O e-book tem como propósito subsidiar a instalação do sistema operacional Linux Educacional em sua versão 4.0, neste descreve-se os passos para instalação desde a inicialização até o primeiro login. As etapas estão detalhadas passo-a-passo com suporte visual de screenshots.
Clique na imagem abaixo para acessá-lo
Curso de Linux Educacional
26 de fevereiro de 2011
Curso sobre o Linux Educacional elaborado pela Secretária de Educação a Distância do MEC.
Clique na imagem abaixo para acessá-lo.
XII Concurso Nacional de Cartazes
21 de fevereiro de 2011
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.
17% dos professores não têm formação ideal para dar aula
19 de fevereiro de 2011
Lei exige formação superior para docentes a partir do 6º ano do fundamental
MEC reconhece que a situação é ilegal e pode afetar aprendizado, mas diz articular políticas para sanar a questão
MARÍLIA ROCHA
NATALIA CANCIAN
DE SÃO PAULO
MEC reconhece que a situação é ilegal e pode afetar aprendizado, mas diz articular políticas para sanar a questão
MARÍLIA ROCHA
NATALIA CANCIAN
DE SÃO PAULO
No Brasil, 16,8% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular.
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases) exige que os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio tenham formação superior, mas 208 mil professores dessas séries concluíram apenas o fundamental ou o médio.
Por Estado, a pior situação é na Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes dessas séries não completaram o ensino superior. Já São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade.
17 de fevereiro de 2011
Estão abertas as inscrições para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais em nível de Mestrado. O mestrado oferece 15 vagas a interessados que tenham nível superior em qualquer área do conhecimento e tem como linhas de pesquisa I - Uso sustentável e conservção da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado; II -Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado. As inscrições poderão ser feitas no período de 14/02 a 11/03, exclusivamente pela internet através do site www.unemat.br/ppgca. Pedimos que proceda a divulgação deste edital aos conhecidos e interessados.
Atenciosamente.
Ricardo Furlanetto Amorim
Analisando a Grade Curricular
16 de fevereiro de 2011
É comum, no início do ano se fazer uma reunião, chamada
Pedagógica (eu sempre digo que é administrativa), para se discutir os
problemas passados do colégio e como se resolve-los no futuro. Um dos
temas que geralmente são discutidos é a Grade Curricular. Essa grade é
quem defini a quantidade de aulas por disciplinas para cada série,
observando a carga horária mínima obrigatória. Na decisão de
equacionar a grade curricular podemos observar duas situações: a)quando
a grade já vem pronta da secretaria (é imposta aos professores);
b)quando se discute na Reunião dita Pedagógica.
Cultura Digital e Escola - Salto para o futuro.
A TV Escola é pioneira no Brasil em oferecer programas, reportagens e series com qualidade, visando a melhoria da educação, com ênfase no pedagógico. É o canal da educação. A televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.
Sabendo da necessidade de se propor uma reflexão sobre as práticas pedagógicas visando a formação continuada do professor de Ensino Fundamental e Médio, desenvolveu uma série de reportagens chamada Salto Para o Futuro, que dentre suas programações, possui uma série de reportagens chamada Cultura Digital e Escola.
Para assistir aos programas da serie, acesse os links abaixo!
Programa 1 – O Que é Cultura Digital?
Programa 2 – Comunicação e Educação em Rede
Programa 3 – Possibilidades das Tecnologias Digitais
Programa 4 – Outros Olhares sobre Cultura Digital
Programa 5 – Cultura Digital em Debate
Programa 2 – Comunicação e Educação em Rede
Programa 3 – Possibilidades das Tecnologias Digitais
Programa 4 – Outros Olhares sobre Cultura Digital
Programa 5 – Cultura Digital em Debate
Transferido para março lançamento do Supletivo online
As inscrições para o processo de Exame Supletivo On-line serão abertas em 14 de março de 2011. A alteração deve-se à necessidade de realização de mais testes pilotos junto ao sistema elaborado entre a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (COT) e Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
Instrumento de avaliação do Plano Estadual de Educação é elogiado
15 de fevereiro de 2011
Cuiabá / Várzea Grande, 15/02/2011 - 15:21.
Fonte: http://www.odocumento.com.br/
Da Assessoria
Um trabalho técnico altamente qualificado. Esta foi a conclusão da secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e do secretário de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC), Carlos Abicalil, sobre a proposta do instrumento de avaliação do Plano Estadual de Educação (PEE) de Mato Grosso.
Sinop: prefeitura busca apoio do Estado para atender Sintep e evitar greve
As reivindicações dos profissionais de educação da rede municipal de Sinop, que estão com greve marcada para iniciar nesta quarta-feira (16), deverão ser discutidas com a secretária Estadual de Educação, Rosa Neide Sandes, nesta 3ª feira, na capital. "Algumas soluções precisamos da contrapartida do Estado, estamos aguardando também", explicou, ao Só Notícias, o secretário municipal, Antonio Tadeu Azevedo. Tadeu permanece, desde a manhã, reunido com uma equipe econômica do Executivo. "Estamos estudando orçamento, todas as possibilidades de como equacionar os recursos.
Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas este semestre
14 de fevereiro de 2011
Projetor, computador,
televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo
Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco
e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário
de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável
pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O pedido inicial, de 20
mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo),
do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de
escolas públicas até o fim deste semestre.
Google Body Browser: viaje pelo corpo humano!
13 de fevereiro de 2011
Depois de navegar pelo mundo com fotos de satélites, surge agora uma nova ferramenta que permite 'viajar' pelo corpo humano em três dimensões
Garoto de sete anos tentou comprar um avião de verdade pela internet
Aviões de brinquedo não estão com nada. O negócio é ter um jato de verdade no quintal de casa. Foi isso que um garoto de sete anos de idade, na Inglaterra, tentou fazer. Ele estava pela internet navegando no site de leilões gringo, o eBay, e revolveu clicar em “comprar agora” no anúncio de uma aeronave modelo Harrier Jump no valor de US$ 113 mil.
Porém, o garoto não imaginou que não teria o dinheiro para pagar o brinquedo novo. E seu pai quase surtou quando recebeu a conta do jato.
“Quando o pai do garoto nos ligou, ele desculpou-se com muito pesar. Então colocamos a aeronave à venda novamente. Dessa vez, utilizamos o esquema de venda por leilão, para que não ocorra outra confusão. E desde que o episódio veio à tona, o leilão está indo muito bem”, disse a loja Jet Art Aviation, que é dona do avião.
Ah, o modelo é real, tudo! Só viria sem as armas, algo que deixaria o garoto triste, né?
PROFESSORES MUNICIPAIS ESTUDAM LEI DO MEC
Conselho Municipal de Educação de Sinop faz reunião com os técnicos, equipe de formação continuada e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino, nos dias 10 e 11no período matutino, para estudar a Resolução nº7 de 14/12/2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9(nove) anos.
Como explorar o potencial das tecnologias.
Esta cartilha serve de base para todos aqueles que ainda não conhecem o maravilhoso mundo das TIC's. baixe já sua cartilha aqui.
Fonte: http://ntmaguaboa.blogspot.com/2011/02/como-explorar-o-potencial-das.html
Fonte: http://ntmaguaboa.blogspot.com/2011/02/como-explorar-o-potencial-das.html
Curiosidade Símbolos do mundo digital: saiba como eles surgiram
Não se sabe ao certo a origem do símbolo arroba, mas imagina-se que tenha surgido ainda na Antiguidade, entre as civilizações gregas e romanas para abreviar a expressão de equivalência entre o peso de mercadorias. Com o passar do tempo, o arroba tornou-se uma unidade de medida, geralmente utilizada no comércio de animais ou grãos: 1@ = 14,688 kg. A utilização do símbolo na informática só se deu em 1971, quando o programador Ray Tomilson o utilizou pela primeira vez por pura simpatia e comodidade. Ray necessitava de um símbolo compatível com a maioria dos sistemas em rede e que fosse diferente o bastante para não ser confundido com os caracteres dos nomes das pessoas. A moda pegou e não se manda um e-mail (ou tuíte) sem digitá-lo
MT se destaca na formação tecnológica para servidores da rede pública
11 de fevereiro de 2011
Mato Grosso aparece em posição de destaque no cenário nacional no quesito formação de profissionais, ofertada por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que promove o uso das tecnologias e Comunicações (TICs) na rede pública. Informações da coordenação de Formação e Tecnologia aponta o Estado na primeira colocação global, com cerca de 31 mil formações, frente as demais unidades federativas.
POR QUE DECLINAM AS MATRÍCULAS DO ENSINO MÉDIO?
TEXTO PRELIMINAR PARA DISCUSSÃO ELABORADO PELA
CÁTEDRA UNESCO DE JUVENTUDE DA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA[1]
O ensino médio se encaminha progressivamente para tornar-se obrigatório para o cidadão e o Estado, como direito público subjetivo, na forma da Constituição. Entretanto, as suas matrículas têm declinado nos últimos anos. Por quê?
· O fracasso no ensino fundamental elimina seus candidatos potenciais?
· A população adolescente já se reduz a cada coorte?
· A quem interessa o ensino médio?
· Afinal, para que serve realmente esse nível de ensino?
· Por que se reduzem as matrículas de educação de jovens e adultos se é modesta a média de anos de escolaridade da população residente no Brasil?
Leia o artigo na íntegra aqui
Leia o artigo na íntegra aqui
DVD de recuperação do sistema operacional Linux educacional 3.0 multiponto (positivo pregão 83/2008)
7 de fevereiro de 2011
![]() |
(Obs.: Eu aconselho pegar o link do megaupload) |
Se não reinstalação os monitores ficarem exibindo uma tela preta de espera de alguns segundo e depois voltam, terá que fazer o seguinte procedimento:
Vá ao botão iniciar/sistema/UserfulMultiplier
Será solicitada a senha de root,
Será aberta a janela do aplicativo Userfull
Clique no botão para instalar uma nova licença (precisa estar conectado à internet),
Informe a quantidade de monitores, confirme e aguarde a mensagem de conclusão,
Clique no botão para resetar as configurações dos monitores,
Clique em OK, saia do programa e reinicie o computador.
Quando na inicialização do sistema, irá aparecer uma tela solicitando a reconfiguração de mouse e teclado. Siga as instruções e aguarde a inicialização completa do Sistema.
13 perguntas e respostas sobre computadores na pré-escola
2 de fevereiro de 2011
Por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina da criançada
Fernanda Salla (novaescola@atleitor.com.br)
![]() |
INCLUSÃO DIGITAL Já na pré-escola é
importante garantir que os pequenos
tenham acesso à tecnologia
|
1 Por que os pequenos devem usar o computador? Primeiro porque é papel da escola apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles. Segundo porque, ao planejar trabalhos com o computador na pré-escola, o educador permite que a turma desde cedo acesse diversas manifestações da linguagem. "O importante é não esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir conhecimentos. Não vale usá-la de maneira gratuita", diz Maria Virgínia Gastaldi, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Continue lendo
- 1. Por que os pequenos devem usar o computador?
- 2. Qual deve ser o foco do trabalho com as crianças?
- 3. É preciso garantir uma máquina para cada criança?
- 4. E o aluno que nunca teve acesso à informática?
- 5. Os pequenos podem brincar com o computador?
- 6. Quais as características de um bom jogo online?
- 7. O educador precisa dominar informática?
- 8. Qual o tempo ideal de uso da máquina por dia?
- 9. Ter acesso à internet é fundamental?
- 10. É válido usar programas para desenhar?
- 11. A tecnologia desestimula a leitura de livros?
- 12. A aprendizagem da escrita à mão fica prejudicada?
- 13. A troca mensagens eletrônicas deve ser estimulada?
Povo egípcio sente fome de democracia
ARNALDO JABOR
O colunista faz uma análise sobre a situação do Egito perante as manifestações populares. Ele diz que quem exportou a democracia não foram os americanos. Foi o Facebook, o Twitter e os blogs.
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/
Redes sociais viram ferramenta de defesa do consumidor
Após o desabafo virtual, Oswaldo Borelli recebeu sua geladeira em três dias.
Jornal da Band
pauta@band.com.br
As redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de defesa do consumidor. Os usuários aproveitam a internet para reclamar do atendimento das empresas e qualidade dos produtos. Por causa da repercussão, muitas vezes a solução do problema vem rápido.
O procurador Oswaldo Borelli ficou quase cem dias sem geladeira em casa. E, só depois de muita dor de cabeça, pôde beber água gelada. Ele passou meses tentando consertar um defeito do produto sem sucesso até que, com a ajuda da filha, decidiu protestar.
O procurador Oswaldo Borelli ficou quase cem dias sem geladeira em casa. E, só depois de muita dor de cabeça, pôde beber água gelada. Ele passou meses tentando consertar um defeito do produto sem sucesso até que, com a ajuda da filha, decidiu protestar.
CURSO BÁSICO DE METEOROLOGIA.
1 de fevereiro de 2011
50 VAGAS PARA O CURSO BÁSICO DE METEOROLOGIA POR SATÉLITE. (Gratuito e on-line)


O curso é dedicado ao conhecimento dos produtos disponibilizados na Divisão de Satélite e Sistemas Ambientais (DSA) do CPTEC/INPE.
IMPORTANTE: O curso é gratuito e está limitado a um número máximo de 50 alunos.A pré-inscrição deve ser feita pelo aluno através da plataforma Moodle. É necessário cadastrar-se no caso de estar acessando pela primeira vez.Esta etapa da inscrição não assegura a vaga no Curso Básico da Meteorologia por Satélite. Um comitê interno fará a seleção dos alunos aceitados para participar deste curso.PERÍODO DE PRÉ-INSCRIÇÕES: 31 DE JANEIRO A 11 DE FEVEREIRO DE 2011.Mais informações : http://geocefaprosfa.blogspot.com/
iPad entra para a escola
Como bem sabemos, os alunos costumam carregam vários quilos de material todos os dias para a escola