RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE QUATRO MESES COMO PROF. FORMADORA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CEFAPRO DE TANGARÁ DA SERRA-MT.

22 de julho de 2010

Este artigo foi apresentado num painel sobre o tema: formação de professores durante o ENDIPE- em Belo Horizonte em 2010 conforme mostra a foto.


Autora: Antônia Ustulin

Área de Tecnologia Educacional


(texto completo esta disponível no link: http://tecedcefaprotgamt.blogspot.com/?zx=633bc50667743997)

Resumo

Este artigo relata de forma reflexiva a experiência de quatro meses de trabalho como professora formadora no Centro de Formação e atualização de professores-CEFAPRO, no município pólo de Tangará da Serra em Mato Grosso.

Inicia-se relatando o momento em que passou a se interessar pelas tão conhecidas Novas Tecnologias da Informação e comunicação (NTICs), Num resgate histórico da experiência brasileira conta como ocorreu a inserção do computador na educação no Brasil da universidade ao ensino médio e fundamental, do qual os cursos do ProInfo Integrado tem sido de fundamental importância para os profissionais da educação principalmente para os professores e coordenadores escolares que vem demonstrando uma postura didática diferente da que culturalmente estão acostumados, pois o computador, a Internet e as demais mídias digitais passaram a fazer parte de suas práticas pedagógicas do planejamento às salas de aulas incluindo até os momentos de avaliações. Tudo isto apesar das dificuldades que enfrentam no cotidiano escolar em relação às novas tecnologias.

Palavras Chaves: educação, tecnologia, práticas pedagógicas.

Introdução

As transformações rápidas e profundas decorrentes dessas descobertas refletem-se nos mais variados setores, destacando-se os avanços tecnológicos, a transformação dos paradigmas econômicos e produtivos e, em especial, as mudanças relacionadas à Educação, (RIVEIRO; GALLO, 2004, p. 145).
O interesse pela tecnologia na educação surgiu quando ainda estava cursando o curso Licenciatura Plena em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso, através da disciplina Nova Tecnologias no primeiro semestre do ano de 2006. Foi tão apaixonante esta disciplina que decidi fazer a monografia pesquisando o tema: Inclusão Digital dos Professores Efetivos da Rede Pública Estadual do Município de Barra do Bugres-MT, em 2006.
Nas escolas que os professores entrevistados trabalhavam, contava com apenas um computador que era de uso coletivo. E ainda havia muitos professores que não tinham acesso ao computador na própria escola onde trabalhava. Independentemente disso, em 2006 as maiorias dos professores entrevistados já utilizavam a Internet. Na falta da formação por parte do Estado, a maioria dos entrevistados admitiu pagar cursos de informática básica para aprender a lidar com o computador e, apesar de não necessitarem do auxílio de um técnico da área, eles não se consideraram incluídos na Era Digital, por considerar, principalmente, que ainda precisavam aprender a manusear a máquina.
Diante desta constatação, vale lembrar como ocorreu o início da experiência brasileira em relação à inserção da Informática na Educação brasileira.




Foto tirada durante a capacitação em Tecnologia na Educação no município de Diamantino-MT. Trabalho de equipe com o objetivo elaborar uma aula com o uso de mídias digitais.


Bibliografias

BELLONI, Maria Luiza, Educação e distância. Campinas. SP: Autores Associados, 1999.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos, Campinas, SP: Papirus, 1996.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa, 7 ed. Campinas: Papiros, 2002

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirous, 2004
GRINSPUN, Mirian P. S. Z. Et. Al. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo. Cortez, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional