SEMINÁRIO REGIONAL DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM TANGARÁ DA SERRA E A PARTICIPAÇÃO DO SETOR DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

12 de agosto de 2010

No Seminário Regional das Orientações Curriculares em Tangará da Serra.
O setor de Tecnologia Educacional marcou presença com o tema: NOVAS TECNOLOGIAS PARA UMA NOVA EDUCAÇÃO. Apresentado pela professora formadora em Tecnologia Educacional Antônia Ustulin.
A Prof. conceituou Tecnologia Educacional como: “um meio pelo qual se conecta o professor, a experiência pedagógica, e o estudante para aprimorar o ensino, (Timótheo Neuby).
Na sequência provocou a seguinte reflexão: “Para que serve um clipes fora prender o papel?” Fez a analogia em relação ao computador dizendo que é um artefato, um instrumento que o ser humano determina uma ação e que se transforma num espaço de lazer, de cálculo, de orientação à saúde, de ensino, de informação...
Também falou sobre criatividade mostrando as diversas formas de se usar o lápis conforme Seymour Papert disse quando ao responder a questão que ele mesmo formulou: “De que forma o lápis pode ser usado? De tantas formas que não podemos fazer uma lista. Ele foi incorporado, tornou-se parte de tudo. Assim é com o computador e com a internet...” (Seymour Papert).
Mostrou também as dez caracteristicas dos jovens da geração Net. São: independência, mente aberta, sociabilidade, opiniões livres e fortes, espírito inovador, capacidade investigativa, maturidade, imediatismo, sensibilidade, autoconfiança. Lembrou que para formular o Currículo que irá Orientar esta geração de jovens e crianças por mais uma década pela frente temos que saber quem são estes jovens e crianças, o que estão fazendo, onde estão fazendo, como estão fazendo e o que estão pensando.
Aproveitou do momento e mostrou a comparação que Papert fez em sua pesquisa entre o ensino tradicional e ensino Interativo.
TRADICIONAL
• APRENDIZAGEM POR INSTRUÇÃO.
• APREND. CENTRADA NO PROFESSOR.
• ABSORÇÃO DA MATÉRIA-DECORA.
• CONTEÚDO VOLTADO PARA A ESCOLA.
• UM TAMANHO PARA TODOS.
• ESCOLA COMO TORTURA-TRANSMISSOR DO CONHECIMENTO.

INTERATIVO
• APREND. POR HIPERMÍDIA.
• APREND. CENTRADA NO ALUNO-MEDIADA.
• APRENDENDO A APRENDER
• CONTEÚDO PARA A VIDA – VITALÍCIO-CONTEXTUALIZADO.
• CONTEÚDO SOB MEDIDA.
• ESCOLA COM DIVERSÃO, AMBOS VÃO COM PRAZER, PROFESSOR E O ESTUDANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional