
Programa 1

Programa 2

Programa 3

Programa 4

Programa 5

Programa 6

Programa 7

Programa 8

Programa 9

Programa 10

Programa 11

Programa 12

Programa 13

Programa 14

Programa 15



Fonte: Instituto Paulo Freire


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
                                                                                                                      Paulo Freire

Livros de Paulo Freire para baixar e ler. Ótimo material para educadores conscientes.

Prêmio Internacional Educarede 2011

18 de março de 2011


O Prêmio Internacional Educarede, dirigido a docentes e alunos de centros escolares de todo mundo, consiste na realização de trabalhos com as TIC relacionados com os temas do currículo escolar.


Já pode se inscrever!!
Inscreva-se a partir do dia 1 de março até 2 de maio de 2011. Para saber mais informações, clique aqui.


Congresso Internacional de Redes Sociais na educação

Congresso PeopleNET in education 
 
As Redes Sociais, embora conhecidas por muitos, ainda precisam ser exploradas por boa parte dos profissionais de ensino na maximização da aprendizagem.


Com o objetivo de apresentar este grande universo de possibilidades educacionais e sociais, a ABCBRANDING esta realizando o Congresso Internacional, em 25 de Março de 2011, no auditório da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

maiores informações pelo site: http://www.congressoredesocial.com.br/  

Google Art Project,

15 de março de 2011

Grandes Museus do Mundo em 3D 


O Google (ele mesmo!) resolveu se envolver em mais uma empreitada gigantesca: abrir as portas dos mais famosos museus do mundo para visitas virtuais. Para quem ainda não conhece o Google Art Project, click no link para acessar.

Curso Online


Curso - O Lúdico na Matemática no Ensino Fundamental
Professora formadora - Thaís Verão

Objetivo

Essa formação tem como objetivo primeiro possibilitar a discussão de novas abordagens no ensino de matematica associadas ao lúdico. Ensinar matemática de forma atrativa ainda é um desafio, nesse contexto faremos leituras, reflexões e depoimentos, trocaremos experiências e propostas de trabalho possibilitando que nosso estudo em rede gere novas perspectivas quanto nossa atuação.
Inscrições Abertas para formação On line de Matemática na plataforma Eproinfo
link: http://eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=4

Fonte:
Liliane Oliveira de Souza 
Formadora em Tecnologia Educacional - CEFAPRO de Rondonópolis
blog:geformadoresroo.blogspot.com

Estudos Cooperativos NTM & Tecnologia CEFAPRO/Sinop

FORMADORES: Jeferson (NTE/CEFAPRO), Nilton (NTM), Maria da Penha (NTM), Leila (NTM), Joana (NTM), Leane (NTM), Ernandes (NTE/CEFAPRO) e Elidi (NTE/CEFAPRO).
No mês de fevereiro de 2011 os formadores do CEFAPRO e NTM, responsáveis pelas  Formações em Tecnologias Educacional no município e polo de Sinop-MT reuniram-se para socializar e planejar ações para estudos coletivos para o ano de 2011, objetivando fortalecer a Tecnologia Educacional de nosso município. Neste primeiro encontro foram socializadas as ações para 2011 e discutido sobre as datas dos próximos estudos. Estes serão mensais e abordarão temas práticos e teóricos da utilização das tecnologias na educação.
Esses momentos de estudos constituem um fator importante para a troca de experiências entre os formadores do CEFAPRO e NTM, pois nosso município é o único no Estado de Mato Grosso com os dois núcleos tecnológicos  (CEFAPRO/NTE e NTM).
Nesse sentido, as equipes de Tecnologia do CEFAPRO/NTE e NTM buscam uma integração de estudos cooperativos para consolidar a inserção das tecnologias no município de Sinop.

Regras para os LIEDs 2011

14 de março de 2011

Normas para o Funcionamento dos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Estadual de Ensino e as Atribuições dos Técnicos que atuam nos Lieds

Núcleo de Tecnologia Municipal de Sinop (NTM) conta com mais um Curso de formação continuada na modalidade EAD


No último dia 11 de março a formadora em Tecnologia Educacional, Joana Rodrigues Moreira Leite, foi a Cuiabá para receber orientações da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional SEDUC – MT para disponibilizar na plataforma e-Proinfo um curso elaborado pela própria formadora, voltado para professores que trabalham na área de linguagem.

O curso Linguagem e Tecnologia Digital será executado pelo Núcleo de Tecnologia Municipal de Sinop em parceria com a Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional SEDUC-MT e contará com observação e colaboração do doutorando em Tecnologia Educacional Edevamilton de Lima Oliveira.
Esse curso visa atender os professores da Rede Pública de Ensino, o curso terá uma carga horária de 80 horas, sendo previsto 60 horas de estudo a distância e 20 horas de atividades presenciais.

Essa proposta surgiu com o propósito de atender professores pedagogos e letrados que atuam na área de linguagens, no sentido de provocá-los para novas discussões e reflexões teórico-prático no processo de ensino/aprendizagem dessa área em questão, proporcionando diálogos significativos de aprendizagens educacionais digitais, utilizando de um diversificado arcabouço teórico pautado em alguns autores da área de educação e tecnologia para que possa constituir um novo direcionamento pedagógico para atender as inovações e demanda de saberes para a utilização das tecnologias digitais no âmbito social.
Linguagem e Tecnologia Digital será trabalhado em quatro módulos, a primeira unidade do curso objetiva trazer reflexões inerentes ao processo de ensino/aprendizagem, envolvendo práticas diversificadas para a construção de conhecimento com uso de projetos pedagógicos como fator relevante para o envolvimento do educando nas atividades desenvolvidas pela escola. Nessa proposta, será apresentado ferramentas digitais que propõem uma aprendizagem colaborativa entre os participantes envolvidos no processo pedagógico, no sentido de repensar as atuais práticas na busca de novos saberes.
A segunda unidade traz uma proposta que tem o objetivo de proporcionar discussões e reflexões sobre a questão da alfabetização e letramento digital, fator significante na sociedade atual. Diante disso, será sugerido o uso de ferramentas digitais para inclusão do educando nessa nova era que a educação e a sociedade perpassa.
A terceira unidade denominada hipertexto, fonte ilimitada de descobertas, discute a nova prática de leitura e escrita com o surgimento das mídias digitais, focalizando a existência de novos gêneros textuais com a propagação da internet e, nessa perspectiva haverá reflexões quanto ao papel do professor diante de seu aluno no que concerne a ética e a autoria no ciberespaço. Diante disso, será apresentado ferramentas digitais para uso do professor e aluno para integrar na prática pedagógica o foco da proposta da atual unidade.
A quarta e última unidade proporciona uma discussão significativa quanto a questão dos internetês e como o professor está abordando essa realidade em sala de aula. Nesse aspecto, surgirá também como proposta, uma reflexão de todas as unidades anteriores para o fechamento das discussões, propondo uma socialização de projetos desenvolvidos no decorrer do curso, instigando uma avaliação com uso dos mapas conceituais como ferramenta de construção de conhecimento.
Encontra-se a disposição de professores as inscrições no ou para o curso Linguagem e Tecnologia Digital, com previsão de início do curso no dia  28 de março de 2011, com um encontro presencial que apresentará todo plano de trabalho e ambiente a ser explorado durante a realização dos estudos.
Para realizar sua inscrição on-line acesse aqui ou procure o NTM de Sinop.
Joana Rodrigues Moreira Leite
Profª. Formadora em Tecnologia Educacional
Núcleo de Tecnologia Municipal de Sinop

Sinop participará do FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalación de Software Libre



Acontecerá pela primeira vez no Mato Grosso o FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalación de Software Libre.

O FLISOL é o maior evento de difusão do software livre da América Latina que teve início em 2005 e desde 2008 é realizado no quarto sábado de abril de cada ano. Em 2011 será uma exceção, ocorrendo no dia 9 de abril.

O I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância


O I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância é promovido pela  Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância - ANATED, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, por meio de sua Faculdade de Educação, que sediará o evento no dia 21 de março de 2011, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Para os que não puderem se deslocar poderão acompanhar ao vivo pela internet, por meio de inscrição online.
O evento traz como tema: Tutoria. Mais informações e como participar  aqui

Linux: descubra qual das várias distribuições é a melhor para você

13 de março de 2011

Respondendo a um pequeno questionário, site te informa qual, dentre as várias opções, tem mais a sua cara
Um sistema operacional pago como o Windows pode sair um pouco caro, não é mesmo? Então por que não tentar uma plataforma aberta? Caso você queira se arriscar no universo Linux, mas não sabe por onde começar, vamos dar uma forcinha. O site Linux Distribution Chooser oferece um questionário para ajudar na escolha da melhor versão Linux para você.   Como nem todo mundo está acostumado com um sistema operacional diferente do Windows, as perguntas servem justamente para saber o nível de conhecimento que você tem sobre outras plataformas, e também para conhecer quais são suas necessidades no PC.
Para responder as questões e conhecer melhor as plataformas abertas disponíveis é só clicar aqui e acabar com as suas dúvidas. E se quiser entender melhor como responder às questões, assista ao vídeo abaixo.


Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/tutoriais_e_dicas/noticias/linux_descubra_qual_das_varias_distribuicoes_e_a_melhor_para_voce

Formadores do CEFAPRO de Sinop aprovados em Mestrado


Os Professores  Ivonei Andrioni,  Sara Cristina Gomes Pereira,  Rose Márcia da Silva,  Lucineide da Silva,  Senilde Solange Catelan,  Teofanis Teresinha Zabot Anjos, foram aprovados na seleção do mestrado em Psicanálise, Educação e Sociedade pelo Instituto Superior de Educação e Teologia – INSET.
Os formadores do CEFAPRO de Sinop/MT, congratulam os mestrandos por mais essa conquista e desejam sucesso nessa jornada.

Supletivo on-line recebe inscrições a partir de segunda-feira


A partir da próxima segunda-feira (14) os interessados em realizar a prova do Exame Supletivo 2011 poderão acessar o sistema para o procedimento na página da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o www.seduc.mt.gov.br. Pela primeira vez em Mato Grosso a inscrição e agendamento das provas serão realizadas pela internet e com mediação tecnológica. No último exame ofertado, no ano de 2009, mais de 140 mil pessoas foram beneficiadas.
De acordo com o gerente de organização dos Exames Supletivos, Antônio Marcos Passos de Mattos, as provas poderão ser realizadas em 22, dos 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) do Estado. Apenas as unidades Ariosto da Riva (na cidade de Alta Floresta) e Vera Pereira (em Cuiabá, no bairro Grande Terceiro) não irão ofertar as provas, em decorrência de questões de infraestrutura que impediram o desenvolvimento de rede lógica. Quem estiver na região de Alta Floresta terá de fazer o agendamento para uma cidade vizinha.
Pelo sistema o interessado terá acesso à listagem com os nomes dos locais onde as provas serão ofertadas e ele poderá optar seguindo a opção que melhor atender as suas especificidades.
Antônio Marcos explica que as discussões para a implantação do Exame Supletivo Online acontecem desde 2009. Profissionais da Seduc visitaram a cidade de Manaus (AM) para conhecer a aplicabilidade do sistema que é utilizado no Estado. De posse dessas informações a Gerência de Jovens e Adultos, que é ligada à Superintendência de Diversidades (Sude), em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia (COT), desenvolveram o projeto adequado a realidade matogrossense.

Lenovo e Intel lançam netbook para estudantes

10 de março de 2011

Divulgação
A Lenovo e a Intel se uniram para lançar um novo modelo da série Intel Learning Classmate PC feito especialmente para os mais jovens. O computador, apelidado de Classmate+, tem foco nos países em desenvolvimento.

O netbook está longe de ser uma potência, mas traz força suficiente para realizar os trabalhos dos estudantes com tranquilidade. Ele vem com um processador Intel Atom N455 CPU, 1GB ou 3GB de RAM e roda o Windows 7. Ele também chega com uma tela de 10.1 polegadas, portas USB, câmera de 1.3 megapixel, Wi-Fi e permite que o usuário opte por uma bateria de três ou seis células.

Quanto ao armazenamento, o PC traz as opções de 8GB e 16GB SSD, ou ainda, 160GB e 250GB HDD. O dispositivo tem o formato de uma maleta e pesa 1,33 quilos com a bateria menor e 1,54 quilos com a versão de seis células.

Educomunicação pode combater evasão no ensino médio

aprendiz
Por Sarah Fernandes - Portal Aprendiz (UOL)
Incentivar estudantes a produzirem informações pode tornar as aulas mais interessantes e combater a evasão. Essa é a avaliação do especialista em educomunicação, Ismar de Oliveira Soares, que neste mês lança o livro “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação”.

Para ele, “a educomunicação é um conjunto de ações que visam criar ecossistemas comunicativos voltados para a prática da cidadania”.

Além do livro, Soares participou do lançamento do curso de licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP), na última segunda-feira (28/2).

Portal Aprendiz – Qual o assunto central do livro e por que é importante abordá-lo?

Ismar de Oliveira Soares – A proposta central é disseminar o conceito de educomunicação junto aos projetos de educação do país, mostrando que ele é uma resposta, por exemplo, aos problemas do Ensino Médio. O livro traz um capítulo sobre juventude que aponta que 40% dos jovens abandonam o Ensino Médio e que outra parcela grande que passa por essa etapa, termina, mas aprende muito pouco e detesta o que está fazendo.

Por outro lado, o capítulo mostra que há muitos jovens felizes, realizados e participativos em organizações que trabalham com educomunicação. Então, porque não incluí-la na educação para reformar o Ensino Médio?

Aprendiz – Como definir a Educomunicação? O que ela trabalha? Com quais objetivos?

História do Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2011


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Professor terá abatimento do Fies em curso de licenciatura

4 de março de 2011

Professores da educação básica, em efetivo exercício do magistério nas redes públicas, que cursaram ou estejam cursando uma licenciatura com empréstimo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), já podem solicitar o abatimento mensal, de 1%, do saldo devedor. Para quitar o financiamento com trabalho, o educador deve comprovar que leciona pelo menos 20 horas semanais em escola pública.
O abatimento, para professores, das mensalidades pagas com recursos do Fies está regulamentado em portaria normativa, publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira, 3. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o benefício pode ser usado pelo professor que faz a primeira ou a segunda licenciatura, desde que não tenha usado o financiamento em cursos de graduação anteriores.
Para requerer o benefício, o docente ou estudante deve formalizar o pedido no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC que opera o financiamento estudantil. De acordo com a portaria normativa, o FNDE deve dispor no seu portal de um sistema específico para ser preenchido pelo solicitante. Também será responsabilidade do FNDE notificar o agente financeiro escolhido pelo aluno sobre a suspensão da cobrança do empréstimo.
Na avaliação de Haddad, a regulamentação do abatimento das prestações do Fies para os estudantes de licenciatura deve dar um novo gás aos jovens que buscam formação superior decididos a ingressar na carreira do magistério público. Para uma licenciatura de quatro anos, por exemplo, o educador vai quitar o empréstimo com oito anos e quatro meses de trabalho em uma rede pública.
Ionice Lorenzoni
Confira a Portaria Normativa nº 4, de 2 de março de 2011.

Dúvidas:

2 de março de 2011




Como utilizar dos recursos educacionais digital e seus respectivos conteúdos em sala de aula?
Como os conteúdos educacionais digital poderão ser usados pelos alunos fora da escola, em horáriosextraclasse?
Como os conteúdos educacionais digital podem gerar novos conteúdos nas escolas, tendo os alunos e professores como autores?
De que forma os cursos de formação continuada em tecnologia educacional digital podem se beneficiar de conteúdos desse natureza?
Que outros conteúdos formatos, incluíndo estratégias de uso, precisamos pensar e criar para que possam, de fato, despertar e oportunizar novas e ricas aprendizagens?

Achar essas respostas é uma tarefa de todos nós.








Era Virtual -  http://www.eravirtual.org/





Britânnica Escola online  http://escola.britannica.com.br/
 
Edevamilton de Lima Oliveira
Coordenador de Formação em Tecnologia Educacional
Coordenador Estadual do Proinfo Integrado
Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional