Professores e gestores são capacitados para o Projeto “UCA”

25 de novembro de 2010


Mato Grosso inicia o processo de formação de professores e gestores das escolas que participam do Projeto “Um Computador por Aluno” (UCA), uma parceria do MEC com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). São nove escolas selecionadas para iniciar o projeto (cinco estaduais e quatro municipais), em que, no total, 3.724 computadores (laptops) serão entregues aos alunos das unidades escolares escolhidas.
Num primeiro momento, a formação para o uso dos equipamentos será oferecida aos gestores e professores, mas a intenção é envolver todos os servidores escola. No país, este trabalho será coordenador pela PUC de São Paulo. Em Mato Grosso, pela UFMT, em parceria com os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e Núcleos de Tecnologia Municipal (NTMs).
A UFMT definiu em reunião com os parceiros, entre eles a Universidade de Mato Grosso (Unemat) a formação de três grupos de  formação nas nove escolas. O trabalho será coordenado pela professora do Programa de Mídias na Educação da UFMT, Heliete Martins Castilho Moreno e, pelo coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira.

As escolas selecionadas para o projeto em Mato Grosso são as seguintes: Escolas Estaduais – “25 de Outubro” (Arenápolis),  “Nilce Maria de Magalhães” (Diamantino), “Professora Maria Nazareth Miranda Noleto” (Barra do Garças) “Damião Mamedes do Nascimento” (Jangada) e “Manoel Gomes” (Várzea Grande). Entre as municipais estão “Cristalino” (Água Boa), “Selvino Damian Prevê” (Santa Carmem), “Magda Ivana” (Jaciara) e “Rita Caldas Castrillon” (Cuiabá).
O processo de formação começou terça-feira( 23/11) em Cuiabá. A formação iniciada terá 180 horas de duração, entre etapas presenciais e a distância. Os cursos, nas nove escolas, vão se estender até junho de 2011, em quatro módulos.
Para o funcionamento do projeto, as escolas devem promover adequações na rede elétrica e no mobiliário. A Escola Estadual “Damião Mamedes”, de Jangada, foi a primeira a concluir este etapa.
Pelo projeto, em vez de cadeiras individuais, as salas contam com bancadas que mantém o aluno olhando para frente, onde está o professor. As bancadas possuem espaço para a colocação dos laptops e dos cadernos e livros do aluno. Na própria bancada existem tomadas para que o aluno recarregue a bateria do equipamento. A fiação é toda embutida.

SERGIO LUIZ FERNANDES 
Assessoria/Seduc-MT

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