Gerações Interativas: segunda edição da pesquisa com jovens e adolescentes

22 de novembro de 2010


As escolas brasileiras podem participar até 15/12.  
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição 




Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados às chamadas “telas digitais”: Internet, celular, televisão e videogames. Com que frequência e de que forma costumam utilizá-las em seu cotidiano? Para analisar esse fenômeno e chamar a atenção de pais e educadores para a importância da mediação educativa, nasce o projeto iberoamericano Gerações Interativas, idealizado pela Universidade de Navarra (ES) em parceria com a Telefônica.

O Gerações Interativas tem como principal ação a realização de uma pesquisa bianual de caráter comportamental em escolas espanholas e latino-americanas que visa conhecer em detalhe o quanto os alunos de 6 a 18 anos estão envolvidos com as mídias digitais, e os respectivos impactos desse hábito nos meios familiar e escolar.


Dicas Gerações Interativas




No Brasil, a segunda edição da pesquisa Geração Interativa está sendo realizada neste ano. Por conta da solicitação das escolas, reabrimos a possibilidade das escolas brasileiras participarem. O prazo foi estendido até 15/12/2010.  

A pesquisa é aplicada por meio de um questionário on line que os estudantes respondem, anonimamente, em suas escolas. Cada escola recebe uma senha de acesso para ser utilizada por todos os alunos. Para receber essa senha, a escola deve preencher um formulário na Internet.

A aplicação da pesquisa exige alguns cuidados. Assim o EducaRede elaborou um Roteiro para o professor, com orientações que vão desde como planejar essa ação, passando por dicas para ajudar os alunos a responderem o questionário, até o compartilhamento dos resultados com o grupo.    

A escola participante da pesquisa recebe relatórios personalizados sobre os dados coletados na sua instituição. A partir desse diagnóstico, espera-se que a escola incorpore em seu planejamento pedagógico uma proposta de uso dessas informações para desenvolver atividades voltadas para educadores, alunos e suas famílias relacionadas ao uso responsável das telas digitais. O Foro Generaciones Interactivas, que tem o EducaRede Brasil como parceiro local, oferece assessoria, materiais, propostas de atividades e acompanha a distância essa tarefa.

Caso tenha alguma dúvida em relação à pesquisa, entre em contato com Cinthya Dominguez pelo tel. (11) 3069-9530 ou pelo e-mail ibope.esurvey@ibope.com.br.
Em 2009, a primeira edição desse estudo resultou na publicação A Geração Interativa na Ibero-América. Veja também a seguir textos e artigos do Gerações Interativas traduzidos para o português, além de outros materiais, como reportagens, vídeos, podcasts e animações sobre o projeto e o uso responsável das telas digitais.



Dicas Gerações Interativas

Pais

 



Escolas

 









Crianças e jovens
 
 
Você faz bom uso das telas digitais?

Animações trazem dicas para o bom uso das telas digitais - Internet, celular, videogame e TV - dirigidas especialmente para os jovens. Essas apresentações podem ser usadas como ponto de partida para uma refelexão sobre o assunto. Confira.



Um comentário:

  1. Muito interessante essa matéia. Temos que incentivar as nossas Escolas a participarem dessa Pesquisa sobre as Gerações Interativas, pois nossos alunos estão cada vez mais conectados no mundo digital e vejo que as escolas precisam buscar mais subsídios para entender e saber como lidar com esses "Nativos Digitais" presentes no cotidiano escolar.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional