Prêmio Microsoft - Educadores Inovadores - Brasil 2011

30 de abril de 2011



Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para a sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. 
Para maiores informações clique na imagem acima. 
Garanta sua participação!

Depoimento sobre a Formação Continuada "Elaboração de Projetos" e o desenvolvimento do projeto de aprendizagem com os alunos

29 de abril de 2011

                                           Professora Janete Miorando
Terra Nova do Norte - MT


No 1º semestre de 2010, na Escola Municipal Norberto Schwantes, iniciamos um curso sobre Pedagogia de Projetos, que acontecia todas às terças- feiras. No início foi difícil, pois estávamos desmotivados em relação a elaborar projetos para desenvolver em nossa escola, pois que já havíamos sofrido retaliações por parte da comunidade em relação a projetos na escola.
Surgiu então a Professora Elenir Fanin e o Professor Domingos Jari Vargas, com um discurso sobre Pedagogia de Projetos, no início fiquei irritada, pois não acreditava que essa forma de trabalho pudesse vir a nos ajudar e sim viria somente a deixar-nos mais frustrados do que já estávamos, vou ser sincera, não gostei da temática, mas decidido pelo grupo resolvemos fazer o estudo que a professora Elenir e o professor estavam nos propondo.

MEC confirma que Enem vai substituir Enade para universitários


A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.
A substituição do Enade de ingressantes pelo Enem é uma demanda antiga das instituições de ensino. A participação no Enade é obrigatória - quem não comparece fica impedido de colar grau ao final do curso - mas o desempenho do aluno na prova não interfere no seu currículo. Sem esse compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida.

Destaque TV Escola - A COR DO SOM - estreia nesta segunda, 22h




CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O VÍDEO

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.
Acompanhe nossa programação no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital, no Canal 123 da Embratel
ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965
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OBRIGADO A TODOS PELOS 50.000 ACESSOS!!!

A equipe do Blog www.tecmt.com.br  agradece a todos.
Alcançamos uma marca extremamente importante para nossa história, 50.000 acessos. Somos gratos por mais essa marca e devemos isso aos nossos leitores, colaboradores, críticos e incentivadores. Continuem conosco, pois vocês fazem parte da nossa história. Abraços. 
Equipe do COORDENADORIA DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA DO MT !!!

28 de abril de 2011


Autoridades e sindicatos americanos dividem-se sobre os resultados e as motivações da forte expansão do ensino pela internet no país

The New York Times



O escritor Jack London era o assunto na aula online de Inglês 3 do jovem Daterrius Hamilton. Em uma sala de ensino médio cheia de computadores, ele leu uma breve biografia de London, com trechos de um só parágrafo das obras do autor. Mas o currículo não o obrigou a mergulhar em uma cópia maltratada de “O Chamado da Selva” ou “A Fogueira”.
O estudante – que foi reprovado em Inglês 3 em uma sala convencional e esperava ganhar créditos online para se formar – foi questionado a respeito do significado de darwinismo social. Ele lançou a pergunta no Google e leu um resumo de um verbete da Wikipedia. Copiou o texto, revisou-o e enviou por e-mail à sua professora. Hamilton, 18, pertence ao crescente número de alunos que do jardim de infância até a 12ª série – mais de um milhão nos Estados Unidos – têm aulas online.

7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Abertas inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Estão abertas, até o dia 3 de junho de 2011, as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011). As provas da 1ª fase acontecem no dia 16 de agosto. Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. No entanto, a inscrição deve ser feita pelas escolas (e não pelos próprios alunos) no site www.obmep.org.br. No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos irão participar da 1ª Fase da OBMEP, de acordo com os níveis de participação abaixo:

Nível 1 - estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Nível 2 - estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Nível 3 - estudantes do Ensino Médio

A organização da OBMEP incentiva as escolas a inscreverem todos os seus alunos na 1ª fase.  A lista dos premiados será divulgada em 15 de dezembro de 2010, sendo que os critérios para as premiações são detalhados no Regulamento da OBMEP, disponível no site www.obmep.org.br.

Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

27 de abril de 2011

O CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS está promovendo o XVII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação nos dias  19 a 22 de julho de 2011. A chamada de trabalhos está aberta até 30 de maio de 2011 e pode ser feita aqui.
Os trabalhos selecionados serão publicados na RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação (revista avaliada no sistema Qualis da CAPES). Participantes remotos poderão apresentar suas palestras por videoconferência. Confira a seguir as temáticas desta edição.

  •  Ambientes virtuais de aprendizagem
  •  Aprendizagem ao longo da vida e TIC
  •  Aprendizagem colaborativa apoiada por computador  Aplicações educacionais de mineração de dados e de textos
  • Avaliação de software educativo
  • Comunidades virtuais de aprendizagem  Educação a distância
  • Inclusão digital  Informática na educação especial  Jogos educativos
  • Métodos e padrões para desenvolvimento de artefatos educacionais digitais
  • Projeto e desenvolvimento de objetos de aprendizagem
  • Realidade Virtual e aumentada na Educação  Redes Sociais na Educação
  • Repositórios de conteúdo educacional digital
  • Simuladores no contexto educacional
  • Tecnologia móvel e ubíqua para a aprendizagem
  • Teorias educacionais aplicadas à TIC
  • Usabilidade e acessibilidade de software educativo
  •  Web semântica e ontologias na Educação
fonte: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo17/ acesso 27/04/2011

Brasil fecha março com 210,5 milhões de celulares


O Brasil fechou março de 2011 com mais de 210,5 milhões de acessos na telefonia celular. O dado foi anunciado na última quarta-feira (20), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nos três primeiros meses do ano, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 7,6 milhões novas habilitações (crescimento de 3,73% no ano) e teledensidade de 108,34 acessos por 100 habitantes (crescimento de 3,50% no ano). 
 
Do total de acessos em operação no País, 173.006.208 são pré-pagos (82,18%) e 37.503.354 pós-pagos (17,82%).
Em março, foram 2.943.350 de habilitações (crescimento de 1,42% em relação a fevereiro). A teledensidade avançou 1,34% (subiu de 106,91, em fevereiro, para 108,34, em março).

Último fabricante de máquinas de escrever fecha as portas na Índia


Equipamento virou fetiche de jovens atraídos pela nostalgia e romantismo.


A Godrej and Boyce, companhia que ainda produzia máquinas de escrever, interrompeu a produção da fábrica em Mumbai, na Índia, segundo informações do site Mashable nesta terça-feira (26).
O Mashable creditou a empresa como a última a fabricar máquinas de escrever no mundo --mas, posteriormente, o site Gawker afirmou que ainda existem manufatureiras que as produzem na China, no Japão e na Indonésia.

Câmara dos Deputados aprova regulamentação das lan houses

26 de abril de 2011



Publicado em 25/04/2011:

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 19 o projeto de lei que regulamenta o funcionamento das lan houses, que pelo projeto passarão a ser denominadas de centro de inclusão digital. Na votação das emendas, os deputados aprovaram dispositivo para determinar o registro do nome e da identidade do usuário das lan houses.
O relator do projeto, deputado Otavio Leite, informou que a proposta determina que esses estabelecimentos devem ser considerados espaços de “especial interesse social” para fins de universalização do acesso à internet no Brasil. Segundo ele, o projeto também abre a possibilidade de as administrações públicas firmarem parcerias com as lan houses para fins educacionais.
De acordo o deputado, os dados da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital mostram que existem no Brasil cerca de 108 mil lan houses e que elas respondem pelo acesso de 32 milhões de brasileiros, além de permitirem que cerca de 64 % dos desempregados acessem a internet.
Edição: Rivadavia Severo

FILE Games Rio 2011

"EU QUERO JOGAR"


Organizadores: Ricardo Barreto e Paula Perissinoto

A segunda edição do File Games Rio, apresenta jogos que refletem a cultura game em áreas como vídeo-instalações e vídeo-performances, além de jogos eletrônicos para diversas plataformas. O evento, que integra o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, traz também o File Maquinema, intrinsecamente ligado aos mundos digitais, e, portanto, aos jogos que compõem sua base para construção de propostas, e o File Animação, uma nova categoria que une a arte da animação ao vídeo-game.
Entre os destaques, a instalação “Move” (Andrew Hieronymi, EUA), visão computadorizada e interação do corpo, permitindo que os participantes experimentem seis tipos diferentes de ações geralmente realizadas por avatares em videogames, e a premiada animação RGB XYZ (David O"Reilly, Irlanda/Alemanha).

De 12 de abril a 8º de maio | Níveis 2, 4 e 5
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca | Classificação etária: Livre

Livros Tecnologia, Mídias Sociais para Download


Visitando blogs , grupo de estudos Educar na Cultura Digital, através do twitter e facebook encontrei links de algumas obras interessantes para download, ainda não fiz leitura das mesmas, mas apenas pela impressão que tive ao ler o  prefácio com certeza podem contribuir para a  formação e   nossa prática pedagógica. 
http://erdfilmes1.dominiotemporario.com/doc/novas_tecnologiabook.pdf


Destaque TV Escola - O Poder do Planeta - estreia 6 de maio no Fundamental


Cibercultura: o que muda na Educação

25 de abril de 2011

TV Escola com o programa Salto para o Futuro traz essa semana a série "Cibercultura: o que muda na Educação". Vale a pena conferir e participar, para saber mais click aqui


A série visa analisar as mudanças que ocorrem e/ou poderão ocorrer nas práticas curriculares em conexão com a cibercultura. Ao longo dos programas, serão discutidas as práticas de Educação a Distância mediadas por tecnologias digitais em rede e pela produção cultural gerada por estas interfaces no ciberespaço e nas cidades. Estes são os três eixos temáticos propostos para a série: EAD - antes e depois da cibercultura; A pesquisa e a cibercultura como fundamentos para a docência online; O currículo multirreferencial: outros espaços-tempos para a educação online.
fonte: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/   acesso 25/04/2011

Clay Shirky: Como a mídia social pode fazer história


O vídeo retrata a influência revolucionária das mídias sociais no nosso cotidiano, através de exemplos claros como o de Barack Obama  que soube aproveitá-las para se eleger e de países repressores acostumados a cercear as informações.

Mostra a inovação acontecendo em rede de forma histórica, pois representam o maior crescimento da capacidade expressiva do ser humano  possibilitando a autoria.Destaca  quatro períodos onde a mídia mudou o suficiente para ser chamada de revolução.

E propõe um questionamento: Como podemos fazer um melhor uso dessa mídia? 

http://www.nosdacomunicacao.com/multimidia_int.asp?id=348&tipo=NR


Fonte: www.nosdacomunicacao.com  Acesso: 25/04/2011

Microsoft usa Linux nos seus servidores!

23 de abril de 2011


É impressionanate como a Microsoft tem algumas curiosidades por suas vezes bem legais. É aquela que contando as quadradinhos do logotipo do Windows 9X da extamente o número 666, ou aquela em que a Microsft não quis criar o Office 13 pois o número 13 dá azar. Mas uma que eu descobri e pude provar hoje é demais! Você sabia que a Microsoft usa Linux no seus servidores? Isso mesmo. Sites que recebem muito tráfego ou requer velocidade na navegação usam servidores Linux.
No começo você deve ter pensando como eu: “isso deve ser mais uma de linuxboys”, mas em alguns sites como odownload.microsoft.com e live.com são hospedados totalmente ou parcialmente em servidores Linux. Mas se você ainda não acredita faça o teste você mesmo.
Copie este URL: http://toolbar.netcraft.com/site_report?url= e acresente no final: download.microsoft.com ou live.com e clique em OK.

PROJETOR PROINFO NTE/NTM



Prezados Coordenadores de Núcleos de Tecnologia

A Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional – DITEC, da Secretaria de Educação a Distância do MEC, comunica que esse Ministério adquiriu uma cota única de 20.000 (vinte mil) Projetores Proinfo, através do Pregão 42/2010, com vistas a oportunizar estados e municípios a conhecerem o equipamento e os benefícios desta nova ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, para as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, propiciando uma forma mais atraente e interativa de facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, o MEC disponibilizou 1 (um) equipamento para cada NTE/NTM, devendo o responsável confirmar se o mesmo está ativo e o endereço atualizado para recebimento do Projetor.
Estamos no aguardo da confirmação e do endereço, para darmos prosseguimento à distribuição.
Equipe PROINFO

Problemas na educação causam falta de profissionais no setor tecnológico

22 de abril de 2011


Muitos alunos abandonam o curso porque não conseguem acompanhar matérias como matemática, lógica, química e física. Além disso, currículos escolares não acompanham a velocidade tecnológica, causando uma defasagem.



Um estudo realizado por empresas do setor de tecnologia mostrou os motivos da falta de profissionais em uma área em que haveria emprego para todo mundo. O problema está, mais uma vez, na educação: antes, durante e depois da universidade.

Histórias em quadrinhos para tablets e celulares

19 de abril de 2011

Aplicativos que facilitam o acesso a HQs raras e tornam a leitura mais interativa

Conhecer o passado de seus heróis favoritos sempre foi uma tarefa difícil para os fãs de histórias em quadrinhos. Para saber o que personagens famosos como o Batman e o Homem-Aranha faziam nas décadas anteriores, era necessário passar horas procurando revistas raras em sebos e lojas especializadas, acumular uma coleção enorme... e estar disposto a pagar caro por ela. A nova geração de fãs de quadrinhos, aparentemente, não precisará enfrentar esse problema. Com a chegada das HQs aos tablets e celulares, novos programas tornaram as histórias do passado mais acessíveis. E, com a possibilidade de incorporar recursos multimídias aos quadrinhos, podem revolucionar o gênero.
Com os programas, é possível obter grandes sagas clássicas fora de catálogo nas lojas e bancas de jornais. Enquanto as revistas chegam a custar pequenas fortunas em sebos e sites de leilão, suas versões digitais podem ser baixadas por preços acessíveis ou até de graça.

Cefapro de Rondonópolis presente no I Encontro de Tecnologia Educacional - Cefapro de Pontes e Lacerda

17 de abril de 2011

Formadores de Rondonópolis da área de Tecnologia Educacional: Carlos Guilherme, Rafael Delmonego, Liliane Oliveira e o Formador de Educação Física Weder Camillo de Souza participarão do I Encontro de Formação em Tecnologia Educacional Digital promovido pelo CEFAPRO de Pontes e Lacerda nos dias 18, 19 e 20 de Abril, ministrando oficinas sobre redes sociais, softwares educativos, pesquisas educacionais na internet e portal do professor(Mec). Ações como essa visam o fortalecimento das políticas publicas do uso das tecnologias como ferramenta pedagógica nas escolas da rede pública, bem como o empenho da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional -CFTE SUPF/SEDUC em articular o maior numero de formações possíveis em TE por todo o estado. Nesse sentido os formadores de Rondonópolis em cooperação com o CEFAPRO de Pontes e Lacerda buscam desenvolver as formações, trocar de experiências e conhecer um pouco do uso pedagógico das diversas tecnologias digitais na região. Sendo oportuno, ja agradecem a CFTE, aos gestores dos Cefapros de Rondonópolis e Pontes e Lacerda e a todos envolvidos.

Cefapro de Pontes e Lacerda realiza Encontro de Formação Tecnológica

O Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro), do município de Pontes e Lacerda, realiza nos dias 18, 19 e 20 de abril, o 1º Encontro de Formação em Tecnologia Educacional Digital. O objetivo é apresentar e estreitar relações entre a tecnologia e a educação através da prática educacional. “Queremos possibilitar a produção de conhecimento tecnológico, troca de experiências e a ampliação da utilização das tecnologias presentes em nosso meio”, destaca o diretor do Cefapro de Pontes de Lacerda, Sebastião Silva Mota. As orientações serão realizadas por meio de oficinas pedagógicas orientações para o melhor uso da Tecnologia no processo educacional. Foram convidados para o encontro aproximadamente 800 profissionais que atuam nas Instituições públicas educacionais, Federal, Estadual e Municipal, além de representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).
Fonte:http://www.plantaonews.com.br/conteudo/show/secao/46/materia/30898

Estados e Municípios poderão financiar leptops para alunos de escolas públicas

16 de abril de 2011

Sábado, 16 de abril de 2011 às 13:55

Alunos que receberam computadores pelo programa Um Computador por Aluno.

 Foto: Ricardo Stuckert/Arquivo/PR


O governo federal anunciou ontem (15/4) a oferta de linha de crédito destinada a financiar computadores portáteis a alunos matriculados na educação básica, dentro do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). A linha de crédito será oferecida pela Caixa Econômica Federal e permitirá aos estados, municípios e o Distrito Federal financiar laptos para aos estudantes das escolas públicas de todo o país.
Segundo a Caixa, os equipamentos serão novos e com conteúdos pedagógicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. Para o vice-presidente de Pessoa Jurídica da estatal, Geddel Vieira Lima, a abertura dessa linha de crédito atende aos desafios estratégicos da empresa de consolidar-se como agente de políticas públicas, ampliando a relação com todos os entes da administração pública e a participação no mercado de crédito.
“Além disso, o programa é direcionado a um pilar do desenvolvimento do país: a educação. Tem como objetivo, qualificar e apoiar a capacidade de gestão das escolas públicas, com consequente melhoria do processo de aprendizagem e ensino”, explicou.
O Prouca conta com volume inicial de recursos de R$ 100 milhões para financiamentos. Os interessados no crédito podem obter informações no site do programa.
Características – Os laptops são equipados para acesso à rede sem fio e conexão à internet. Possuem tela de cristal líquido de 8,9 polegadas, bateria com autonomia mínima de 3 horas e peso de até 1,5 kg. Têm 1 GB (gigabyte) de memória RAM, e armazenamento de 4 GB, e material resistente a impactos e quedas. Os aplicativos, instalados nos equipamentos, são de software livre.

SALTO PARA O FUTURO - 15 DE ABRIL

15 de abril de 2011


Luto: como seguir adiante


Luto: como seguir adiante
Tragédia no Rio: como seguir adiante
A chacina no Rio de Janeiro reacendeu debates acalorados sobre violência e segurança nas escolas. Entretanto, mais crucial nesse momento é considerar que a Educação precisa seguir em frente e que professores, alunos e comunidade têm de se reerguer para retomar a rotina. Especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA apontam caminhos para a elaboração do luto e a superação do trauma.

DIA DA LITERATURA INFANTIL O legado de Monteiro Lobato
Monteiro Lobato, o pioneiro da literatura infantil brasileira
No próximo dia 18, comemora-se o Dia Nacional da Literatura Infantil, data escolhida por ser aniversário do maior autor brasileiro de livros infantis, Monteiro Lobato.Consulte especial sobre o escritor.

INCLUSÃO Mande suas dúvidas
Tire suas dúvidas sobre Inclusão
Você tem alunos com deficiência e não sabe como fazer a inclusão deles? Mande suas dúvidas para NOVA ESCOLA, consulte especial sobre gestão da inclusão no site e aguarde os próximos números da revista.

CURSOS ONLINE Quatro novas turmas
Cursos online
Faça já sua inscrição nos novos cursos a distância do programa Matemátia é D+ Online: campo aditivocampo multiplicativoconhecimentos espaciais - espaço e formaconhecimentos geométricos

ASSIM NÃO DÁ Solicitar atividades não ensinadas
Heloisa Ramos
A colunista Heloisa Cerri Ramos fala sobre a frustração que se instala em todos quando os alunos são solicitados a realizar tarefas que não lhes foram ensinadas.

Uma síntese de autoria de Beti Prado sobre Elaboração de Projetos(PITEC)

14 de abril de 2011

Alunos da Escola Estadual Dom José Selva de Barra do Garças vencem Campeonato de Atletismo Sul-Americano de Cross Country e Campeonato Goiano 2011.

Víctor Vinícius da Silva
Irailton Tsere'wo


Víctor Vinícius da Silva, 15 anos, é aluno da rede estadual de ensino, matriculado neste ano letivo de 2011, no III Ciclo 3ª Fase A, turno matutino, na Escola Estadual Dom José Selva , Barra do GarçasMT. No dia 20 de fevereiro de 2011, o atleta Víctor conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, prova masculina 4Km, realizada em Assunção, no Paraguai. Já no último dia 09 de abril, venceu mais uma prova. Dessa vez, na cidade de Goiânia, na prova de 5Km.
            O outro Atleta é o aluno Irailton Tsere’wo, 14 anos, também aluno dessa Escola, matriculado no III Ciclo 2ª Fase A, turno matutino. Irailton no dia 07 de Abril deste ano conquistou a medalha de ouro na cidade de Goiânia na prova masculina de 1000m. Os dois atletas, juntamente com a comunidade escolar, sentem-se felizes com essas vitórias, agradecendo a Deus, a família e ao treinador deles, professor Severino dos Santos, o qual os ajudou muito nessas conquistas.

Fala, Mestre! Palavra de quem entende de Educação

13 de abril de 2011



Entrevistas com especialistas de diversas áreas da Educação, organizadas por ordem alfabética de sobrenome

A Revista Nova Escola preparou uma coletânea de entrevistas com vários mestres da educação, abordando as diversas áreas de aprendizagens.

As entrevistas trazem reflexões relevantes para educadores que querem melhorar a prática pedagógica, vale a pena conferir. Clique aqui  e tenha uma boa leitura.
Joana Rodrigues Moreira Leite
Formadora em Tecnologia Educacional
NTM - Sinop

Mais baratos, tablets brasileiros devem brigar por mercado educacional

12 de abril de 2011

  • Alunos e professores já começam a usar equipamento no Brasil

  • IG
    Por trás do investimento chinês no Brasil anunciado hoje, terceiro maior já feito no País por uma única empresa, está um enorme potencial de adoção de tablets no sistema educacional, público e privado. No mês passado, por exemplo, o grupo Estácio, com mais de 200 mil estudantes, fechou acordo com a Semp Toshiba para importar em caráter experimental 6 mil tablets. Inicialmente, professores e alunos dos cursos de direito, gastronomia e hotelaria, receberão o equipamento – a Estácio quer substituir todo o material impresso por programas eletrônicos
    Atualmente, o governo brasileiro tem em curso uma consulta pública para desonerar de IPI a produção desses tablets, assim como ocorre para os microcomputadores produzidos no Brasil. Nas contas do Ministério das Comunicações, se essa consulta pública se tornar norma, a desoneração fará o preço final dos aparelhos cair em 30%.
    A Positivo Informática, uma das principais fornecedoras de computadores para programas do Ministério da Educação, com equipamentos da marca em cerca de 11.800 escolas públicas, deve lançar um tablet no segundo semestre. A empresa, que possui capital aberto, encontra-se em “período de silêncio” e não confirma a data do lançamento, nem se pronuncia sobre os fatos recentes nesse mercado, até o dia 20 de abril.

Educação Especial

Marcos Político Legais da Educação Especial - Miolo / Capa


Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
"

Fascículo 1
Fascículo 2
Fascículo 3
Fascículo 4
Fascículo 5
Fascículo 6
Fascículo 7
Fascículo 8
Fascículo 9
Fascículo 10


Atendimento Educacional Especializado*

AEE - Pessoa com Surdez
AEE - Deficiência Física
AEE - Deficiência Mental
AEE - Deficiência Visual
AEE - Orientações Gerais e Educação a Distância


Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Revista Inclusão Nº 1
Revista Inclusão Nº 2
Revista Inclusão Nº 3
Revista Inclusão Nº 4
Revista Inclusão Nº 5 - txt / PDF
Revista Inclusão Nº 6 - txt / PDF
Revista Inclusão Nº 7
Revista Inclusão Nº 8


Ensaios Pedagógicos - Programa Educação Inclusiva (2006)

Texto: Traçando os mesmos caminhos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva - Anabel Moriña Díez (Dpto. Didática e Organização Educativa - Universidade de Sevilha - Espanha)

Ensaios Pedagógicos - Construindo Escolas Inclusivas*

Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

Série Educação Inclusiva - Referências para Construção dos Sistemas Educacionais Inclusivos

Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica*

Documento Subsidiário à Política de Inclusão*

Direito à Educação - Subsídios para a Gestão dos Sistemas Educacionais*

Educar na Diversidade: Material de Formação Docente - 2006*

Saberes e Práticas da Inclusão - Educação Infantil *

Saberes e Práticas da Inclusão - Ensino Fundamental *

Projeto Escola Viva *

Educação Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Mental

Brincar para Todos *

Orientação e Mobilidade - Conhecimentos básicos para a inclusão da pessoa com deficiência visual *

A construção do conceito de número e o pré-soroban

Grafia Braille para a Língua Portuguesa

Normas Técnicas para a produção de textos em braille *

Grafia Braille para Informática *

Estenografia Braille para a língua portuguesa

Manual Internacional de Musicografia Braille *

Ensino de Língua Portuguesa para Surdos - Caminhos para a prática pedagógica

Idéias para ensinar português para alunos surdos

O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa

A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Portal de Ajudas Técnicas *

Manual de Acessibilidade

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860
* A versão impressa destas publicações está esgotada


Skipp Redirect 2.6.0032
v2.6.0046
disponível

Skipp Redirect 2.6.0032
v2.6.0046
disponível

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional