A
Escola Estadual Tancredo Neves (Ensino Médio e EMIEP), localizada no
município de São Félix do Araguaia-MT, realiza hoje, 03/05, uma pescaria
envolvendo todos os profissionais e alunos da escola. Esse evento faz
parte de um projeto interdisciplinar intitulado “Ciências e os números
da vida”. A atividade desenvolve-se às margens do rio Araguaia durante o
dia e o objetivo é que os alunos registrem todas as características
físicas observáveis do ambiente, ou seja, o clima, a temperatura, as
fitofisionomias do cerrado, a fauna, o bioma, o local (corpo de água)
para a pescaria, os equipamentos portados para a pesca, os diâmetros das
linhas de pesca, a isca, o tamanho dos anzóis, das chumbadas e dos
pescados. O projeto “Ciências e os números da vida” é constituinte do
projeto Sala de Educador da escola e nele serão abordados pelos
professores, conhecimentos de Geografia, História, Física, Química,
Biologia, Português, Matemática, Espanhol, Artes que auxiliem os alunos a
identificar, interpretar, conhecer e descrever as diferentes
características de estruturas, fatos, ou fenômenos observáveis no
ambiente.
O Trabalho teve o acompanhamento da Equipe de formadores do CEFAPRO.
Foi motivador participar da aula de campo, mesmo que, como convidada, senti-me feliz por fazer parte dos professores formadores que acompanham essa escola e estar ali tão de perto, vendo o interesse, a participação dos alunos não só em pescar, mas registrar dados necessários para estudos posteriores dentro do projeto interdisciplinar, ou seja, com a colaboração das demais disciplinas.
ResponderExcluirDestaco o empenho de toda a Escola se mobilizar para a realização desse projeto, em especial o Professor Ezequiel Aguiar (Biologia) idealizador do Projeto e ex-formador do CEFAPRO-SFA, isso mostra que estamos no caminho do fortalecimento do E.M. e da formação continuada.
ResponderExcluirParabenizo com emoção e felicidade essa equipe de ouro, por realizar ações diferenciadas que proporcionam a comunidade escolar momentos de conscientizar, refletir e comprometer-se com o meio em que vive... Confesso que GosTEI mundo desta aula interdisciplinar. A emoção está sendo tanta que ao ler a proposta e visualizar as fotos, me "vi e senti" envolvida no projeto. Parecia que eu estava junto desta equipe que faz a diferença. Quanta saudade sinto desses "numeros da vida"! Continuem sempre assim, contagiando à todos com práticas prazerosas. Abraços virtuais à todos profissionais deste polo de SFA.
ResponderExcluirCom carinho,
ProfªEliete
Este projeto vem demonstrar que é possível dar outro sentido para a Escola e para os processos de ensino-aprendizagem. A estratégia metodológica Projetos de Trabalho adotada para este projeto transcende o conceito de trabalho interdisciplinar. Podemos identificar podemos identificar nas atividades de estudos e pesquisas sobre o projeto, posturas inter,multi e transdisciplinar.Parafraseando Gadotti, é preciso dar outro sentido para o que ensinamos e aprendemos, e é isso que este projeto ousa fazer. Parabéns a todos os envolvidos nesse desafio, principalmente, ao professor Ezequiel, mentor do projeto que conseguiu motivar o grupo como um todo para este trabalho.
ResponderExcluir