II SEMINARIO DE TECNOLOGIA EM BARRA DO GARÇAS

9 de outubro de 2010


 Estamos em Barra do Garças, cidade muito bonita e onde dois grandes rios da região centro-oeste se encontram. (rio Araguaia e Garça). Viemos participar do II Seminario de Tecnologia Educacional, que estará acontecendo de hoje (06/10) até o dia 8 de outubro de 2010. Estão parcipando desse Seminário os técnicos e formadores dos Cefapros  e dos municipios dos pólos de: Barra do Garças, Confresa e São Felix. Nós (Vitorio - Cefapro de Juina e Maike  - Escola Estadual Maria Quitéria, municipio de Castanheira, pólo de Juina), viemos como convidados para fazermos a oficina - Interagindo com o Linux.  O Seminário iniciou pela manha. Estamos tendo uma grande participação de formadores e técnicos. Temos convidados também do Cefapro de Rondonópolis (Rafael), de Cáceres (Eurismar), de primavera do Leste (Gleibiane Silva David),Cuiabá-UNDIME (Tales) e de Juara (Weder). Clique no leia mais, saiba tudo sobre o II Seminario de Barra do Garças
.
O Seminário teve seu início no horário previsto, as sete horas e trinta minutos. Na abertura oficial tivemos uma apresentação cultural, “Boi Negritude”, grupo formado por alunos e professores de uma escola pública de Barra do Garças.
Em seguida tivemos a composição oficial da mesa por alguns dos representes da educação local e de alguns convidados dos Cefapros participantes. Uma solenidade rápida mas que definiu o tom e a importância não só desse seminário, mas dos demais que já foram realizados pelo Estado a afora. Terminadas as solenidades de abertura, o Professor  Mestre Edevamilton de Lima Oliveira  nos presenteou com a palestra - "Navegando, tecendo e edificando a Tecnologia Educacional em terras do Araguaia." Uma bela palestra que nos fez refletir cada vez mais sobre a importância da tecnologia educacional para se conseguir de fato uma educação de qualidade, que busque realmente formar o cidadão, sem apenas querer transformá-la, mas que em primeiro lugar queira entendê-lo e que seja capaz de interagir com esse aluno.
Depois tivemos a apresentação de um caso de sucesso de uma das escolas estaduais de Barra do Garça.
No período da tarde das  13:30 às 17:30 horas tivemos várias oficinas: Oficina I - Aplicativos para Blog Professor Formador - Rafael Leandro (CEFAPRO de Rondonópolis); Oficina II – Interagindo com o Linux Educacional, trabalhada por nós: professor  formador  Vitório Helatczuk e Maike Zaniolo Arvani(CEFAPRO de Juína e Escola Estadual Maria Quitéria de Castanheira/MT); Oficina III - Utilizando o Italc em rede -Professores Formadores – Eurizmar Deluque (CEFAPRO de Cáceres) e Weder (CEFAPRO de Juara); Oficina IV – Produção de vídeos no Movie Maker – pelas Professoras Formadoras – Marizete (CEFAPRO de Barra do Garças) e Renata (Multiplicadora do Proinfo); Oficina V –Produção de Artigo de publicação   Ministrantes: Lucimar Araújo (Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional) e a professora formadora, Aldina (CEFAPRO de Cuiabá). Pelas informações que tivemos nos pareceu que as oficinas foram um sucesso e que os participantes ficaram satisfeitos.
Em nossa oficina, interagindo com o Linux educacional tivemos 24 participante. Nessa oficina procuramos desmistificar, ou melhor, derrubar os medos que nos foram colocados sobre o uso do Linux. Mostramos como é fácil instalar e interagir com o Linux no comando, ou seja, como o sistema operacional. Mostramos todo o processo de instalação de forma simples e sem traumas, fazendo uma instalação em “dual boot”. Assim matemos o Windows e temos Linux educacional como mais um sistema operacional para trabalharmos. E no final apresentamos um forma de emular o Linux dentro do sistema operacional Windows. Ficamos muito satisfeitos com a participação do grupo nessa oficina.
No Segundo dia, o Seminário teve seu início com a apresentação de um monólogo, pela professora Marília. Também tivemos a apresentação cultural de uma dança, pelos alunos da Escola Estadual Maria do Nazaré. Uma bonita dança muito bem apresentada pelas alunas e coordenada por uma professor.
Dando continuidade às apresentações de casos de sucesso de Barra do Garça. Foi apresentado o PROJETO “ESPANHOL INTERATIVO” que surgiu das dificuldades dos alunos. Foram usados sites comunitários (redes sociais) Orkut e Bussu. O uso da internet proporcionou uma maior interação entre os falantes das diversas línguas, não só o espanhol, mas outras línguas também.
Apresentação do trabalho de Ponte Branca. Primeiramente assistimos a um vídeo o CINEMA NA ESCOLA. Depois ouvimos os relatos feito pela professora responsável pelo projeto.
Projeto RADIO NA ESCOLA – Escola Estadual “PAULO FREIRE”, pela professora Cassia. Alunos e professores foram treinados e capacitados para que fossem capazes de usar corretamente os equipamentos na rádio. Esse projeto teve resultado revelação de alunos que desenvolveram excelentes capacidades e habilidades de locução, sendo ao final do ano contratados para trabalharem em rádios locais.
Hoje aconteceu um fato inédito ainda na realização dos seminários regionais. Tivemos uma participação do professor e Dr. Alberto Tornaghi, por meio de vídeo conferência ou melhor dizendo (web conferência), direto do Rio de Janeiro, pela internet, de forma simples e sem nem um custo adicional. Conseguimos perceber a satisfação e emoção, não somente nossa, mas também do Professor Alberto Tornaghi que nos falou por alguns minutos com muito entusiasmo sobre a importância de nos tornarmos autores das nossas ações na escola. De não termos medo de ousar, de fazer diferente, de desafiar e enfrentar todos os desafios. O importante é começarmos a usar pouco a pouco, pelo simples, de maneira fácil, com aquilo que tivermos a nossa disposição, e assim avançando, a cada dia vamos dominando e colocando todos os recursos a nossa disposição e para a produção de diferentes atividades. Citou o exemplo dos professores de matemática que começaram usando o TANGRAN e que na atualidade já estão fazendo robôs e trabalhando com a robótica. Diz o professor: se tivessemos feito o contrário teríamos dado com os “burros na água”. Na medida em que produzir com uso do computador deixaremos de fazer apenas uma mera produção de texto e sim uma forma te interagir, publicar e divulgar tudo aquilo que produzirmos na escola e que proporcionar um avanço na educação. O professor e Mestre Edevamilton (Edy) disse: que precisamos de uma educação melhor, bem melhor do que a que nos foi apresentada. A realidade e a sociedade exigem de nós isso. Foi muito bom termos a partição do professor Alberto Tornaghi ao vivo. Isso nos mostra que poderemos sim fazer a diferença. Formações com qualidade e a distância, mas ao mesmo tempo muito presente e próxima. Parabéns ao professor Edy que sempre luta de forma incansável na busca de soluções para vencemos os problemas e desafios que nos são apresentados quase todos os dias
Tivemos muitas outras apresentações de resultados de sucesso, principalmente dos professores de línguas.
Após o intervalo tivemos algumas apresentações do Cefapro de Confresa. Foram feitos belos relatos e nos apresentado alguns projetos que foram desenvolvidos por professores das escolas do Pólo.
No período da tarde e a noite continuaram as oficinas que se repetiram com a participação de novos participantes.
Amanhã pela manhã teremos mais algumas apresentações de caso de sucesso, faremos a avaliação e encerramento do Seminário. 
Queremos agradecer ao Cefapro de Barra do Garças pela excelente acolhida que tivemos e parabenizar pela realização desse II Seminário de Tecnologia Educacional, que mesmo com tantas dificuldades acabou sendo realizado e que com certeza foi muito bom para todos nós. Temos certeza que quando todos os gestores (diretores(as) e coordenadores(as)) e as equipes dos Cefapros (professores de todas as áreas) entenderem que a tecnologia educacional não somos nós apenas que fazemos (os formadores de tecnologia educacional), mas todos os profissionais da educação e que precisamos do apoio de todos. Muito bem, Barra do Garças!! Vamos em frente!! E que venham os próximos seminários!! Obrigado a todos e tenho certeza todos estão crescendo e evoluindo um pouco mais a cada dia e a cada novo seminário ou encontro. Parabéns professor e mestre Edevamilton (Edy) por mais esta realização.
Autor: Vitorio Helatczuk
Montagem: Vitorio Helatczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional