Workshop de Mídias Sociais , Software Livre e Web Rádio

30 de março de 2012

O Núcleo Tecnológico Municipal “Maria Tereza da Silveira Gava” através da Coordenadoria de Programas e Projetos/SME conjuntamente com a Escola de Governo apóia a iniciativa do Secretário Ozéias Lima Veras da Secretaria da Diversidade Cultural, que na abertura do evento enfatizou a importância do uso das Redes Sociais nos dias atuais e como se tem difundido a Web Rádio e o uso do Softwares Livre pelos governos por isso fez um grande esforço em trazer para Sinop o Projeto de Intercâmbio Cultural organizado por Viviene Lozi - Diretora do Pontão Ação Cultural em Rede e Coordenadora Pedagógica do Projeto Intercâmbio digital de Cuiabá apresentando com sua equipe as seguintes oficinas no Workshop:

Programação:
- Workshop de Mídias Sociais (Sexta-feira - período noturno) com 30 vagas ou a quantidade de terminais que a instituição disponha;
- Oficina Entendendo e Usando Softwares Livres (sábado das 7:30h às 11;30h período matutino e das 13:30h às 17:30h período vespertino, com a carga horária 8h) 30 vagas ou a quantidade de terminais que a instituição disponha;
- Oficina de Web (sábado das 7:30h às 11;30h período matutino e das 13:30h às 17:30h período vespertino, com a carga horária 8h) 30 vagas ou a quantidade de terminais que a instituição disponha;
- Discussão sobre as atividades e encerramento com a entrega de certificados (domingo, das 8h às 11h da manhã com a carga horária 3h).

Resumo das oficinas:
Oficina de Software livre. (Sábado - período matutino e vespertino)
Façamos a provocação "Porque não ser livre?"
O mercado hoje tende a uma nova forma de pensar com uso de softwares para celulares, tablets, notebooks, reprodutores de áudio e vídeo entre outros. O mercado como um todo pede profissionais, que acima de tudo pensem de forma livre e principalmente colaborativa. O Linux é atualmente a menina de ouro do governo Federal. A política do Software livre nos transporta para uma nova forma de ver e viver o que antes era impossível, ou seja, trabalhar e pensar de forma colaborativa. Nesta oficina vamos desbravar os quatro pilares que movem este novo mundo: a política, as suas possibilidades, o mercado e aplicações que tem em nosso dia-a-dia.
Ministrante: Luiz Anderson Camargo (monstrinho)

Web rádio. (Sábado - período matutino e vespertino)
Com a popularização da internet e a convergência dos Meios de Comunicação convencionais, o rádio também não podia ficar de fora. O rádio na internet não tem nenhuma coisa nova, de hoje, mas vem se popularizando cada vez mais. Grandes emissoras de rádio AM/FM fazem transmissões on-line de suas programações. Outra vertente da rádio na internet é a produção independentes chamados Pod Cast. Que são também programas radiofônicos, só que feitos em casa e ou de forma amadora.
Ministrante: Igor L. de Oliveira

Oficina de Mídias Sociais. (Sexta-feira - período noturno)
A oficina tem como objetivo abordar as principais mídias sociais, suas ferramentas e todas as possibilidades que elas trazem de divulgação e interação com os usuários das redes. A prática irá incluir criação e manutenção de perfis, uso das ferramentas e aplicativos de cada plataforma e integração entre elas. As redes trabalhadas serão: Facebook, Twitter, Flickr, Youtube e Blog. Além da prática, será também brevemente ministrado conteúdo que possibilitará o desenvolvimento de estratégias de ações individuais ou com o cotidiano e trabalho desenvolvido pelos participantes, para que posteriormente os mesmos decidam quais usar de acordo com as atividades e realidades de suas instituições.
Ministrante: Francisco Krauss (Chicó)

Estaremos colhendo imagens em áudio e vídeo dos participantes das oficinas, parceiros como Secretario de Cultura e Prefeito para comentar sobre o município receber o projeto. O documentário e as fotos estarão disponíveis em canal da internet no youtube e flicker.
Direção, roteiro e fotografias: Viviene Lozi
Imagens, áudio e edição: Yuri Missawa


Post. Prof. Nilton Matsui
Coordenador do Núcleo Tecnológico Municipal
Fonte: NTM “Maria Tereza da Silveira Gava”
Fotos: Helton Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional