ESCOLA ESFA ARIPUANÃ

28 de outubro de 2010


Estamos hoje em aripuanã, na Escola Estadual São Francisco de Assis. Essa escola também está muito bem organizada e cuidada. O LIED está muito bem organizado e cuidado. A responsabilidade do LIED é da tecnica Edinabel, que também vem desenvolvendo um excelente trabalho, sempre trabalhando em sintonia com os professores e com a coordenação da escola. A técnica também é responsável pela manutenção do site da escola (www.escolasaofranciscodeassis.com). O site também vem sendo alimentado e mantido sempre com novas informações. Fomos muito bem recebidos pela coordenação e direção da escola. Passamos algumas horas conversando com a coordenção da escola sobre o Sala de Professor e sobre os projetos e ativiadades que estão sendo desenvolvidos na escola. Parabéns a técnica do LIED pelo bom trabalho que vem desenvolvendo e parabéns a coordenação, direção e professores pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo, tendo sempre como base o aluno e a qualidade do ensino. Clique no leia mais, para saber mais sobre essa escola.

Estivemos na Escola Estadual são Francisco de Assis para acompanharmos como estão sendo desenvolvidas as atividades pedagógicas e como vem sendo realizado o projeto Sala de Professor. Fomos muito bem recebidos pela equipe gestora da escola, que nos atendeu prontamente ns fornecendo todas as informações sobre o desenvolvimento das atividades da escola. A coordenadora Cezenir, juntamente com a coordenadora Mônica, nos mostraram os projetos e atividades que a escola vêm desenvolvido.
A Escola Estadual São Francisco de Assis tem como "carro chefe" o projeto ECARIPUANÃ É um Projeto de Educação Ambiental para Cidadania com olhar voltado para a história local, sua ocupação sócio-político-econômico, buscando uma visão clara e concisa, dos principais fatos que marcaram a história do MUNICIPIO DE ARIPUANÃ, desde seu “nascimento” até hoje. O objetivo é fazer um resgate da historia do município de Aripuanã. No plano didático, a preocupação principal foi a de despertar a participação dos alunos na historicidade, nesse sentido desse projeto tem como finalidade montar um acervo enriquecido por: mapas, cartas, fotos, documentários, relíquias e tudo mais que demonstra e conte a historia e que tenham embasamento e conhecimentos teóricos das diversas áreas. Além de oportunizar diversas situações destinadas a monitorar a aprendizagem, desenvolver a reflexão e preparar o aluno para as atividades escolares diárias. Visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes como tendo como base o seu bem estar, fazendo a comunidade escolar, e local, compreender a cidadania como participação social e política, bem como, o exercício de direitos e deveres, políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes nas resolução de problemas com enfoque de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, exigindo para si o mesmo respeito. A unidade escolar deseja contribuir para o ser (homem, humano), morador de Aripuanã e indivíduo aprendente (que aprende no seu dia-a-dia), identifique-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio em que vive.
O Sala de Professor vem sendo muito bem desenvolvido e a previsão do encerramento está prevista para segunda semana de novembro de 2010. A participação dos professores é muito boa, são feitas muitas contribuições e participações nos debates e enfrentamentos de idéias. Lembramos a importância dos professores estarem integrando os recursos tecnológicos nas suas atividades e práticas pedagógicas.
O LIED da escola está muito bem cuidado e organizado. No momento em que chegamos na escola já estava sendo usado pelos alunos. Pudemos perceber que realmente é importante para a escola e que tantos os professores quanto os alunos estão usando bastante o laboratório. Ficamos muito satisfeitos e felizes quando percebemos que os LIEds vêm conseguindo cumprir o seu papel na escola. E ver que os professores e os alunos estão buscando cada vez mais fazer uso da internet para melhor as aulas e a qualidade de suas atividades e projetos desenvolvidos. Também é de suma importância que a pessoa responsável pelo LIED esteja sintonizada com o projeto político pedagógico da escola. Conseguimos perceber que a técnica Edinabel está integrada a proposta da escola, conhece o projeto pedagógoco e procura orientar os professores para que consigam tirar o máximo de proveito ao usarem o LIED.
A escola está com o muro todo pintado pelos alunos. São lindas pinturas e verdadeiras obras de arte. Você pode ver nas fotos que colocamos logo abaixo. O mural da escola está bem organizado e bonito. Logo na entrada da escola temos um painel com as fotos de todos os alunos que concluiram o ensino médio na Escola Estadual São Francisco de Assis. Esse painel é o resultado de um projeto que foi desenvolvido na escola para resgatar a origem ou o início da escola.
Nossos parabéns a todos os servidores da Escola São Francisco de Assis pelo bom trabalho que estão desenvolvendo. Parabéns a gestão que tem procurado fazer um trabalho articulado e sintonizado com o contexto da comunidade e por isso tem tido grande sucesso na realização dos seus projetos.
Autor: Vitorio Helatczuk
Montagem: Vitorio Helatczuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional