Conhecimentos da informática já repercutem no trabalho dos professores em MT

25 de junho de 2010



Milhares de professores da Rede Estadual de Educação e técnicos dos Laboratórios de Informática Educativa estão sendo ou já foram treinados para trabalhar com os recursos da informática. Nos cursos realizados, são ministrados conteúdos como o uso do Linux Educacional (software livre), Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Projeto Integrado de Tecnologias ao Currículo (Pitec).

A repercussão desses conhecimentos no dia a dia de professores e alunos nas mais de 700 escolas da Rede Estadual em Mato Grosso ou como essas tecnologias são aplicadas no processo de ensino-aprendizagem pode ser respondida com a experiência vivenciada em Barra do Garças.

A professora Eliete Rodrigues Lopes Couto, coordenadora pedagógica da Escola Seduc/MT

Conhecimentos da informática já repercutem no trabalho dos professores em MT
Estadual “Senador Filinto Müller”, aponta para alguns dos possíveis exemplos de possibilidades de uso destas tecnologias. Especialista na área de Educação Interdisciplinar, leciona no primeiro ciclo do Ensino Fundamental e, a partir dos conteúdos que recebeu, já desenvolveu dois blogs. Um pessoal e outro para uso da escola onde é coordenadora.

O blog pessoal, http://profeliete.blogspot.com, chamado de “Tecnologias da Educação” foi criado em 2008. Tem conteúdos diversos e links para outros sites e blogs semelhantes. O conteúdo abrange temas pedagógicos, culturais e até esportivos, como agora, em função da Copa do Mundo. Apresenta ainda espaços para comentários e “mural de recados”.

Já o blog da escola se chama “Tecendo saberes” e foi criado em janeiro deste ano. Também tem um conteúdo diversificado e nele é possível de ter um panorama do que acontece na escola. Apresenta links para avisos aos pais e alunos; lista dos projetos que serão realizados durante o ano; espaço para postagem de conteúdos dos professores e até lista de aniversariantes. Os artigos postados pode ser comentados pelos alunos. O que está em destaque nete momento (21/06) é sobre Bullying. O endereço do blog da escola EE “Filinto Müller” é: www.escolafilintobg.blogspot.com.

A professora Eliete está contribuindo também para divulgar os conhecimentos recebidos para os profissionais não docentes da escola. Ela coordena um estudo no Projeto “Sala de Professor”, sobre a temática “Noções Básicas de Informática”.

O trabalho da professora foi usado como exemplo, ao Ministério da Educação (MEC), sobre como está se desenvolvendo o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) nos estados. Esta avaliação foi feita pelo coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira. Ele participou, em abril, de uma reunião dos coordenadores estaduais do Proinfo. Edevamilton aponta que situações como a da professora Eliete já não são mais raridade nas escolas estaduais em Mato Grosso. Em breve, devem surgir novidades em relação à montagem de uma rede para unificar as iniciativas nesse sentido em Mato Grosso.

segunda-feira, 21 de junho de 2010


Divulgação SEDUC/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional