MT se destaca na formação tecnológica para servidores da rede pública

11 de fevereiro de 2011


Mato Grosso aparece em posição de destaque no cenário nacional no quesito formação de profissionais, ofertada por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que promove o uso das tecnologias e Comunicações (TICs) na rede pública. Informações da coordenação de Formação e Tecnologia aponta o Estado na primeira colocação global, com cerca de 31 mil formações, frente as demais unidades federativas.
No ano de 2010, um total de 16.102 profissionais participaram das formação em Introdução à Educação Digital (IED), com carga horária de 40h/aulas. Outros 11,6 mil participaram das aulas em TICs: Tecnologia da Educação, que tem carga horária de 100h/aula. E ainda 3,9 mil participaram das atividades desenvolvidas por meio do Projeto Integrado de Tecnologia de Currículo (Pitec), que possui  carga horária de 40h/aulas. As informações constam no Sistema de Informações-Proinfo. 
Edevamilton de Lima Oliveira, coordenador de Formação e Tecnologia, que atua junto a Superintendência de Formação da Secretaria de Estado de Educação em Mato Grosso (Seduc/MT), explica que todas as capacitações foram ofertadas por meio dos 15 Cefapros (Centro de Formação e Atualização de Professores)  e também por meio dos Núcleos de Tecnologias Municipais (NTEs) das cidades de Várzea Grande, Sinop e Terra Nova do Norte. Em  Cuiabá o  NTEs está em fase de estruturação. Para este ano, explica, a intenção é a de que a primeira capacitação já aconteça no mês de março.
Como a demanda de profissionais a serem capacitados é grande, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza recursos para contratação de multiplicadores bolsistas que atuam junto aos Cefapros. “O processo de seleção é feito por cada Cefapro, via recursos do FNDE,  para a contratação. A eles cabe a formação e, a nós, a gestão dos contratos”, explica. No ano passado os investimentos com o pagamento dos mutiplicadores  chegou a R$ 1,171 mi.
Ele ainda pontua que “o foco do programa é o atendimento daqueles profissionais que atuam em unidades que possuem laboratório de informática e,  para 2011, o Proinfo concedeu aos Estados a possibilidade de adesão direta as atas. Na prática, os Estados poderão fazer a aquisição de maneira direta, a partir deste ano”. 
Ainda segundo Oliveira, todo o material está disponível  nos blogs dos Cefapros e também por meio do site http://www.tecmt.com.br/ Qualquer cidadão pode acessar e usufruir do conteúdo, entretanto, a certificação só é emitida por meio dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional