REFLEXÕES ACERCA DO SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DO CEFAPRO DE TANGARÁ DA SERRA. I INTEPP – INTEGRANDO NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, realizado em Barra do Bugres - MT..
Logo após o feriadão que emendou comemoração do funcionalismo público e dia de finados, realizou-se nos dias 03 e 04 de novembro no município de Barra do Bugres, o Seminário de Tecnologia organizado pelo CEFAPRO de Tangará da Serra o I INTEPP- Integrando Novas Tecnologias na Prática Pedagógica.
Considerando o contexto histórico para toda a sociedade brasileira em virtude do período das eleições para presidente em segundo turno, o qual pela primeira vez uma mulher ocupa o mais alto posto do País enchendo de orgulho a população feminina; com a cara e a coragem, muito esforço e determinaçã,o o CEFAPRO de Tangará da Serra mesmo com ordem de cancelamento de todas as ações de eventos por parte da SEDUC, enfrenta o desafio e realiza o Seminário de Tecnologia em Barra do Bugres, o I INTEPP – Integrando Novas Tecnologias na Prática Pedagógica, considerado pela equipe um ensaio, uma experiência muito válida que com o aprendizado ocasionado durante toda a organização e realização do evento, novas ideias fluíram para a continuidade de muitos outros INTEPPs, que poderão no futuro serem realizados, com muito mais opções de aprendizagem para os professores, técnicos e gestores, tendo em vista o uso do computador, internet e outras mídias digitais na sala de aula principalmente.
Agradecemos as autoridades que se fizeram presentes na abertura do Seminário, o Prefeito da cidade, o Secretário Municipal de Educação de Educação, o Assessor Pedagógico e o representante da UNEMAT, que prontamente se colocaram a disposição disposição, apoiando e contribuindo para a realização do Seminário no município.
Lamentamos que das 195 inscrições efetivamente entregue aos organizadores do evento, somente 122 profissionais participaram, o que nos deixou sumariamente preocupados, porém compreendemos que o tempo e o espaço são requisitos fundamentais para a otimização da realização de um evento qualquer, e também pelo fato de ser dia letivo e não constar no calendário escolar das escolas.
Contudo, nos Sentimos imensamente satisfeitos pela participação dos profissionais nas oficinas, quem participou realmente acreditamos que aprenderam com a prática e certamente terão um suporte a mais para inovar suas aulas junto aos seus alunos.
Palestras
O Seminário efetivou duas palestras, uma na abertura do evento pelo Professor Mestre Everton Ricardo do Nascimento, coordenador do curso de Ciência da Computação do campus da UNEMAT de Barra do Bugres com o tema: O Uso do Computador como Ferramenta no Processo Pedagógico. E o Tema: Navegando, Apontando e Edificando Espaços Educativos: A cibercultura em Terras Umutinas, pelo Prof. Mestre Edevamilton Lima de Oliveira.
Apresentações culturais
O Seminário contou com algumas apresentações culturais que foram realizadas por professores e alunos das Escolas Estaduais.
A Escola Estadual Julieta Xavier Borges nos agraciou com uma linda apresentação de dança e poesia, uma com dramatização, exaltando as origens africanas do nosso povo com o grupo Pérola Negra, composto por alunas da Educação Básica, orientadas pelas professoras Kária Silene Venturi Rutz e Graciela Rocha Vunjão, de forma lúdica a escola vem plantando o respeito à diversidade étnico racial na escola.
A Escola Estadual Júlio Müller marcou sua presença maravilhosamente com a dança folclórica matogrossense SIRIRI, um grupo composto por pessoas da comunidade, que com muita entoação e cantaram e tocaram os instrumentos Viola de Cocho e o Ganzá de Bambu, professores e alunos tipicamente bem vestidos dançaram o Siriri com muito ritmo, graciosidade e animação. É a valorização da cultura matogrossense no seio da escola.
A Escola Estadual João Catarino de Souza nos presenteou com uma belíssima apresentação feita por alunos da educação básica que compõem o grupo Apanhadores de Poesias orientados pela professora Maria Aparecida Borges Ribeiro de Brito, segundo a professora os alunos memorizam as poesias como um recurso para desenvolver o gosto e a fluência na leitura e, posteriormente, fazem apresentações de declamação de poesias de autores consagrados como Carlos Drummond, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e outros. Um projeto belíssimo desenvolvido na escola que insentiva o gosto pela leitura e a arte.
Apresentação Oral - Casos de Sucessos
Durante o Seminário tivemos também a oportunidade de conhecer como os professores vem realizando suas aulas com o uso das NTIC, ou seja, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação e outras mídias digitais.
O professor Ourival Emerson Lens Júnior da Escola Estadual Alfredo José e tutor do curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, apresentou o projeto História Cantada, do qual os alunos tiveram que pesquisar o conteúdo estudado e depois criar paródias referente aos conteúdos que virou música cantadas por grupos de alunos do Ensino Médio, o projeto mobilizou toda a escola e a apresentação foi um animado festival de música, com muita criatividade e originalidade os alunos se envolveram em dramatização, dança e apresentação.
A professora Marli Aparecida Oenning da Silva da Escola Estadual Júlio Muller, apresentou juntamente com as alunas do primeiro ano do Ensino Médio – turma C e D, o tema: As Múltiplas Possibilidades da Linguagem: reiventando os autores do processo ensino-aprendizagem através da tecnologia. Segundo a professora Marli, o objetivo principal é fazer com que o aluno seja autor de sua própria aprendizagem. Sendo assim, este trabalho do qual apresentaram pretendeu levar os alunos a vivenciar o texto, através da produção escrita, da criação, da representação, do registro e organização digital, a inserção de scanner, slide, máquina fotográfica, digitação, pesquisa na internet, uso do movie maker para produção de vídeo. No resultado deste trabalho prescreveu a professora, pode-se observar todo o processo através da autonomia, da criatividade e do envolvimento de cada um dos alunos, que puderam estabelecer metas, romper barreiras, alcançar objetivos, elementos importantes para despertar o interesse, a atenção e a criatividade que resultaram na aprendizagem que foi apresentada no seminário.
O professor Marcelo Franco Leão do CEJA "15 de Outubro", fez duas significativas apresentações de experiências que deram certos, uma delas foi o Uso das Tecnologias de comunicação e Informação na Investigação e divulgação da Composição química do Kangingin. A outra foi: Utilização de TICs no ensino de Química na Escola CESC e Criação de um Grupo de Discussão Via Internet. A primeira teve como objetivo investigar a composição química de uma substância com o valor cultural para o Estado de Mato Grosso via Internet e divulgar o resultado da pesquisa através da utilização das TICs. A segunda foi propiciar o desenvolvimento da leitura e escrita científica através da utilização das TICs e, discutir as dúvidas ou questionamento bem como as curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto relacionado com o aprendizado em química. Os trabalhos do professor Marcelo estão disponíveis em http://wwwcesnanet.com.br e http://barra1.com,br/index.php?pg=noticia&id=2507.
A professora Carla Silbene O. Paula Schneiders da Escola Alfredo José, com muita precisão realizou uma apresentação oral referente ao curso PITEC – Projeto Integrado ao Currículo, ou seja, o curso Elaboração de Projeto, esclarecendo os objetivos, conteúdos e atividades realizadas pelos cursistas, mostrou depoimentos de alguns cursistas a respeito do curso que está previsto para ser finalizado em 15/11/2010, apontou pontos positivos a respeito dos participantes do curso.
Oficinas
As oficinas de Move Maker, Plano de Aula com Recursos da Internet, Blog, Impress, Italc-Linux, foram o cerne principal do Seminário, quem participou deixou claro que o tempo foi pouco, queriam mais, infelizmente das oito horas de oficinas previstas foram realizadas apenas quatro horas em cada oficina,que foi oferecidas nos dois períodos, matutino e vespertino e teve a participação de público diferentes em cada oficina. Intefelizmente mediante ao contexto da realização do seminário fomos obrigados a diminuir um dia, daí o término do seminário no dia 04/11/2010 e não no dia 05/11/2010 como estava na programação.
Conclusão
Como disse anteriormente, este Seminário foi um ensaio, e desta semente para os próximos anos, podemos colher frutos mais saborosos na aprendizagem, ao realizarmos os inúmeros INTEPPs que pretendemos realizar em todos os municípios do pólo do CEFAPRO de Tangará da Serra. A tecnologias na educação chegou para ser usada com habilidade, competência, interatividade, produtividade, autonomia, autorias, registros e principalmente efetuar aprendizagem, seja para os professores, seja para os alunos, seja para a comunidade, empresas, enfim, para quem quiser dela tirar proveito ou se auto isntruir.
Profª. Form Antônia Ustulin
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