I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE JUINA TECENDO PONTOS NA REDE

30 de agosto de 2010



Aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de agosto de 2010 o importante e muito proveitoso, I SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE JUINA. Foram três dias de muito debate, reflexão, diálogo e apresentações sobre o uso dos recursos tecnológicos em pról de uma educação púbica de qualidade. Contamos a participação de quase todos os técnicos dos LIEDs do Pólo, que fizeram excelentes apresentações, contamos com um ou mais participantes dos demais Cefapros de Mato Grosso, dos nossos colegas e formadores do Cefapro de Juina, um representante do MEC (Adonai), o coordenador de tecnologia do Estado (Edevamilton) e demais participantes da Secretaria de Educação do Estado (Lucimar e Cida Borralho) e do nosso município, diretores de alguns Cefapros (Tangará da Serra e Juara), diretores e coordenadores das Escolas Estaduais de Juina, Assessoria Pedagógica de Juina (Vera e Lusmar Goret), prefeito de Juina (Altir Peruzzo), secretario de educação de Juina (Carlito). Clique no Mais informações »para ler todo o artigo.


SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE JUINA
TECENDO PONTOS NA REDE


Estamos vivendo um momento de questionamentos e preocupação com a qualidade da educação pública, não que isso seja uma coisa nova, o que é novo aqui é o foco. Conseguimos (nós educadores) perceber atualmente uma crescente quantidade de inovações tecnológicas que nos colocam diante de uma enorme quantidade de informação, de formas, de entretenimento e conhecimento. Tudo muito próximo, mas ainda de certa forma desconhecido por muitos de nós educadores. Isso nos leva a refletir e pensar que estamos vivendo um renascer da era da informação, agora mais individual e personalizada, muito mais próximo de cada um. Essa é uma das principais preocupações que faz com esse Seminário de Tecnologia Educacional seja realizado “in loco”, bem próximo dos formadores de tecnologia, dos técnicos dos LIEDs, tendo em vista que precisamos nos atualizar com os avanços e evoluções da tecnologia para que possamos utilizá-la em nossas práticas pedagógicas, no nosso fazer pedagógico.
Realizado no período de 23 a 25 de agosto de 2010, no Cefapro de Juina. O Seminário possibilitou não só a participação, mas a sensibilização de educadores, quanto ao uso das tecnologias na educação. Foram três dias de muita informação, de muita reflexão e de aprendizagem. Contamos com a Presença de representantes da SEDUC, do MEC, de todos os Cefapro de Mato Grosso e os Técnicos dos Laboratórios de Informática das Escolas Estaduais do Pólo de Juina. Tivemos a presença de quase todos e podemos dizer que quem faltou perdeu um grande momento de aprendizagem e reflexão sobre a importância e uso das tecnologias na educação.
O objetivo principal deste I Seminário de Tecnologia Educacional em Juina foi refletir e debater sobre as possibilidades de se construir uma rede cada vez mais interligada por meio de blogs e site, ligando todas as Escolas, Cefapros e Centros de Educação e de Formação e também estimular os Professores Formadores em Tecnologia a trabalharem no sentido de estimularem a todos os Professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, enfim, todos os profissionais da educação, a se utilizarem das tecnologias em suas práticas educativas para tornarem suas aulas melhores, mais atrativas e contextualizadas. Assim, esperamos estar contribuindo para a formação do educador que seja capaz de fazer uso das tecnologias no processo educativo, sem receio e sem medo, sem medo de fazer diferente.
O Seminário teve seu inicio no dia 23 as 8:00 horas com apresentações culturais, na Casa da Cultura do município de Juina, onde permanecemos durante toda a manhã. Na parte da tarde o Seminário teve continuidade no auditório do Cefapro. A primeira apresentação foi do grupo Flautas de Mato Grosso da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, que apresentou o hino Nacional tocado com flautas e violão, uma ótima apresentação. Na seqüência tivemos a apresentação de um teatro pelo grupo teatral dos alunos da Escola Estadual Ezequiel Ramim, uma excelente peça de teatro que fez a todos refletir muito. Em seguida tivemos mais uma apresentação da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, com o grupo de dança Afro-brasileiro que fez uma maravilhosa apresentação de uma dança. A quarta apresentação foi da Escola Estadual 7 de Setembro com a apresentação de uma peça teatral sobre o uso da língua portuguesa, mais uma ótima apresentação.
Terminadas as apresentações culturais o Seminário foi iniciado com as falas de alguns convidados e autoridades presentes. Tivemos uma fala do diretor do Cefapro (Marcos) que deu as boas vindas a todos e agradeceu pela presença. Depois tivemos a fala da Assessora pedagógica (Vera), da diretora do Cefapro de Tangará da Serra (Angela), da diretora do Cefapro de Juara (Rosana), do representante do MEC (Adonai), do prefeito de Juina (Altir Peruzzo) e do coordenador de Tecnologias no Estado de Mato Grosso (Edevamilton). Na seqüência tivemos uma palestra, que foi até o horário do almoço com Prof. Ms. Edevamilton L. Oliveira / SEDUC/CFTE/MT, Navegando, Edificando e Tecendo a Tecnologia Educacional, que nós fez mergulhar nas reflexões sobre o uso das tecnologias e na importância de se tecer uma grande rede para interligar todas as escolas do Pólo e do Estado de Mato Grosso.
Durante esse Seminário tivemos excelentes apresentações de projetos e atividades que vêm sendo desenvolvidas na escola de forma inovadora e criativa. Tivemos uma participação especial de dois professores do município de Juara que nos apresentaram projetos desenvolvido nas escolas em que trabalham, que envolveram os alunos e a comunidade e despertaram o interesse da comunidade em geral para o assunto. Apresentação de Projetos/resultados - Apresentação de caso pelo Professor Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes: Mauro de Souza (Meio Ambiente). Apresentação de caso sucesso pelo Professor Escola Estadual Rosmay Kara Jose: Wanderlei Fiel (Meio Ambiente)
No dia 24 pela manhã tivemos a apresentação de alguns casos de sucesso do Pólo de Juina. Temos que destacar aqui as apresentações feitas pelos técnicos dos LIEDS do Pólo de Juina. A primeira apresentação foi da Apresentação de caso sucesso pela Técnica do LIED da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel: Aparecida Cordeiro Fernandes, que apresentou um resumo das atividades que vêm sendo desenvolvidas no LIED e de alguns projetos que escola desenvolve no decorrer do ano letivo. Depois tivemos a apresentação do técnico Maike Zaniolo Arvani, da Escola estadual Maria Quitéria, do município de Castanheira que nos relatou sobre as atividades desenvolvidas e apresentou alguns vídeos que nos fizeram refletir sobre o uso das tecnologias na educação. Na seqüência tivemos a apresentação da técnica Edinabel Santos da Silva, da Escola Estadual São Francisco de Assis, do município de Aripuanã que relatou sobre as atividades desenvolvidas no LIED e sobre alguns projetos desenvolvidos na escola. Apresentou um vídeo de uma maquete, muito bem feito e que chamou a atenção de todos. Tivemos a apresentação da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, que foi feita por um professor da escola, pois o técnico teve que viajar pra Cuiabá e não pode estar presente no seminário. O professor fez uma boa apresentação mostrando algumas das atividades que foram desenvolvidas na escola. Depois tivemos a apresentação do técnico Luiz Fernando Hoffmann que falou em nome dos demais técnicos do LIED do CEJA Alternativa. O técnico fez uma excelente apresentação mostrando as atividades que vem sendo desenvolvidas na escola e alguns projetos que vem sendo desenvolvidos pelos professores da escola.
No período da tarde tivemos algumas oficinas. Tivemos a oficina: Orientações: Cadastro, Matrícula e Avaliação dos Cursistas do PROINFO de Mato Grosso através do SIPI - Sistema de Integração do Proinfo Integrado, com o palestrante Adonay Tarcísio Marques de Souza do MEC. Ainda tivemos a oficina: Oficinas de Criação de Formulários, com o professor Joelson Marcelo - SEDUC/CEFAPRO/CUIABÁ/MT.
Como é bom realizarmos um encontro como esse. Foi maravilhoso podermos contar com a presença dos nossos colegas formadores em tecnologia de quase todos os Cefapros. Foram três dias de muita aprendizagem, de muita troca de experiências. Nada pode ser comparado e esses momentos. Mesmo que ainda timidamente mas percebemos que estamos avançando. Vimos o grande esforço que vem sendo feitos por todos os técnicos dos LIEDs para fazer que os professores façam uso de todos os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Não só do computador mas sim de todos os recursos que tivermos disponível.
Conseguimos perceber como são importante as apresentações culturais, pena que as vezes, nós educadores, nos prendemos apenas aos conteúdos estanques e esquecemos de valorizar a musica, a dança, o teatro, as artes em geral. Como tudo isso é rico!! E como é grande o potencial que pode dar condições aos educandos de vivenciarem novas sensações, novas experiências, novos contextos. Isso faz com que a escola seja viva, que as aulas deixem de ser enfáticas e cansativas e se tornem prazerosas, interessantes, importantes e significativas para os nossos alunos e para nós mesmos (educadores). Portanto, entendemos que é muito importante que a escola (os professores) explorem todas as possibilidades e alternativas sem medo de fazer algo diferente, novo e inusitado.
No dia 24 tivemos a abertura do dia com a apresentação cultural da Escola Estadual Ana Neri que nos apresentou uma dança com um grupo de alunas da escola, também uma excelente apresentação. Mesmo com todas as dificuldades as escolas não mediram esforços para marcarem presença e fazerem as suas apresentações. Nossos agradecimentos a todos que colaboraram de alguma forma para que fossem possíveis essas participações.
No dia 25 a apresentação cultural foi feita por Maira Lidiane Panas Helatczuk que presenteou a todos com uma linda dança Árabe. A Maira faz apresentações culturais e dá aula de dança. Obrigado Maira pela brilhante apresentação e que continue sempre fazendo excelentes apresentações com muito sucesso.
No período da manhã tivemos uma fala que teve como tema: A Importância da Formação Continuada para o Uso das Tecnologias no Processo Ensino Aprendizagem, com Prof. Marcos Morandi Diretor CEFAPRO/JUINA/MT. Ainda no período da manha tivemos a apresentação do Programa TV Escola: cenários e perspectivas feito pelas professoras: Aparecida Borralho (SEDUC), Lucimar Magalhães (SEDUC) e Antônia Ustulin formadora em tecnologia no Cefapro de Tangará da Serra.
Ainda pela manhã tivemos a apresentação de um Projeto de pesquisa pela Professora do Cefapro de Confresa "Geotecnologias Avanços ou desafios no século XXI Margarete A. A. Bonora que convidou a todos para fazer uma reflexão sobre o tema.
Na tarde do dia 25 voltamos para a Casa de Cultura e tivemos a apresentação do grupo teatral do CEJA Alternativa que apresentaram uma excelente peça teatral de teatro mudo, que mesmo não dizendo nenhuma palavra conseguiram transmitir uma excelente mensagem e que todos conseguiram compreender. Parabéns ao grupo o nossos agradecimentos pela participação.
Se considerarmos as dificuldades que os professores têm para ministrar suas aulas fazendo uso dos mais diversos recursos das tecnologias, podemos dizer que este seminário veio contribuir muito mostrando possibilidades e alternativas de se fazer uso dos mais diversos recursos e equipamentos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Tivemos a oportunidade de vermos como o uso da internet, mais especificamente os blogs e sites podem contribuir para divulgarmos nossas ações e interagirmos com outras escolas e comunidades. Os palestrantes e convidados disponibilizaram aos participantes o material das apresentações, das discussões, dos relatos de experiências. O seminário foi valorizado com a apresentação de projetos e oficinas que nos levaram a refletir sobre a necessidade de interagir com as tecnologias de informação e comunicação, também na educação, haja vista, que essas ferramentas fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo e a escola não pode fugir a esse contexto.
No último dia do Seminário no período da tarde tivemos uma oficina sobre BLOG - Construindo Identidade, Publicando Ações e Alimentando a Rede, com o palestrante Weder Camilo FORMADOR/ CEFAPRO/JUARA/ MT, que mostrou todos os passos para a criação de um blog. Também nos apresentou o blog (da coordenadoria de formação) que funcionará como um ponto de convergência para todos os blogs e sites das escolas e dos Cefapros (www.tecmt.com.br).
Após o termino do Seminário, depois das 17 horas, tivemos ainda um curso sobre (jogo de Dama e Xadrez) com o professor formador em Tecnologia de Tangará da Serra, Wilian Xavier que não mediu esforços para ensinar aqueles professores que se dispuseram a aprender esse jogo que desenvolve de forma fantástica nossas habilidades de estratégia e planejamento, portanto, um jogo muito importante e que deve ser praticado em todas as escolas, por professores e alunos como forma de melhorar a qualidade da educação.
Concluímos dizendo que esse Seminário foi de suma importância para todos nós e que proporcionou grandes momentos de interação, de construção de conhecimentos e de troca de experiências. Nossos agradecimentos a todos que vieram, que não mediram esforços e sacrifícios, que participaram desse Seminário, que fizeram com que acontecesse e se tornasse esse momento tão importante para todos nós.

Abaixo temos a contribuição da formadora Salma Lemes.
Vamos publicar na integra o relato, muito bem feito, pela professora formadora (biologia) do Cefapro de Juina.
Parabéns!! E obrigado pela colaboração.

SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA


Apresentações culturais marcaram o início das atividades do seminário de educação, além das falas da assessora Vera; secretário municipal de educação, Carlito; prefeito Altir e os diretores do CEFAPRO de Tangará, Juara e Juína. Posteriormente o coordenador estadual para as tecnologias do MEC e coordenador da coordenadoria de formação Continuada em tecnologia do estado de Mato Grosso, Edvamilton Lima falou sobre o uso de tecnologias na vida cotidiana e nas escolas enquanto recurso educacional.

Neste contexto foi ressaltado o avanço tecnológico que o mundo vem experimentando, com a produção de artefatos que nunca haviam sido sequer vislumbrados, como sensações obtidas a partir de experiências virtuais, tecidos que não necessitam lavagem, entre outros. Estes avanços foram contrastados com as tecnologias corriqueiras e a relação que existe entre as pessoas e o emprego de tais tecnologias na implementação de qualidade de vida para os que tem acesso.
Durante a fala do senhor Edvamilton foram apresentados dados estatísticos sobre o percentual de alunos das escolas públicas que possuem computador em casa e os que têm computador conectado à internet (6,2%), comparando estes números ao encontrado entre alunos de escolas privadas (60,2%) fica muito claro que a inclusão digital está crescendo no país, já que os brasileiros são os que permanecem mais tempo conectados à internet, mas esta inclusão não atinge todos, ficando restrita às pessoas que têm maior poder aquisitivo.
Diante deste panorama algumas reflexões foram propostas, tais como:
· Como podemos aprender a aprender?;
· Como os alunos aprendem?;
· Que grau de importância têm as tecnologias no processo de aprendizagem?;
· De que forma a atualidade pode ser inserida nas discussões ocorridas na escola?;
· Como superar o medo que muitos professores têm de interagir com as tecnologias?;
· Como utilizar o conhecimento que os alunos já possuem em informática na aprendizagem dos alunos?

EXPERIÊNCIAS COM O USO DE TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS
A realização do seminário de educação foi oportunidade para que as pessoas pudessem conhecer os casos de sucesso utilizando as tecnologias no cotidiano escolar. Desta forma o professor Mauro, do município de Juara apresentou seu projeto na temática meio ambiente, este projeto surgiu da necessidade de diminuir a quantidade de resíduos jogados no pátio da escola pelos alunos da escola em que atuava.
Para a realização do projeto foram feitas pesquisas por grupos de alunos, visita ao lixão da cidade, produção de foto e vídeo, além da entrevistas. Ao findar os trabalhos dos alunos, orientados pelo professor, foi produzido um documentário que buscou alertar a população local quanto a necessidade de tomar uma providência antes que o rio Arinos fosse contaminado pelos resíduos sólidos, jogados bem próximo à suas margens. Projetos como este são extremamente importantes, pois desenvolvem nos alunos criticidade, responsabilidade social e pode resultar em ações públicas no sentido de sanar o problema estudado, este foi o desfeche no município de Juara, uma vez que a promotoria pública teve acesso ao documentário do grupo e determinou a criação de um aterro sanitário.
Já a experiência no município de Novo Horizonte do Norte surgiu a partir do curso Ensinando e aprendendo com as TICs, na oportunidade ele conheceu o Geogebra, um software que permite trabalhos práticos com conteúdos voltados para a aprendizagem matemática de conteúdos voltados à algebra. O professor Vanderlei ressaltou a importância da gestão escolar neste processo de organização da escola para atender a necessidade de fomentar o uso das tecnologias em seu interior.
Escola Dr. Artur Antunes Maciel: As experiências positivas com o uso das tecnologias no município de Juína começaram a ser apresentadas pela técnica Aparecida, da escola Artur. Esta esclareceu os critérios para utilização do laboratório pelo aluno, que se dá em horário contrário ao seu horário de aula, a partir de agendamentos prévios feito com o técnico do laboratório. O professor também pode utilizar o laboratório para suas pesquisas e/ou preparação de provas ou levar o aluno para o laboratório para ministrar aulas com auxílio da internet.
Foram apresentados, ainda, os cursos realizados na escola para aperfeiçoamento dos professores e técnicos e aluno. Para alunos o curso visava à inclusão digital daqueles que residiam na zona rural e aqueles que suas famílias possuem baixa renda e por esta razão não tinham nenhum contato com a informática. Já para professores a inclusão se deu através do curso “Linux educacional” que introduziu os que não tinham nenhuma informação de informática e os que já trabalhavam com o operacional Windows, mas desconhecia o Linux.
Com a implantação do Ensino Médio integrado, com formação de técnicos em informática a escola teve o número de máquinas aumentado, mas na contramão deste ganho teve a perda do espaço estruturado, já que a escola precisou sair do seu espaço para que o prédio fosse reformado e isto, na visão da técnica em multimeios, comprometeu a qualidade dos trabalhos realizados na escola. O findar da apresentação foram expostos os projetos realizados na escola no ano de 2010.
Escola Maria Quitéria: O técnico Maike da escola Maria Quitéria falou sobre o seu trabalho para sensibilizar os professores quanto à necessidade de utilizar as tecnologias para o seu trabalho docente. Segundo o técnico, o curso que foi feito com os professores repercutiu na utilização do laboratório, uma vez que foi possível retirar o medo que muitos professores tinham de utilizar os equipamentos do laboratório.
Escola São Francisco de Assis: A técnica da escola São Francisco de Assis demonstrou, rapidamente o histórico da escola e o seu quadro de funcionários. Ressaltou a importância da ampliação no número de máquinas do laboratório da escola para a implementação do uso das máquinas. Os projetos desenvolvidos na escola foram apresentados pela técnica, inclusive com vídeo feito a partir de uma atividade na qual foi confeccionada uma maquete que trabalhou a preservação das matas ciliares.
Escola Dr. Guilherme de Abreu Lima: a escola iniciou seus trabalhos falando da dificuldade técnica de trabalhar com apenas 10 máquinas no laboratório de informática da escola. A escola apresentou um projeto que visa municiar o professor para a utilização dos recursos tecnológicos, que forneceu formação para a preparação de slides e outras necessidades evidenciadas no cotidiano dos professores. Outros projetos visam o desenvolvimento cultural dos alunos, sendo realizadas danças, pinturas, habilidade de tocar o instrumento flauta; desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, com um projeto de xadrez e dama; além do projeto de leitura.
CEJA alternativo: a equipe da escola foi apresentada e as dificuldades encontradas no funcionamento da escola foram expostas para que a dinâmica de trabalho desenvolvida na escola pudesse ser compreendida. O início da apresentação foi feito com um vídeo que fala sobre o estranhamento que as novas tecnologias causam as pessoas, sendo necessário estudo para que o novo se torne conhecido por todos. O horário de atendimento da escola foi apresentado e, ainda, seus projetos passaram por rápida explanação, sendo ressaltados o Projeto Meio Ambiente, Folclore, Gincação, Semana literária e o Consciência Negra.
O laboratório oferece atendimento para a comunidade através de inscrições no ENEM, provão, concursos e cursos de SENAI. Os professores também são atendidos nas formações pelos técnicos do laboratório por área do conhecimento.

OFICINA: PRODUÇÃO DE FORMULÁRIOS ON LINE
No seminário houve uma oficina para formar para o trabalho com formulários no Jot Form, um site que tem cadastro livre e que pode auxiliar em ações cotidianas aos que trabalham nas escolas e/ou outras instituições, uma vez que possibilita a formulação e edição de formulários para inscrições em cursos ou outros fins; podem ainda ser enviados convites, trabalhos, entre outros. As ferramentas, ícones, botões com as funções foram apresentados ao passo que os participantes da oficina foram realizando os comandos demonstrados pelo oficineiro.

FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DAS TECNOLOGIAS
A programação previa a participação da superintendente de formação Ema Marta para realizar a fala sobre formação continuada, contudo devido a alguns imprevistos a mesma não pode comparecer e foi substituída pelo diretor do CEFAPRO de Juína, Marcos Morandi. A argumentação do mesmo foi iniciada com uma apresentação em Power point que falava sobre a necessidade de as pessoas se despirem de vaidades no exercício de suas funções, no sentido de promover a cooperação e a integração entre as pessoas que atuam nas instituições educacionais do estado.
Houve também a preocupação em ressaltar a importância do responsável pela tecnologia não centralizar as informações, ter uma postura cooperativa e voltada para a emancipação de todos no ambiente de trabalho.

UTILIZAÇÃO DO TV ESCOLA
Durante o seminário de tecnologia a utilização do TV Escola ficou a cargo da coordenadora estadual do TV Escola Cida Borralho, que introduziu sua fala ressaltando a pouca utilização deste material tanto nas escolas quanto nos CEFAPROs. Este trabalho durante o seminário se justificou devido à necessidade de implementar o uso do acervo disponível e registro desta utilização.
Sendo que o TV Escola é um canal de televisão brasileiro, transmitido por antena parabólica que tem como objetivo veicular conteúdos disciplinares ou transdisciplinares, mas que não tem função de substituir o docente e, tampouco, se destina à veiculação de políticas educacionais, se constituindo enquanto um veículo de autoformação e ferramenta metodológica para o trabalho com os alunos. Dentre as possibilidades de utilização do TV Escola está a escola aberta que propõe a discussão de assuntos como meio ambiente, saneamento básico, dentre outros e o requisito para a utilização desta linha de apoio é a abertura da escola nos finais de semana e feriados para a comunidade escolar; os DVDs escola foram enviados para as instituições escolares e ficam acessíveis para o professor fazer utilização deste material, podendo haver a solicitação de novos DVDs ao MEC quando necessário; o conteúdo ainda pode ser acessado através do site do TV Escola que disponibiliza os vídeos dos programas transmitidos e outros.
Durante a apresentação se estabeleceu uma discussão sobre a utilização das tecnologias presentes nas escolas, num contexto do que estaria ou não ultrapassado enquanto ferramenta tecnológica em prol do conhecimento.
Como encaminhamento foi levantada a necessidade de ser feito um diagnóstico sobre como o professor está utilizando o material; se há controle por parte dos gestores da utilização do TV Escola; caso não esteja acontecendo a utilização do material, qual o motivo deste desuso e se os aparelhos enviados para a escola estão em condição de uso. Tendo sido apontada a necessidade de o uso do TV Escola constar como ferramenta metodológica tanto no planejamento dos professores quanto no PPP da escola.

PROJETO GEOTECNOLOGIAS: Avanço ou desafio para educadores do século 21.
O projeto de formação continuada da formadora Margarete que atua no município de Confresa surgiu devido a necessidade de realizar este trabalho que foi proposto nas orientações curriculares para o ensino de geografia.
A geotecnologia é uma ferramenta que permite trabalhar a cartografia digital, a topografia automatizada, sensores remotos (satélite), o sistema global de navegação por satélite e os sistemas de informações geográficas e ocorre com a utilização das tecnologias para estes trabalhos que antes eram feitos de forma mais precária. A formadora evidenciou os benefícios que o desenvolvimento desta ciência trouxe para a vida na Terra, seja através imagens feitas pelos satélites e ou previsões de desastres naturais, como foi a tsunami. No final do trabalho proposto pela formadora foi apresentado um vídeo que mostrou um pouco da dificuldade do trabalho no polo de origem da formadora.

INTERNET NA ESCOLA
No final da manhã o senhor Edvamilton fez alguns esclarecimentos sobre o serviço de internet banda larga oferecido nas escolas, ressaltou uma determinação ministerial de a escola receber internet com a velocidade total que o sistema oferece na cidade, sendo esta situação objeto de cobrança constante da secretaria de educação em relação à empresa de telefonia que oferece internet no estado.
Outro assunto discutido foi o acesso ao blog da SEDUC, que ainda não está sendo tão utilizado quanto poderia ou deveria, inclusive a avaliação do evento e outras informações referentes aos conteúdos discutidos serão disponibilizadas no blog. E no intuito de aumentar e integrar a rede de blogs das escolas/ CEFAPROS/ secretárias foi indicado como atribuição para complementação da carga horária do certificado o melhoramento e/ou criação do blog da escola/ formador e indicada a necessidade de a senha deste blog ser de conhecimento de no mínimo 3 pessoas para que haja a alimentação desta ferramenta.

Autores: Lourdes Alves de Souza,Salma Maria Lemes Martins e Vitorio Helatczuk
Montagem: Vitorio

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III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional