Caro parceiro da sessão temática 'Educação Integral' do Congresso Internacional Educação:

29 de julho de 2011


Como sabe, será realizado em Brasília, de 13 a 16 de setembro, o Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente para debater e estabelecer compromissos acerca das políticas públicas que são urgentes para a melhoria da qualidade da Educação para todas as crianças e jovens brasileiros. Serão oito sessões - carreira docente, formação dos professores, regime de colaboração, avaliação, definição das expectativas de aprendizagem, sistema de Justiça, equidade, Educação integral – e haverá também uma sessão especial sobre outros movimentos da sociedade civil da América Latina que estão se articulando para a melhora da Educação em seus países. Cada sessão está sendo precedida por reuniões preparatórias, que contam com a participação e contribuição de pessoas e instituições envolvidas com cada um dos temas. 

"Dia do Estudante"


 No próximo mês,11 de agosto, o país comemora o "Dia do Estudante". Há 3 anos as escolas  utilizam esta data para discutirem as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Educacional e o IDEB.
    Analisar o nosso fazer, em que patamar estamos e como queremos e podemos ficar, enquanto escola, ressignificar nossas metas, avaliar com a comunidade o quanto avançamos e o que podemos avançar, valorizar os espaços educativos, os profissionais e a história de cada um e cada uma. Vamos dar visibilidade e demonstrar o compromisso que temos.

Hotéis em Barra do Garças para Encontro dos CEFAPROs

27 de julho de 2011

No período de 22 à 26 de agosto a SUFP irá promover encontro formativo direcionado aos formdores e gestores dos 15 CEFAPROs. Para atender a todos os profissionais em um curto período de tempo (todos no mês de agosto), a SUFP dividiu os CEFAPROs em 03 grandes polos, e um dos polos é o nosso, de Barra do Garças, no qual reunirão os profissonais de 05 CEFAPROs: Barra o Garças. Primavera de Leste, Rondonopolis,Confresa e São Félix. Dessa forma, estamos divulgando em nosso Blog os hotéis para que os nossos colegas possam fazer a reserva.

Ensino a distância traz flexibilidade de tempo e custo, mas é preciso tomar cuidado; veja dicas

26 de julho de 2011


Maior flexibilidade de tempo, de horários de estudo e custo inferior em relação aos cursos 100% presenciais: esses fatores estimulam a procura pelo ensino a distância como alternativa mais adequada à rotina dos estudantes. Mas, como saber se um curso é bom ou não?
De acordo com o censo de educação superior de 2009, os cursos de graduação de EAD (ensino a distância) - aumentaram 30% em relação ao ano anterior, enquanto os presenciais, 12,5%.  Os cursos a distância mais requisitados foram pedagogia, administração, serviço social e orientação, ciências contábeis, matemática, ciências biológicas, história, comunicação social e ciências ambientais e proteção ambiental. Desses, somente os cursos de pedagogia e administração somam 61,5% do total de matrículas na modalidade.

25 de julho de 2011


PESSOAL!!! VEJAM OS DIVERSOS ENDEREÇOS DE  SITES SOBRE  PROJETOS EDUCACIONAIS E DE APOIO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COM OS ALUNOS NO LIED.

http:// www.recreionline.abril.com.br/
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br
http:// www.1.folha.uol.com.br/folhinha
http:// www.10emtudo.com.br
http:// www.escola24h.com.br
http:// www.clubedoprofessor.com.br/

2º Festival de Literatura em Vídeo: forme uma equipe e participe!

22 de julho de 2011


Alunos e professores que formarem uma equipe para transformar uma obra literária em filme podem ganhar diversos prêmios no 2º Festival Literatura e Vídeo, promovido pelas editoras Ática e Scipione. Para participar, basta reunir até cinco alunos do Ensino Médio ou segundo segmento do Ensino Fundamental e um professor, escolher uma obra literária de uma das duas editoras, produzir um vídeo de até cinco minutos sobre o livro e enviar para o concurso.

Haverá premiação tanto para os vídeos escolhidos pelo júri técnico, quanto pela escolha popular. Na primeira categoria, os alunos vencedores levam para casa troféu de reconhecimento e um netbook; o educador ganha troféu e um tablet; e a escola recebe placa de reconhecimento, uma seleção de livros das duas editoras, um computador e um programa profissional de edição em vídeos.Já na escolha popular, os alunos recebem o troféu e uma assinatura gratuita das revistas Mundo Estranho ou Superinteressante; o educador leva o troféu e um ano de revista Bravo!; e a escola recebe a placa de reconhecimento e uma seleção de livros. Mas haverá ainda premiação para os finalistas, os vencedores regionais e o Prêmio Troféu Pipoca, que premiará o vídeo que expressar a obra de maneira inusitada.Para participar, os professores responsáveis pelas equipes devem fazer o cadastro no site do concurso. O envio dos vídeos deve ser feito até o dia 14 de novembro. Mais informações no site do Festival: http://www.literaturaemvideo.com.br.

Redes sociais facilitam comunicação e impulsionam processo de colaboração na web

20 de julho de 2011


Até 2015, o mundo reunirá cerca de 15 bilhões de dispositivos conectados à internet, o que deverá representar um pouco mais que o dobro da sua população – atualmente, na casa dos 6 bilhões. A previsão é do estudo Visual Networking Index, realizado pela Cisco.
No Brasil, a pesquisa indica que teremos 575 milhões de dispositivos conectados em rede – mais que o dobro da quantidade atual. A média estimada é de  2,8 dispositivos por habitante.
Com mais acesso aos dispositivos online, cada vez mais pessoas poderão compartilhar informações e trocar experiências. Afinal, estamos na era da comunicação e da colaboração. E esta realidade também reflete na área educacional, pois a tecnologia tem facilitado e ampliado o processo de interação entre alunos, professores e conteúdos diversos.

Educação a distância evolui com a tecnologia


O mundo vive uma verdadeira explosão na oferta de dispositivos móveis conectados à internet. A febre começou com os netbooks, que hoje são acompanhados pelos smartphones e tablets, com cada vez mais facilidades de acesso, funcionalidades e capacidade de processamento. Para a educação a distância (EAD), a popularização destes equipamentos cria terreno fértil, especialmente com a possibilidade de crescimento da modalidade diante do m-learning, ou mobile learning.
m-learning combina o uso das tecnologias portáteis ao acesso a redes móveis de comunicação para facilitar, dar suporte, aprimorar e estender o alcance da EAD. Na prática, abre a possibilidade de levar a modalidade a distâncias ainda maiores e com menos barreiras tecnológicas.
Para isso, o m-learning tira proveito da uma grande gama de dispositivos, incluindo aí smartphones, tablets, PDAs, netbooks e tocadores de MP3, além dos novos televisores com acesso à web e até consoles de games que permitem o uso de cartões de memória ou leitores de discos ópticos.
Com estes equipamentos – e a conectividade, que já está em quase toda parte –, é possível oferecer aos estudantes acesso online a exercícios, podcasts, testes e também ao conteúdo disponível para download, com diversas tarefas no ambiente de aprendizagem e em sistemas de gerenciamento de conteúdo.

TECNOLOGIA 44 sites que divertem e ensinam

18 de julho de 2011

Pedimos a 5 educadoras avaliarem os principais sites com conteúdos educativos para crianças. Veja o que elas descobriram
11/07/2011 12:30
Texto Marina Azaredo

Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma a Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

14 de julho de 2011


 Apiacás é Destaque nas Olimpíadas de Matemática
    
ESCOLA MUNICIPAL  PAULO FREIRE E ESCOLA ESTADUAL VINICIUS DE MORAES FORAM DESTAQUES COM 3 ALUNOS PREMIADOS.
             A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) realizada desde 2005, as escolas de Apiacas participou de todas as edições, na 1ª edição em 2005  teve um aluno da Escola Paulo Freire que conseguiu premiação de prata.
             No ano de 2010 tivemos 2 alunos premiados da Escola  Municipal Paulo Freire e também tivemos um aluno premido com prata da Escola Estadual Vinicius de Moraes.  Foi uma alegria enorme de poder compartilhar esse resultado, pois isso mostra que apesar de todas as dificuldades, temos condições de oferecer uma educação de qualidade e quero  parabenizar ao professor Zito r dos alunos da Escola Paulo Freire  e a professora Alcenir da Escola  Estadual  Vinicius de Moraes. Afirma o Diretor Edimar Mesquita.
          Os alunos Rafael que estudava a 6ª série em 2010 premiados com medalha de ouro o único em Mato Grosso, Isabela premiação de prata 6ª série e Kelber 5ª série também prata vão receber como premiação 01 bolsa de estudo no PIC (programa de iniciação cientifica Jr). Em Mato grosso teve uma participação aproximadamente de 20 mil alunos e no Brasil 20 milhões
          Dias 10 e 11 de janeiro de 2011 Rafael Mantovani medalhista de ouro foi fazer uma prova em Cuiabá para concorrer outra bolsa de estudo, durante 8 meses na cidade do Rio de Janeiro.
          A diretora da Escola Vinicius de Moraes Janete Vilma parabenizou o aluno Kelber e também os alunos da Paulo Freire.
          Por a Escola Paulo Freire ter 2 alunos premiados: A própria escola vai receber  01 Kit de material esportivo,01 kit audiovisual e uma coleção de livros de matemática e ciências para compor a biblioteca,  o professor de matemática uma placa de homenagem e uma coleção de livros de matemática e também a Secretaria Municipal de Educação com 01  placa de homenagem.
          Este ano de 2011 estou trabalhando com os alunos desde a 1ª semana de aula, utilizando todos os recursos possíveis para que podemos novamente ter alunos premiados. Esse é o compromisso que eu tenho com alunos, incentivar, provocar em cada um a vontade de aprender e oferecer a possibilidade de poder participar com a garantia de que é perfeitamente possível conseguir uma premiação. Afirma o professor Zito.
          No dia 21 de junho de 2011 o aluno Rafael esteve na Cidade do Rio de Janeiro para participar da  CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DA 6ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP 2010.
          Determinação, comprometimento, motivação são requisitos indispensáveis para conquistarmos vitórias e essas ações é o que levou os alunos Rafael Mantovani, Isabela Teschi e Kelber Lemes, conquistarem a excelente classificação nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e ganharem a medalha de Ouro e Prata.
          Somos sabedores que a confiança que sentimos em nós mesmos nos possibilita trilhar novos caminhos e conquistarmos novas vitórias. A equipe “Paulo Freire” não poderia deixar de parabenizá-los por essa grande conquista e que esta seja a primeira de muitas outras.
            


PROJETO “MERCADINHO NA SALA”

13 de julho de 2011

ESCOLA ESTADUAL “MARIA QUITÉRIA”
PROJETO
“MERCADINHO NA SALA”

Turma: 3º Ano Fundamental/ 1º Ciclo/ 3º Fase


Professora: Maria Izabel Perdoncini Lisandro

Coordenadora: Iloni Lucia Horn
Área: Ciências Naturais e Matemática com interdisciplinaridade em Linguagem
Eixo: Grandezas e Medidas
Capacidades: Sistema Monetário Brasileiro
Tempo estimado: uma semana

Google Earth tem comunidade para educadores

12 de julho de 2011

O Google Earth é uma plataforma do Google que permite ao usuário observar qualquer lugar na Terra e ver imagens de satélites, mapas, terrenos, árvores, oceanos, edificações em 3D e até mesmo explorar planetas, constelações e outras galáxias.
Disponibiliza também uma comunidade para educadores interessados em utilizá-lo como ferramenta de ensino. Planos de aulas, tutoriais e fóruns para tirar dúvidas e compartilhar materiais que integram os aplicativos que podem ser baixados por professores do mundo inteiro.

Tutorial bate-papo eproinfo

8 de julho de 2011

Olá Pessoal! Que tal um bate-papo em nossas formações?! Clique no link abaixo e veja um tutorial sobre como participar de um bate-papo no eproinfo. Tutorial bate-papo eproinfo

Banda larga pública tem download caro


Criado para popularizar a web e levar internet rápida a quem hoje não tem acesso, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) impõe um limite para download de arquivos bem menor que a média já oferecida no mercado, informa reportagem de Carolina Matos para a Folha.
íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
E por um preço, proporcionalmente, não tão mais baixo assim. Quem assinar internet a partir do PNBL, que entra em vigor até 1º de outubro, vai navegar a uma velocidade de um Mbps (megabite por segundo), por R$ 35 mensais, e permissão para baixar, no máximo, de 300 MB (megabites) de arquivos por mês.
Esse limite equivale a capturar três músicas por dia. Depois desse teto, o usuário pode continuar baixando arquivos, mas a velocidade cai.
"A limitação de downloads preserva os pacotes atuais das operadoras, para que não haja concorrência com o novo produto, mais barato", diz Eduardo Tude, consultor e presidente da Teleco. "Para consultar e-mails, 300 MB devem ser suficientes."
De acordo com o Ministério das Comunicações, o acordo com as operadoras prevê que o limite de download suba para até um GB, conforme a empresa, em 2014.




Instalação Multiterminal (Fórum)

7 de julho de 2011

Título: Multiterminal: Instalação da licença
Descrição: Tutorial de instalação da licença de uso da solução Multiterminal no linux educacional 
Autor: Regiane Carvalho
Data de inclusão: 5 maio 2010
Incluído por: Linux Educacional
Download:
Instalação Multiterminal





DEIXE SEU COMENTÁRIO!! Este espaço foi criado para que você possa conversar conosco.

1º Encontro dos Formadores de Educação Escolar Indígena dos Cefapros

Está acontecendo de 05 à 07 de julho, no CEFAPRO de Barra do Garças, o 1º Encontro dos Formadores de Educação Escolar Indígena, promovido pela SUFP em parceria com o CEFAPRO. Esse encontro tem como objetivo qualificar os formadores dos Cetros de Formação que atendem à Educação Indígena para que construam estratégias com vistas à melhoria do atendimento a esta modalidade da Educação Básica do Estado de Mato Grosso.

FEBRACE 2011




CLIQUE NA IMAGEM E VEJA OS PROJETOS

A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.
Acompanhe nossa programação no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da Telefônica TV Digital, no Canal 123 da Embratel
ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e digital banda C Vert /Freq. 3965
ASSISTA À TV ESCOLA NA INTERNET, AO VIVO, 24 HORAS NO AR: tvescola.mec.gov.br

Cidades-sedes da Copa terão internet de até 100 mega, diz ministro

6 de julho de 2011


Maurício Savarese
Do UOL Notícias, em Brasília
Juliana Carpanez
Enviada do UOL Tecnologia a Brasília
As 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 receberão do governo investimentos de pelo menos R$ 200 milhões para contarem com conexões ultrarrápidas de internet, de até 100 Mbps (megabits por segundo), durante o Mundial. É essa a promessa do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que também prevê investimentos privados para instalar no Brasil um serviço de internet tão rápido quanto na Europa ou nos Estados Unidos.
Em entrevista ao UOL, Bernardo afirmou que Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre receberão um “laboratório” para o serviço durante a Copa das Confederações, em 2013. O teto de 100 mega não significa, no entanto, que essa será necessariamente a velocidade das conexões. Trata-se, segundo o ministro, de uma referência. “Não estamos fazendo plano para continuar atrasados. A ideia é tirar esse atraso neste governo”, disse.

Informações aos gestores das Escolas e CEFAPROS|NTM - MT sobre o Projetor Integrado

5 de julho de 2011

Prezados Gestores (@s)


O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO está realizando a entrega do Projetor Proinfo aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE|CEFAPROS|NTM) e às escolas selecionadas pelos Estados e Municípios, por meio da empresa Procomp Amazônia Indústria Eletrônica Ltda, vencedora do Pregão 42/2010, Contrato 029/2011.
Em virtude de uma grande demanda de questionamentos sobre recebimento e utilização do Projetor, estamos repassando algumas orientações para que sejam divulgadas.

RECEBIMENTO
No ato do recebimento, realizar a abertura da caixa e verificar se o equipamento não possui nenhum tipo de avaria (quebrado, amassado), caso constatado, realizar a ressalva no Termo de Recebimento, para que tenhamos conhecimento, possamos analisar e providenciar a substituição.

UTILIZAÇÃO
Não há necessidade de instalação por parte da empresa, podendo ser utilizado de imediato pelos Núcleos de Tecnologia|CEFAPROS e Escolas beneficiadas. Caso o equipamento apresente algum tipo de problema, contatar de imediato à Empresa responsável pela entrega, por meio do 08007262301( Call Center ) ou informar através do e-mail: proinfo@mec.gov.br.

Obs: Após a instalação do Projetor, aparece a tela solicitando a inserção do INEP, numero do cadastro da escola, e ou CEFAPRO\NTM para tanto sugerimos que observem atentamente as solicitações contidas nas janelas iniciais do sistema embarcado no projetor. Ressaltamos que o funcionamento do projetor não está condicionado ao número INEP, se a escola não souber o INEP no momento, basta digitar "quero digitar o inep da minha escola depois" e o sistema será carregado.

Atenciosamente




Mais que uma ação estruturante da sociedade, um desafio na preparação de todos para uso. Motivo para a continuidade da FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL: PROINFO INTEGRADO

Governo Federal publica PPB dos tablets

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/06/2011
Processo Produtivo Básico
O Governo Federal publicou a portaria interministerial que regulamenta o Processo Produtivo Básico (PPB) para os tablets.
Este era o último passo que faltava para início do processo de fabricação desses equipamentos no Brasil.
Com a inclusão dos tablets na chamada Lei do Bem, os equipamentos produzidos nacionalmente terão uma série de incentivos fiscais que poderão torná-los até 40% mais baratos, segundo estimativas do governo.
A portaria também estabelece normas para a fabricação dos componentes que compõem o produto. Pela portaria, são considerados tablets os computadores portáteis, sem teclado e com tela sensível ao toque.
Nacionalização dos tablets
As regras definem o grau de nacionalização do tablet ao longo dos anos, ou seja, qual o percentual de cada componente do tablet que pode ser importado e qual percentual que deve ser produzido no Brasil.
A cada ano, vão aumentar os percentuais de peças produzidas no país.

Dificuldade de Aprendizagem e a utilização de Softwares Educacionais

4 de julho de 2011

Com o objetivo de levantar algumas possibilidades de utilização das tecnologias com alunos com dificuldades de aprendizagem os formadores do CEFAPRO de Sinop prepararam um momento de estudo e socialização específico para articuladores pedagógicos. 
Veja abaixo a programação: 

Planejamento/Pauta - 
Formação Articuladores Local: CEFAPRO - Sinop
Horário: 13 as 16:30
Público Alvo: Articuladores Pedagógicos
Objetivos: Mostrar a necessidade de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos; Fornecer subsídios para diagnóstico e organização de planejamento de intervenção pedagógica; Socializar e fomentar as possibilidades de utilização das tecnologias disponíveis na escola em atividades educativas da articulação pedagógica.
Atividades propostas / Programação
13:00 - Boas vindas
13:10 - Vídeo - Dificuldades de aprendizagem: o que observar. 13:20 - Levantamento de quais são as dificuldades mais frequentes apresentadas pelos alunos atendidos. Como identificam essas dificuldades? Quais registros são feitos? - Registrar
13:40 - Como identificar e trabalhar as dificuldades dos alunos – diagnóstico – relatório
15:00 - Intervalo
15:15 - Funções do Articulador
15:30 - Apresentação do DVD - Rived – Jogos Educacionais – Softwares Linux Educacional
16:00 - Atividades de Matemática
16:30 - Encerramento 

TUTORIAL - AVA DO E-PROINFO

1 de julho de 2011

De repente este tutorial poderá auxiliar os colegas que estão trabalhando com o curso para os técnicos dos LIEDs e os demais cursos do Proinfo. Este passo a passo abrange as diversas ferramentas da ainda "velha" plataforma do e-proinfo, antiga para nós, nova para quem está pela primeira vez acessando. Espero que façam bom aproveito... LINK DO TUTORIAL-AVA-E-PROINFO

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional