Oficina do Intercom aborda “Blogs colaborativos para a educação em rede”

10 de junho de 2011

 Durante a oficina de ontem (08), no período matutino, a mestranda em Estudos de Linguagem, professora Ana Regina Bresolin, ministrou o tema “Conhecimento distribuído e sua (re) significação: blogs colaborativos para a educação em rede”.
A oficina fez parte da programação o XIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste (Intercom), que conta com minicursos, palestras, mesas-redondas e grupos de debates, e que se estende até a próxima sexta (10).
O Evento está sendo realizado no Instituto de Linguagens do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, e recebe estudantes, professores e profissionais das diversas áreas de Comunicação Social e afins.
Criado com o objetivo de se tornar um diário virtual, a partir de sua definição original (Web Log), os blogs ganharam um novo significado. Neles são postados diariamente conteúdos como vídeos, textos opiniativos, fotografias, e links diversos sobre o que de mais relevante considerar seu autor, de modo que terá sucesso à medida em que mais acessos e seguidores obtiver.
Para isso é necessário estar consciente de que não se trata de uma ferramenta autoral de apreciação individual, mas deve ter uma utilidade pública, mesmo para entretenimento.

“É necessário se atentar ao aspecto visual do blog, dando um tratamento estético atraente, com cores atrativas, layout clean, novidades da Web, postagens recentes e que permita a formação de comunidades virtuais, em que há interação de blogueiros de diferentes regiões ou até mesmo países, formando uma verdadeira aldeia global”, destaca Ana Regina.
Em sua pesquisa, foram analisados diferentes blogs que funcionavam como diário de classe, expondo as atividades realizadas e que causavam certa disfunção, pois só serviam para um público restrito de alunos que acessavam o blog por obrigação.
Em outros exemplos, ela demonstrou como o blog pode ser um aliado no aprendizado de uma Língua estrangeira. Tratam-se de projetos que inseriram os blogs como ferramenta de aprendizagem, aproximando os conteúdos vistos em sala, da realidade dos alunos. Mais tarde, ambos os projetos encontraram embasamento teórico nesta prática, assim como a pesquisa feita pela mestranda.
Segundo Ana Cristina, o blog deve servir como estratégia de aprendizado, um espaço aberto para a informação, discussão e opinião. “É neste aspecto que o blog se diferencia dos sites em geral, pois permite a integração e a colaboração dos internautas na formação de conteúdos, em que é possível o ato de se colocar no lugar de outros, assumindo identidades e propondo soluções para os problemas apresentados.”
Ela destacou também a função do professor em sala de aula, que não deve ser o detentor de conhecimento, mas o facilitador, Nesse processo, a aluno acrescenta informações e conhecimentos que recebem pela Internet e que são válidas na difusão de conteúdos dados em sala de aula. “È preciso uma mudança de mentalidade dos professores que têm dificuldade em aceitar a Internet pode ser uma grande aliada no processo educativo e não uma vilã como comumente é considerada".


Fonte:  http://www.ufmt.br/ufmt/site/index.php/noticia/visualizar/2410/Cuiaba

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