É comum, no início do ano se fazer uma reunião, chamada
Pedagógica (eu sempre digo que é administrativa), para se discutir os
problemas passados do colégio e como se resolve-los no futuro. Um dos
temas que geralmente são discutidos é a Grade Curricular. Essa grade é
quem defini a quantidade de aulas por disciplinas para cada série,
observando a carga horária mínima obrigatória. Na decisão de
equacionar a grade curricular podemos observar duas situações: a)quando
a grade já vem pronta da secretaria (é imposta aos professores);
b)quando se discute na Reunião dita Pedagógica.
Na grande maioria dos
colégios, essa grade, geralmente, vem definida da Secretaria de
Educação e é equacionada de acordo com interesses administrativos e
nem sempre pedagógicos. Entre esses interesses está o de alocar a
quantidade da aulas de acordo com a quantidade de professores, salas de
aula e alunos disponíveis na rede, as vezes visando a economia de
professores (clique aqui).
Se existe professores sobrando de uma determinada disciplina e faltando
em outras é feito a arrumação colocando mais turma para os professores
de determinada disciplinas que estão sobrando e diminui-se a quantidade
de turmas para os professores que estão faltando e se mesmo assim
ficarem turmas faltando professores, aumenta-se a quantidade de alunos
por sala de aula e conseqüentemente diminui-se a quantidade de turmas.
E ultimamente tem-se colocado os chamados pacotes (são exemplos os
Acelera e o Ensino de Jovens e Adultos) para apressar o aluno em
determinadas séries visando com que ele complete o primeiro ou segundo
grau, mais cedo, com o intuito de que ele saindo irá abrir novas vagas
para novos alunos.
Quando a grade é
definida em Reunião Pedagógica os critérios são discutidos com os
professores e pedagogos e a decisão final é enviada para a Secretaria
de Educação. Atualmente, a grande maioria dos colégios tem em sua
grade, a disciplina de Matemática com cinco horas aulas por turma,
Português tem cinco aulas por turma (disciplinas de Português mais
Redação), a disciplina de História, Geografia, Biologia e Física tem
duas aulas por turmas. Nessa arrumação os professores de Matemática e
Português sempre estão levando vantagem. Esses professores tem cinco
turma para preencher a carga horária, enquanto um professor de
historia, Geografia, Biologia e Matemática tem que ter 12 turmas para
preencher uma carga horária equivalente a 25 horas aulas semanais.
Fazendo uma análise,
do que está exposto anteriormente, com turmas de 40 alunos, iremos
perceber que os professores de Matemática irão ter 5 cadernetas para
encerrar e 200 alunos para passar as devidas avaliações, enquanto
os professores de Geografia, História, Biologia e Física terão 12
cadernetas para encerrar e 480 alunos para passar as devidas
avaliações. Nesse quadro, já se percebe que os professores de
Matemática levam uma grande vantagem sobre os outros professores!!!!
Aprofundando-se, nesta
análise, é que se faz a pergunta: e porque os professores neste
Reunião Pedagógica não alteram a Grade Curricular para diminuir essas
diferenças? O problema consiste que a decisão para alteração é por voto
de maioria absoluta e se você observar, para cada professor de
Geografia(em um colégio com doze turmas) existem três professores de
Matemática e três professores de Português. Já se percebe que esses
professores serão maioria e conseqüentemente jamais irão votar contra
eles mesmo. O caso se agrava se as coordenadoras pedagógica tiverem
aquele hábito popular de acharem que as disciplinas de Português e
Matemática devem ser privilegiadas por serem mais importantes.
Se for colocado em
votação para se diminuir as aulas de História e Geografia para uma aula
por semana, neste caso a coisa se agrava e serão cinco professores de
Matemática para um professor de Geografia. Em relação a quantidade, de
alunos, irá aumentar de 480 para 1250 e conseqüentemente serão 1250
avaliações, exercícios e trabalhos para os professores que tiverem suas
disciplinas diminuídas para uma aula por semana. E nesse caso para se
voltar a grade anterior, por votação, os professores de Matemática
serão cinco votos contra um de Geografia.
As conseqüências desse aviltamento nessas disciplinas são: os
professores, das disciplinas com poucas aulas e muitas turmas, passam
trabalhos as avaliações em grupo e no caso específico dos exercícios,
eles passam a fazer a devida correção em sala de aula. Não precisa
dizer que esses procedimentos não são didáticos e provocam queda na
qualidade de ensino.
OBSERVAÇÃO.: Embora os
professores de Matemática levem vantagem, sobre os demais professores,
em termos quantitativo, em termos qualitativo eles sofrem os mesmo
problemas dos demais professores. Não se esqueçam que para se ter uma
boa aula a quantidde de alunos tem uma grande influência e para
economizar (clique aqui) se coloca turma com até 50 ou mais alunos(em alguns casos chegam a mais de 60).
Quem postou está um pouco confuso e de PPAP
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