CNPq disponibiliza 2 mil novas vagas de mestrado e doutorado

13 de dezembro de 2010


A partir de março de 2011, estudantes interessados poderão solicitar a bolsa nas coordenações dos cursos em suas instituições
Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 17h15
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou na semana passada um aumento de 2 mil novas vagas de Mestrado e Doutorado que devem começar a partir de março de 2011 e duram até 24 meses, para o Mestrado, e 48 meses para o Doutorado.
A novidade representa um aumento de cerca de 10% no número de bolsas nessas modalidades, já que atualmente 19.765 estudantes são beneficiados no total. O CNPq concede mais de 93 mil bolsas em diversos cursos, apoiando desde jovens pesquisadadores até pesquisadores altamente qualificados.

Vários critérios foram estabelecidos pelo conselho para a distribuição em forma de cotas, entre elas, o conceito do curso junto à Capes, localização regional e o número de alunos sem bolsa e sem vínculo empregatício e localização regional. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão um mínimo de cotas garantidas, como parte de uma política governamental de diminuir as desigualdades regionais em ciência e tecnologia.
No entanto, alguns requisitos são exigidos aos candidatos, como estar regularmente matriculado no curso de pós-graduação beneficiário de bolsas, dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, não ser aposentado e não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional, concomitante com a bolsa do CNPq, exceto quando exercer atividades relacionadas a ensino e pesquisa.
Os alunos interessados devem solicitar as bolsas diretamente nas coordenações dos cursos em suas instituições. Mais informações no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional