Alunos concluem especialização em Tecnologias da Educação

12 de dezembro de 2010


Mato Grosso passa a contar com mais 104 especialistas em Tecnologias da Educação. Esse é o total de concluintes de um curso na área feito em parceria pelo MEC, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro.
Os concluintes do curso estão apresentando seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), nesta quinta e sexta-feira, no auditório da Seduc. 

A coordenação de Formação em Tecnologia Educacional na Seduc, informa que o curso foi de um ano e meio, na modalidade de Educação a Distância (EAD). Basicamente, participaram professores das Redes Estadual e Municipais, além de professores formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), unidades da Seduc.
Os TCCs estão sendo apresentados por meio da utilização de pôsteres. Os alunos desse curso, a metade dos concluintes, estão durante o dia de hoje (09/12) à disposição dos interessados em obter informações sobre as pesquisas feitas. São trabalhos sobre a utilização das tecnologias da informação, muitos destacando  a realidade nos municípios dos cursistas.
Para a apresentação dos TCCs, estão em Cuiabá dois professores da Coordenação Central de Ensino a Distância da PUC-RJ, Tito Tortori e Cláudia Valéria Nobre. De acordo com Tortori, durante o curso os participantes receberam informações sobre o uso das tecnologias no processo de ensino- aprendizagem. “Esse não é um curso sobre tecnologia, mas sim uma reflexão sobre como podem ser utilizadas na prática do professor e fazer a diferença”, esclareceu Tortori.
Com o conteúdo ministrado, o professor da PUC esclarece que os especialistas agora têm como competência decidir qual a melhor tecnologia a ser utilizada conforme a situação. “Deve ficar claro que as tecnologias não são uma panacéia, mas sim uma ferramenta a mais, facilitadora, intermediadora e motivadora do processo de ensino-aprendizagem”, destacou. Os trabalhos foram feitos em três áreas: Revisão de Literatura; Relato de Experiência ou Projeto de Ação.      
Uso dos blogs como ferramenta de aprendizagem
Um dos cerca de 50 TCCs que estão sendo apresentados hoje, no Auditório da Seduc, pesquisou como os blogs utilizados por professores e alunos em escolas de Juína. A pesquisa foi feita pela professora formadora do Cefapro local, Lourdes Alves de Souza. Ela trabalha há três anos na unidade, na área de alfabetização.
Conforme a nova especialista em Tecnologias da Educação, os blogs são comumente utilizados por professores e alunos, mas muito pouco como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Para ela, as escolas precisam trabalhar mais a interatividade proporcionada por este recurso. “Alguns professores até utilizam blogs, mas como páginas pessoais e os alunos, só para navegar na internet”, disse e formadora. “O efeito do uso na sala de aula ainda é pequeno”, explicou.
Quanto ao curso de especialização, Loudes Souza apontou que foi muito enriquecedor e que pode compreender a utilização de muitos recursos.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

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