Uso da internet por crianças no Brasil ainda é pequeno; escola perde para LAN houses

21 de dezembro de 2010


Enquanto existe uma parcela expressiva de crianças que já usa computadores no Brasil, o acesso delas à internet ainda é considerado pequeno. Além disso, a escola, que poderia desempenhar um papel importante no acesso à web, fica apenas em terceiro como local onde as crianças usam a internet com mais freqüência, perdendo para as residências e LAN houses. Ou seja: elas passam mais tempo navegando no ambiente doméstico e de acesso pago do que escolar. 

Essas são as conclusões de uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por crianças no Brasil divulgada nesta quinta-feira (7). O estudo foi realizado pela primeira vez no país pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do .Br), entidade que implementa as decisões e projetos do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
De acordo com o levantamento, 57% das crianças já usaram um computador, mas apenas 28% afirmam ter navegado na internet. Apenas 15% dos domicílios selecionados pela pesquisa tinham acesso à internet. A principal barreira ainda é o custo do serviço (55%), enquanto a falta da sua disponibilidade (26%) fica em segundo lugar, principalmente nas áreas rurais.
Na lista de locais de acesso utilizados com mais freqüência, os domicílios aparecem com 46%, as LAN houses ficam com 17% e as escolas, 14%.
Para Hartmut Richard Glaser, diretor executivo do CGI.br, é necessário um esforço maior governamental para legalizar as LAN houses, atualmente proibidas de serem usadas por menores de idade pela caracterização como “casas de jogos”. “A legalização desses estabelecimentos tem importância crescente. Além das crianças, há outros 30 milhões de brasileiros que necessitam das LAN houses para se conectarem à internet. É preciso encontrar uma forma de mantê-los conectados”, destacou.
Ainda assim, a escola é o principal local onde as crianças aprendem a usar o computador e a internet: 20 % delas afirmaram ter aprendido a usar a tecnologia no local de ensino. A contradição, segundo Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), deve-se à inexperiência dos professores e coordenadores em ligar o conteúdo pedagógico à tecnologia. “Muitas das escolas visitadas ficam com os laboratórios de informática fechados. As escolas ainda não sabem se apropriar da tecnologia e incorporá-la no ensino”, explicou.
Quando o assunto é telefone celular, cerca de 65% das crianças dizem já ter utilizado, enquanto 14% possuem um aparelho.
O estudo levou em conta brasileiros na faixa etária de 5 a 9 anos. Foram feitas 2.502 entrevistas nas áreas área urbana e rural. A pesquisa confirmou que há uma variação regional grande no uso da internet por crianças. Nos últimos três meses, o Centro-Oeste registrou o maior uso, com 43%, enquanto Sul e Sudeste ficaram respectivamente com 40% e 38%. As regiões Norte e Nordeste registraram as menores taxas, com 12% e 13%.
Jogos e redes sociaisAo utilizar o computador, 80% das crianças declararam o desenho como atividade principal: 64% usam o PC para escrever textos e 60% para ouvir música.
Na pesquisa com resposta estimulada,  as principais atividades das crianças quando acessam a internet estão relacionadas a jogos (97%), seguido do acesso a sites de desenhos na TV (56%). O estudo aparece em terceiro lugar com 46%, e a conversa com amigos e parentes por chat ou comunicador instantâneo na quarta posição, com 31%.
Na pesquisa utilizando menções espontâneas, as crianças afirmaram em 91% dos casos usar a internet para jogar. As redes sociais marcam presença significativa: 27% dos entrevistados disseram usar a internet para acessar sites de relacionamento como o Orkut.
Nas atividades realizadas pelo celular, 88% das crianças afirmaram jogar no aparelho; 64% declararam ter ligado para alguém e 60% disseram ouvir música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional