Projeto “sala de professor” revela dados interessantes sobre tecnologia da Escola Rosmay Kara José de Novo Horizonte do Norte CEFAPRO-JUARA

17 de setembro de 2010

No encontro de formação continuada do projeto “sala de professor” realizado no dia 16 e 17 de agosto, foi proposto aos professores presentes a realização de uma pesquisa com os alunos para que pudéssemos analisar a realidade dos alunos frente a utilização da informática em seu cotidiano e o que os mesmos pensam sobre a tecnologia no ambiente escolar e as contribuições desta na aprendizagem.
Os professores entregaram um questionário elaborado durante a formação aos alunos onde os mesmos responderam a 14 questões relacionadas à tecnologia. Os alunos respondiam os questionários sem a necessidade de se identificarem e devolviam-nos para tabulação e construção de gráficos a partir dos dados coletados. Os professores também responderam a um questionário próprio elaborado para os mesmos também sobre tecnologia, o que possibilitou a comparação de algumas questões.
Uma das perguntas dizia respeito a ter computador em casa e a ter acesso a internet, o gráfico a baixo mostra o percentual de alunos frente a essa pergunta.



O gráfico nos mostra que nossos alunos estão próximos do cenário nacional, onde segundo pesquisado na internet a média nacional de pessoas com computador em casa é de 36% ( Marina Lang, Folha Online acessado em http://www.administradores.com.br/informe-se/tecnologia/computador-chega-a-36-das-casas-no-brasil-diz-pesquisa/36118/) e segundo o gráfico a médias dos alunos com computador em casa é de quase 35%, ou seja muito próxima. Em compensação, entre os que tem computador em casa a média dos que tem acesso a internet é muito maior que a nacional, já que a nacional é de apenas 27% enquanto o gráfico aponta a média dos alunos ser um pouco superior a 56%.
                Esses dados divergem do que tínhamos como senso comum, pois acreditávamos que não teríamos nem tantos alunos com computador em casa, muito menos com acesso a internet, isso por que em nossa escola  70% dos alunos são oriundos da zona rural.
                Entre os alunos que tem computador em casa, 75% afirmam utilizar o mesmo para fazer trabalhos escolares, enquanto 25% diz não utilizar dos mesmos para tal finalidade. No entanto, quando perguntados sobre o que mais fazem no computador de casa, os trabalhos escolares ficam sendo a tarefa menos realizada, enquanto os jogos lideram a lista das tarefas mais realizadas, como pode ser visto no gráfico abaixo.

 A pesquisa revela ainda que 100% dos alunos utilizam o laboratório de informática e a grande maioria tem consciência de que o espaço é destinado para fins pedagógicos sendo que a grande maioria o utiliza para realização de pesquisas escolares, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Com relação ao uso da tecnologia no ambiente escolar, a maioria dos alunos acredita que realmente é um meio que possibilita melhor compreensão dos conteúdos a serem estudos, como pode ser visto no gráfico a frente.




 Além disso, mais de 96% dos alunos acreditam que com o uso da tecnologia disponível na escola (TV, DVD, Data-Show, Laboratório de informática, rádio escola, aparelhos de som, etc) possibilitem que a aula fique mais atrativa, e mais de 97% acha que o uso do computador contribui na compreensão dos conteúdos escolares.
                A pesquisa revela também que o blog da nossa escola ainda é desconhecido pela metade de nossos alunos, provavelmente pelo fato de que a maioria dos próprios alunos não tem blogs, como podemos ver no gráfico a frente.


Além da pesquisa realizada com os alunos, os professores também responderam a um questionário próprio sobre a utilização da tecnologia no contexto escolar. Os dados coletados entre os professores diferem um pouco dos alunos, o fato de ter computador em casa e acesso a internet está muito acima da média geral nacional, como pode ser verificado no gráfico abaixo.
Em nossa escola a maioria dos professores já dispõem de notebook próprio, já que a mesma mantém dois pontos de internet sem fio via wireless que cobre todas as dependências da escola.  A foto abaixo ilustra  essa situação.

Diferentemente do ocorrido com os alunos, entre os professores os dados levantados apontaram que 100% acredita que o uso da tecnologia disponível em nossa escola contribui para tornar a aula mais atrativa, além de 100% também achar que o computador pode ajudar na compreensão dos conteúdos escolares. Além disso, a pesquisa mostra que os professores tem consciência da importância de se atualizar frente a necessidades da tecnologia no ambiente escolar, como podemos ver no gráfico a frente.

Fonte:http://escolarosmay.blogspot.com/2010/09/resultado-da-pesquisa-com-alunos-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional