Pesquisa realizada nos USA sobre uso de internet por jovens X Dados sobre uso de internet no Brasil

6 de janeiro de 2011

Estudo da Pew Research aponta que, nos EUA, web é o canal preferido de notícias entre 18 a 29 anos; meio é o único que cresce em todas as idades.

Preferida entre os jovens, a Internet caminha para tomar o lugar da televisão como principal fonte de notícias, revela pesquisa do Pew Research Center for People & the Press. Os números foram divulgados na terça-feira (4/1).
De acordo com o levantamento, 41% dos americanos citaram a Internet como fonte da maior parte das notícias que leem, abaixo apenas da televisão (66%). Jornais foram citados por 31% e rádio, por 16%.
No entanto, dos quatro veículos, a Internet é a única que mostra uma curva ascendente. Em 2001, a TV tinha 74% da preferência; os jornais, 45%; o rádio, 18% e a Internet, apenas 13%.
Nas entrevistas, as pessoas podiam citar até duas fontes de informação - daí o total das porcentagens superar 100%.
Em termos de faixa etária, a Internet já é apontada como principal fonte de informação por jovens de 18 a 29 anos: 65% disseram consultá-la para se informar, mais que TV (52%) e jornal (21%).
Entre adultos de 30 a 49 anos, a Internet aparece em segundo lugar, com 48%. A TV foi citada por 63% e os jornais, por 22%.
Embora a TV seja a principal escolha para adultos de 30 anos ou mais, é apenas na faixa acima dos 50 anos que os jornais surgem na segunda posição. Entre adultos com 65 anos ou mais, o jornal é citado por 47%.
A pesquisa foi efetuada entre os dias 1 e 5 de dezembro e ouviu, por telefone, 1.500 adultos nos Estados Unidos.

Notícia de 06/01/2011

Estatísticas e dados sobre a Internet no Brasil

Número de usuários

Geeks com seus computadores
Foto:
Beth Kanter
Segundo o F/Nazca, entre os brasileiros com mais de 12 anos, 54% costuma acessar a internet (81,3 milhões de pessoas). O principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010)[1]. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet[2].

Internautas ativos

Segundo o instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010, o número de usuários ativos (que acessam a Internet regularmente) cresceu 13,2%, atingindo 41,7 milhões de pessoas. Somado às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões[3]. 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente[4].
Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais.[5].
Gráfico exibindo o crescimento da internet nas residências, com uma penetração de 8,6% em 2001 até 20,4% em 2007

Tempo médio de navegação

Desde que esta métrica foi criada, o Brasil sempre obteve excelentes marcas, estando constantemente na liderança mundial. Em julho de 2009, o tempo foi de 48 horas e 26 minutos, considerando apenas a navegação em sites. O tempo sobe para 71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line (MSN, Emule, Torrent, Skype etc)[6].

Comércio eletrônico

No primeiro semestre de 2008, as compras on-line somaram R$ 3,8 bilhões (45% mais do que igual período de 2007)[7]. O ano fechou em R$ 8,2 bilhões (crescimento de 30% na comparação com 2007). A previsão para o primeiro semestre de 2009 era de R$ 4,5 bilhões[8], mas, mesmo com crise, o faturamento foi de R$ 4,8 bilhões, 27% a mais em relação ao mesmo período de 2008. O valor médio das compras é de 323 reais[9]. A previsão é que o ano feche em R$ 10,6 bilhões.

Publicidade on-line

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV[10]. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços[11]. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online[12].

Venda de Computadores

São 60 milhões de computadores em uso, segundo a FGV, devendo chegar a 100 milhões em 2012[13]. 95% das empresas brasileiras possuem computador[14].

Banda larga

Modem com LEDs acessos
Foto:
Declan Jewell
Atingimos 10,04 milhões de conexões em junho de 2008: um ano e meio antes do previsto, já que essa era a projeção para 2010[15]. Quanto ao volume de dados, o incremento foi de 56 vezes de 2002 até 2007. E a projeção é de um aumento de 8 vezes até 2012[16]; o número de conexões móveis cresceu de 233 mil para 1,31 milhão em um ano[17]; Sistemas gratuitos de banda larga sem fio (Wi-Fi) funcionam nas orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, nos Morros Santa Marta[18] e Cidade de Deus[19] e na Praça Roberto Silveira, em Duque de Caxias[20]. Estão nos planos: São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e 58km da Avenida Brasil[21], todos no Rio de Janeiro.

No Mundo

O número de usuários de computador vai dobrar até 2012, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet[22], a cada minuto são disponibilizadas 35 horas de vídeo no YouTube[23] e cada segundo um novo blog é criado[24]. 70% das pessoas consideram a Internet indispensável[25]. Em 1982 havia 315 sites na Internet[26]. Hoje existem 174 milhões[27].

Notícia atualizada em 03/12/2010

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