PROJETO “MERCADINHO NA SALA”

13 de julho de 2011

ESCOLA ESTADUAL “MARIA QUITÉRIA”
PROJETO
“MERCADINHO NA SALA”

Turma: 3º Ano Fundamental/ 1º Ciclo/ 3º Fase


Professora: Maria Izabel Perdoncini Lisandro

Coordenadora: Iloni Lucia Horn
Área: Ciências Naturais e Matemática com interdisciplinaridade em Linguagem
Eixo: Grandezas e Medidas
Capacidades: Sistema Monetário Brasileiro
Tempo estimado: uma semana



Objetivos:
·        Desenvolver o cálculo mental;
·        Reconhecer cédulas e moedas com seus respectivos valores;
·        Calcular gastos e troco utilizando o processo aditivo e subtrativo de forma escrita e oral;
·        Usar a calculadora para adições e subtrações;
·        Classificar e selecionar produtos;
·        Comparar valores monetários;
·        Ler os rótulos dos produtos;
·        Etiquetar as embalagens;
·        Elaborar situações problema a partir de sua compra;


 Recursos:
·        Embalagens vazias;
·        Calculadora;
·        Material para anotação;
·        Cédulas e moedas fantasia;


Procedimentos:
* Realização de coleta de embalagens vazias, trazidas pelos alunos;
* Colocar preços nas embalagens;
* Organizar os produtos nas  prateleiras;
   * Selecionar as embalagens de acordo com a utilidade;
 * Retirar os produtos prejudiciais à saúde;
* Recortar o dinheiro que será utilizado;
* Dividir em duplas para  estimular a ajuda mútua (compra e caixa);
 *Distribuir cédulas e moedas variadas para a compra e para os caixas;
Os alunos irão comprar os produtos e fazer o registro destes com seus respectivos valores para posterior elaboração de probleminhas. Os caixas ficarão responsáveis pela cobrança e troco. Será feito rodízio das funções.

Avaliação:
*Será observado o desempenho dos alunos durante as atividades;
*Através dos registros feitos pelos alunos;
*Por meio de  cálculos escritos e orais (mentais).



RELATÓRIO

Durante uma semana foram realizadas atividades diversas envolvendo o real. Como ponto de culminância dos trabalhos foi montado  o “ Mercadinho”. Os alunos trouxeram embalagens diversas que, juntamente com o professor, foram organizadas em prateleiras, com seus respectivos preços e selecionando os produtos como; limpeza, higiene, material escolar e produtos prejudiciais à saúde. Os alunos foram organizados em duplas para as tarefas de compra e serviço de caixa, revezando-se. O dinheirinho foi recortado e distribuído para cada dupla.
Ao final desta atividade percebemos  que o aluno aprendeu de maneira prazerosa e lúdica a manipular moedas e cédulas, calcular troco com calculadora, bem como comparar valores. Os alunos que apresentavam maior habilidade e/ou facilidade auxiliavam os demais.
Com os registros feitos no decorrer das compras, de produtos e valores, os alunos elaboraram, no dia seguinte, situações problema também em duplas, com orientação do professor.
Algumas conversas foram realizadas sobre os alimentos que fazem mal à saúde.
Após ter sido realizada uma avaliação individual e escrita, constatamos que alguns alunos ainda encontram dificuldades, sendo necessário uma retomada das atividades relativas à temática.

Um comentário:

  1. Parabéns à professora organizadora desse projeto e a você Maike pela brilhante ideia de compartilhar essa experiência...São situações reais como essas que faz com que o processo de aprendizagem seja significativo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional