Organize e melhore suas fotos no Windows Live Galeria de Fotos

28 de novembro de 2010


Programa é grátis e tem funções úteis para quem lida com imagens
Mauricio Bruginski, para o iG Tecnologia

Joseph Niépce, inventor francês do século 19 e um dos pioneiros da fotografia, não tinha problemas para organizar e editar suas fotos. O processo fotográfico era demorado, caro e não se podia alterar muita coisa. Hoje em dia tudo mudou. Com advento da máquina digital ficou tão fácil tirar fotos que o problema maior passou a ser tratar e organizar as imagens.
Baixe o Windows Live Galeria de Fotos no Superdownloads
O Windows Live Photo Galeria de Fotos é um produto grátis que pode ajudar nessas tarefas. Ele já vem em algumas versões do Windows, mas quem não tem pode baixá-lo com o pacote Windows Live Essentials. A seguir, o iG mostra como usar esse aplicativo para organizar, editar e compartilhar suas fotos.

Busca
Por meio do menu lateral esquerdo e superior central é possível buscar as fotos por data em que foi tirada, marcação, pontuação ou qualquer combinação desses quesitos.
Reprodução
Menu lateral: busca pelos dias em que a foto foi tirada
Menu lateral: busca pelos dias em que a foto foi tirada
Por padrão o Windows Live Photo Gallery procura por arquivos de mídia nas pastas “Imagens” e “Videos” do Windows. Caso queira adicionar outras pastas, importar de um scanner/câmera digital ou sincronizar com sua conta do Windows Live, clique no menu superior em “Arquivos” e selecione o documento desejado.
Exibição de fotos
Com o menu inferior do canto direito você tem as opções de dar um zoom, girar, excluir, exibir informações detalhadas nas miniaturas e iniciar uma apresentação de slide das fotos da galeria.
Reprodução
Edição: recorte de fotos é uma das operações fornecidas pelo programa
Exibição: menu inferior permite girar a foto, entre outras opções
Correção
O Windows Live Gallery dá a opção de fazer pequenas, porém muito úteis, correções nas imagens. Basta clicar duas vezes em determinada foto para acessar o modo “Corrigir”. O menu direito é auto-explicativo e sem grandes dificuldades de utilização. Por meio dele é possível corrigir olhos vermelhos, centralizar o eixo, cortar fotos e aplicar efeito preto-e-branco, entre outras tarefas.
Reprodução
Edição: recorte é uma das opções fornecidas pelo programa
Edição: recorte é uma das opções fornecidas pelo programa
Publicação
Chegou a hora de compartilhar suas fotos?  Então use o menu “Publicar” e compartilhe suas fotos no Windows Live (opção “Album online...”), no Flickr (opção “Mais Serviços > Publicar no Flickr...”) ou adicione um plug-in para enviar suas imagens diretamente para o Youtube ou Facebook, por exemplo.
Impressão
Porta-retratos digitais são muito legais, mas o charme de uma foto favorita num papel fotográfico ainda é imbatível. Para isso existe o menu “Imprimir”,  por meio do qual é possível configura formatos, resoluções e tipos de papel para imprimir. Existe uma opção neste menu chamada “Order print”. Mas ela por enquanto não funciona no Brasil já que não há uma empresa atrelada ao serviço de impressão paga de fotos.
Exportação
Por meio do menu “Criar”  é possível fazer um filme com as fotos selecionadas no Windows Movie Maker, gravar um DVD de fotos, gravar um CD de dados com os arquivos das fotos ou postar as fotos em um blog.
Já existe um novo Windows Live Galeria de Fotos em fase de testes, que incluirá funções como organizar as fotos por detecção de rosto (face recognition) e marcação por posicionamento geográfico (geo-tags). Mas ela ainda não tem data definida para lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional