No próximo mês,11 de agosto, o país comemora o "Dia do Estudante". Há 3 anos as escolas utilizam esta data para discutirem as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Educacional e o IDEB.
Analisar o nosso fazer, em que patamar estamos e como queremos e podemos ficar, enquanto escola, ressignificar nossas metas, avaliar com a comunidade o quanto avançamos e o que podemos avançar, valorizar os espaços educativos, os profissionais e a história de cada um e cada uma. Vamos dar visibilidade e demonstrar o compromisso que temos.
No dia 11, a escola pode colocar faixas fazendo um chamamento, por ex: "Venham conhecer a escola de seu filho", estabelecer com a comunidade um atitude dialógica sobre os diversos papéis na formação de crianças, adolescentes e jovens.
A escola pode, ainda, realizar "rodas de conversas" com cada turma, com a liderança dos professores para análise do fazer educacional na escola, na perspectiva que somos ensinantes e aprendentes.
* Tolerância (diferentes);
* Paz na escola;
* O ambiente escolar;
* A aprendizagem - a concentração - o dever de casa - o compromisso- a sinergia...
* Mostrar o IDEB e construir os desafios para a escola.
Após a dinâmica sugerida e outras fazer um relatório sobre os argumentos dos educandos para apresentar aos pais e pactuar os compromissos por uma Escola Pública de Qualidade Social com uma educação libertadora com eficiência para todos e todas.
Rosa Neide Sandes de Almeida
Secretária de Estado de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação.