HIV/AIDS EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO-ESCOLA ROSMAY KARA JOSÉ- CEFAPRO JUARA

1 de dezembro de 2010



Professores – Alice M. Moreno – Margarida de Góis
            Este projeto visa à área da Educação, promovendo assim a divulgação de intervenções sobre HIV/AIDS, através da conscientização sobre o que são as doenças e as formas de contágio. Este trabalho será realizado por meio de palestras, informativos e atividades práticas utilizando a montagem da árvore do prazer e questionário individual. Acreditamos que o conhecimento e as informações de cada um (a), com a participação do profissional da saúde, dos educadores (as), são instrumentos eficazes para propiciar mudanças de atitudes a partir de uma educação integral, que busque o pleno desenvolvimento dos (as) educandos (as), fundada nos princípios da liberdade e da solidariedade humana e no respeito às diferenças.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
- Propiciar momentos de discussão com palestras sobre as temáticas do projeto, HIV/AIDS Educação e Prevenção, com educandos do 2º ano A do Ensino Fundamental do período vespertino da Escola Estadual Rosmay Kara José, sobre como prevenir a AIDS, e se colocar contra o preconceito aos portadores do vírus HIV.
Objetivos Específicos
- Sensibilizar os educandos, dando subsídios e informações para tratar do assunto, prevenção ao HIV/AIDS.
- Levar ao conhecimento dos alunos, comunidade e amigos (agentes multiplicadores), a mensagem aprendida.
- Apresentar materiais pedagógicos para o trabalho educativo sobre a temática, assim como promover espaço de exposição e diálogo entre professores, profissional de saúde e alunos.
Recursos Físicos
Cartaz da árvore do prazer, canetas, pincel atômico, tesoura, cartelas coloridas, fita crepe, cartolina, fitas, camisinhas, panfletos, textos informativos, máquina fotográfica, CDs e Notbook.
Recursos Humanos
Professores, alunos e profissional de saúde.
METODOLOGIA
Assistir vídeos, relacionados ao tema, fixar a árvore do prazer no quadro, distribuir as cartelas de três cores, apresentação do Profissional de Saúde. Primeiro Momento; trabalhar os prazeres, diretamente associado ao tema do projeto. Segundo Momento; trabalhar os riscos em torno do prazer (sexo), colado na posição central da árvore. Terceiro Momento; formas de proteção dos prazeres da vida. Em seguida distribuição do questionário para cada aluno, com respostas individual, relacionados ao tema do projeto.  Em seguida palestra com o profissional de saúde; informações sobre a prevenção ao HIV/AIDS, como ocorre o contagio e de como usar corretamente a camisinha, masculina e feminina.
AVALIAÇÃO
Ao final deste projeto, esperamos que os educandos sejam multiplicadores, e que possam ter uma visão positiva da sexualidade e prevenção do HIV/AIDS, desenvolvendo assim uma comunicação clara nas relações interpessoais, na elaboração de seus próprios valores e a tomarem decisões responsáveis que propiciem a escolha de um modo de vida saudável, bem como mudanças comportamentais no futuro destes estudantes, como prática de sexo seguro, redução da incidência da AIDS. Pois percebemos que a atenção estava voltada para a informação da temática do projeto, bem como as perguntas e o interesse em saber mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional