Web-conferência é destaque em seminário da Seduc em Barra do Garças

13 de outubro de 2010


O uso das atuais tecnologias na Educação se fez presente de uma forma bem objetiva no recém terminado II Seminário de Tecnologia Educacional dos Pólos de Barra do Garças, Confresa e São Felix do Araguaia. O evento, uma promoção da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi realizado de 6 a 8 de outubro, em Barra do Garças.
O seminário deveria contar com uma palestra do doutor em Engenharia de Sistemas e consultor do MEC, Alberto Tornaghi. Só que o mesmo, que já havia feito uma palestra em evento semelhante da Seduc, em Cáceres, não pode comparecer. Mas a palestra, com o professor, foi realizada.
O consultor do Mec falou aos participantes, professores formadores dos cefapros e técnicos dos Laboratórios de Informática Educativa (LIEDs), por meio de uma web-conferência, direto do Rio de Janeiro. 

Tornaghi disse aos participantes do evento para que estes se tornassem autores das ações na escola. Ele citou exemplo de professores de matemática que, usando todos os recursos disponíveis, começaram usando o Tangram (um quebra-cabeça chinês formado por sete peças) e hoje já dominam trabalhos com o uso de robótica. “Na medida em que produzirmos com uso do computador, deixaremos de fazer apenas uma mera produção de texto e sim uma forma de interagir, publicar e divulgar tudo aquilo que produzirmos na escola, o que proporciona um avanço na educação”, destacou.
Quanto ao seminário de Barra do Garças, uma das palestras do evento contou com a presença do coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Edevamilton de Lima Oliveira. Ele falou sobre o tema "Navegando, tecendo e edificando a Tecnologia Educacional em terras do Araguaia". 
Seminários como o de Barra do Garças já foram realizados pela Seduc nos polos de Cáceres, Juína e Sinop. Nestes, dentre outros temas, são debatidos o uso das tecnologias nas práticas educativas, a construção de redes no processo educacional e a utilização das tecnologias para a formação continuada. Durante os eventos também são apresentados casos de sucesso no uso de tecnologias educacionais pelas escolas dos polos representados. Foram apresentados projetos tais como “Espanhol Interativo”, “Rádio Escola”, “Cinema na Escola” e outros. 
Além dos Cefapros dos municípios citados, o evento contou com a participação do professor formador do Cefapro de Juína Vitorio Helatczuk do técnico do LIED da Escola Estadual “Maria Quitério, de Castanheira, Maike Zaniolo Arvani. Eles participaram da oficina “Interagindo com o Linux”. Também estiveram presentes formadores dos Cefapros de Cáceres, Primavera do Leste e Juara.
A programação do evento e comentários de avaliação sobre o mesmo podem ser conferidos no site da Coordenadoria de Formação e Tecnologia Educacional, da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação da Seduc: www.tecmt.com.br.

SERGIO LUIZ FERNANDES 
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional