Orientações aos Coordenadores Pedagógicos e Educadores Sobre o Minha Terra

15 de agosto de 2011

 O Minha Terra é uma Rede Social cuja proposta é estimular o trabalho colaborativo entre escolas
da rede pública do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das cinco regiões brasileiras a partir
de textos, áudio e imagens produzidos por alunos e professores.  Como o próprio nome já
anuncia, o mote do projeto é recuperar aspectos da cultura regional - identidade, dos costumes e
da história locais, no intuito de valorizar a diversidade cultural do país. É também promover a
educação para o desenvolvimento sustentável  em seus vários aspectos  –  ambientais,
culturais, econômicos, políticos etc.


Para aproximar os envolvidos, apesar das distâncias territoriais, o EducaRede disponibiliza uma
Comunidade Virtual. Nela, os participantes poderão se inscrever, acessar orientações sobre as
etapas e procedimentos necessários, interagir com a equipe do EducaRede e com especialistas
convidados, deixar relatos sobre suas ações, trocar experiências com  participantes de outras
localidades, publicar suas produções e comentar as dos demais, e apresentar seus projetos de
intervenção social bem como os resultados atingidos.

Dessa forma, pedimos a gentileza de divulgar  o Minha Terra  junto à rede de escolas de  sua
região. Para tanto a atuação do Núcleo de Tecnologia Educacional terá um importante papel. 

Podem participar integrantes de escolas públicas e privadas, de Organizações Não
Governamentais, de Telecentros, Pólos Culturais e outros órgãos envolvidos com  cultura,
educação, tecnologias da informação e comunicação, e meio ambiente. 

Metodologia 

O Minha Terra  promove uma  abordagem interdisciplinar  sobre temas relacionados à  cultura
regional  a partir das diferentes áreas do conhecimento e, especialmente, desenvolve
aprendizagens no âmbito do  letramento digital, ou seja, pesquisar na Internet, comunicar-se
digitalmente e publicar conteúdos (autoria). 

Uma característica fundamental da metodologia é o foco no  protagonismo dos jovens,
estimulando uma atitude pró-ativa de conhecer melhor seu contexto social, sistematizar as
informações encontradas, analisar o resultado das investigações e promover intervenções a fim
de melhorar seu contexto social.

Outro aspecto importante no  Minha Terra  é a possibilidade de trocar experiências, relatos e
avaliações entre participantes de regiões diferentes e distantes que nem se conheciam até então,
e que passam a constituir uma  rede de relacionamento e uma comunidade de aprendizagens
colaborativas.

Além disso, fomentamos a incorporação de ferramentas da web 2.0 identificadas como
instrumentos particulares às redes sociais virtuais, fortalecendo práticas culturais e educativas
próprias da comunicação, colaboração e compartilhamento.                                                                  2



Por tudo isso, o Minha Terra conta com o apoio e a participação de professores e dos Núcleos de
Tecnologia Educacional, pois se apropria dos recursos da tecnologia de informação e
comunicação para promover aprendizagens nos jovens participantes e a divulgação das culturas
regionais do Brasil!

A Rede Social Minha Terra

O eixo temático organizador do  Minha Terra  é a  cultura regional e a educação para o
desenvolvimento sustentável, e a estratégia é o envolvimento de alunos como protagonistas
na investigação  sobre quatro temas para a elaboração de reportagens por tema escolhido, a
proposição de projeto de intervenção social, e a publicação dos resultados na Comunidade Virtual
do Minha Terra.


1. OS TEMAS E PAUTAS

As pautas foram criadas de forma articulada ao currículo escolar do Ensino Básico. Para cada
Tema, há uma lista com sugestões de sites para pesquisa e uma tabela que indica possíveis
relações com cada disciplina. Entretanto, as pautas  são apenas sugestões. A equipe de
reportagem e seu chefe de redação devem avaliar se são propostas que lhes interessam ou
elaborar outras pautas mais adequadas à sua realidade, mantendo relação entre a nova pauta
com um dos temas apresentados pelo Minha Terra.


1.1. Cidade e Trabalho

As dinâmicas relacionadas ao “Trabalho” são fundamentais para a compreensão da  sociedade
contemporânea, assim como para entender as diversidades culturais das cidades brasileiras.
Desse modo, um dos temas do Minha Terra é levantar, investigar e mostrar questões relacionadas
às formas e situações de trabalho na sua localidade. 

As pautas de reportagem do tema Cidade e Trabalho orientam os grupos a pesquisarem sobre
as oportunidades de trabalho para jovens e idosos, emprego e desemprego, estágio, principais
ocupações profissionais da região, inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado
de trabalho, o trabalho infantil, e o empreendedorismo.

1.2. Cidade e Cultura

Na sociedade contemporânea, as tecnologias de comunicação e informação têm papel
fundamental no processo de criação, apropriação e disseminação das produções culturais, ao
mesmo tempo em que constituem um desafio para a diversidade cultural, já que nem todos têm
acesso aos meios de comunicação. 
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Nesse sentido, a proposta do tema Cidade e Cultura  é investigar e apresentar manifestações
culturais vividas pela população local: música, pintura, cultura digital, dança, festas, entre outras
possibilidades, e as diversas formas de veiculação da expressão artística como estilos (grafite, por
exemplo), e suportes como as mídias digitais. 

1.3. Cidade e Qualidade de Vida
 
As condições de vida de uma população são determinadas por inúmeros fatores, envolvendo
aspectos físicos, sociais e culturais. Falar de qualidade de vida implica abordar questões tão  
díspares, tais como: o consumo e a economia da água e da energia, tipos de energia, a nossa
alimentação, a preservação e recuperação de matas e rios, a produção e reciclagem de lixo, os
serviços de promoção da saúde, oportunidades de lazer e estilos de vida pessoais.  

No tema  Cidade e Qualidade, sugerimos pautas de reportagem sobre sustentabilidade e
consumo consciente, prevenção de doenças, planejamento familiar, hábitos e oportunidades de
lazer, e valores humanos nos relacionamentos como elementos diferenciados para a promoção da
qualidade de vida.

1.4. Cidade e Participação Social

O tema Cidade e Participação social propõe que as equipes de reportagem investiguem em sua
localidade questões relacionadas: aos movimentos sociais liderados por jovens, à organização
política da cidade, às organizações comunitárias e às ações de inclusão digital, e ao uso seguro e
responsável da Internet.

2. FASES, ATIVIDADES E DESAFIOS MULTIMÍDIA


Para o desenvolvimento do projeto, os participantes terão 4 fases que não são excludentes, ou
seja, a partir do lançamento de uma fase as equipes de reportagem poderão realizar a qualquer
momento as atividades próprias de cada fase, até o final do ano letivo. 

Em cada fase são apresentadas  atividades principais, que precisam ser realizadas pelas
equipes de reportagem para o bom andamento de seu projeto, e são lançadas  atividades
secundárias intituladas desafios multimídia que podem ou não ser realizadas de acordo com o
interesse e as condições dos participantes, sem que isto impeça o andamento do projeto.
Entretanto, os desafios imprimem grande movimento ao Minha Terra, promovendo a motivação
entre os participantes. São exemplos de desafios multimídia: o microfone aberto (webrádio),
desafio celular, desafio twitter, jogos interativos, dentre outros. 

- 1a
. Fase: Mostre sua equipe – equipe em formação. 
Alunos e professores interessados em participar precisam, individualmente, realizar seu cadastro
no Portal Educarede (caso ainda não o tenham) e depois sua inscrição no  Minha Terra. Em
seguida, devem organizar uma equipe de reportagem, nomeá-la e apresentá-la no Minha Terra                                                                  4


através da publicação de uma foto da equipe na Galeria Equipes de Reportagem. Também
precisam realizar atividades-desafio como a participação no MT Repórter. 

- 2a
. Fase: Reportagem de Campo – pesquisa e produção
As equipes de reportagem deverão escolher o(s) tema(s) de interesse para realizar pesquisas,
entrevistas, tirar fotos, gravar imagens ou áudios, e publicar suas reportagens iniciais no Minha
Terra nas diferentes seções conforme o suporte e a linguagem utilizada, orientação esta que está
a disposição em tutoriais e textos de orientação na própria comunidade virtual Minha Terra.

- 3a
. Fase: Projeto da equipe – planejar a ação. 
As equipes de reportagem deverão elaborar seu projeto de intervenção na realidade registradas
nas reportagens iniciais, a propósito do(s) tema(s) e da(s) pauta(s) escolhido(s), para promover
melhorias nas condições de vida da comunidade (escolar ou não), e registrar este processo
através de reportagens em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo e publicá-las no Minha
Terra. 

- 4a
. Fase: Equipe em ação – fazer a diferença. 
As equipes de reportagem promoverão a execução do que foi elaborado no projeto, e registrarão
suas ações e os resultados alcançados através de reportagens em formato de texto, imagem,
áudio ou vídeo, e publicá-las no Minha Terra. Também deverão publicar reportagem final onde
todo o processo vivido pela equipe será retratado. 

O ambiente virtual do  Minha Terra  está organizado em diversos espaços e disponibiliza
ferramentas da web 2.0 que visam promover a orientação dos participantes, a interação entre eles
e integrantes/convidados do Portal EducaRede, e ainda a publicação das reportagens elaboradas
pelas equipes de reportagem. Veja a seguir uma breve descrição a respeito: 

3. FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO DA WEB 2.0

Blog:  é como um diário de bordo em que os participantes poderão registrar suas vivências e
opiniões sobre o andamento dos trabalhos e ainda conversar entre si. Este espaço tem a especial
mediação de uma integrante da nossa equipe.

Galeria: nas galerias, que estão organizadas por temas, é possível a publicação das reportagens
(com uma imagem+texto, ou só texto). Também os participantes poderão conhecer os trabalhos
de outras equipes de reportagem e comentá-los. Há uma galeria específica para as equipes se
apresentarem, logo na fase 1: Galeria Equipes de Reportagem.

Twitter: ferramenta similar ao blog, porém com a possibilidade dos participantes construírem suas
redes de relacionamento entre os inscritos no Minha Terra. Também se constitui em mais uma
ferramenta de comunicação entre os gestores do  Minha Terra  com seus participantes para a
orientação e para a promoção de atividades e desafios.
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Twittencontro: serão agendados dias e horários para que sejam promovidos alguns encontros
virtuais  através do uso do Twitter com os mediadores do  Minha Terra, ou com convidados
especiais para tratarem de assuntos relacionados ao eixo temático do Projeto, ou ainda sobre
questões que são importantes para o andamento do projeto como a realização das atividades das
fases. 

Videoconferência:  também serão agendados dias e horários para a veiculação de
videoconferências durante o andamento das atividades. As videoconferências são acessadas
pelos participantes no próprio ambiente virtual do  Minha Terra, e  também será possível a
participação de alunos e professores ao vivo de pontos onde tenham a tecnologia de transmissão
por satélite, necessitando para isso de articulação anterior com a Equipe EducaRede. 

Fale com o Gestor: ferramenta que permite dirigir-se diretamente ao gestor da comunidade para
enviar mensagens com perguntas, comentários, dicas ou avaliações, e sobre  o andamento dos
trabalhos das equipes de reportagem de cada escola. 

Fórum:  O Fórum  Experiências e dúvidas dos educadores  – Minha Terra  é  destinado aos
educadores de todo Brasil para o suporte pedagógico e metodológico durante o desenvolvimento
das atividades e também permite a troca de experiências entre eles. Para participar do fórum é
preciso utilizar a  senha EDUCADOR  (assim mesmo, tudo em maiúsculo). Será necessário
informar esta senha aos educadores, ou os mesmos podem solicitá-la diretamente ao gestor
através do canal Fale com o Gestor, em qualquer momento.


4. SEÇÕES DO MINHA TERRA

Galeria:  espaço organizado por temas para que sejam  publicadas as reportagens (texto +
imagem). Há uma galeria especificamente destinada à  apresentação das equipes de reportagem
na fase 1.

Mochila do repórter: espaço com textos de orientação para os participantes quanto à proposta,
os temas, as fases, e textos para fundamentação dos trabalhos das equipes de reportagem. Há
uma orientação em especial para o integrante de cada equipe que assumirá o papel de Assistente
de Produção, que sugerimos ser o aluno-monitor do laboratório de informática caso exista na
escola, ou então alguém da equipe que tenha maior familiaridade (ou interesse) com informática e
Internet.
 
Chefe de Redação: material de orientação especial ao educador que assumirá o papel de Chefe
de Redação na(s) equipe(s)

Rádio Minha Terra: espaço para a disponibilização de produtos em áudio que visam orientar os
participantes sobre as ações. A partir da fase 2, serão lançados desafios para que as equipes
possam participar da produção dos programas de rádio.

TV Minha Terra: espaço especialmente organizado no Youtube incorporado ao ambiente virtual
do Minha Terra destinado às publicações de vídeos, com uso de filmadoras ou câmera de celular.  
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Jogos Digitais:  espaço em que são oferecidos jogos digitais on-line (não é preciso baixar no
computador) gratuitos incorporados devido conteúdo relacionado aos temas abordados no Minha
Terra.

Pelo Celular: são oferecidas orientações específicas sobre o uso do celular para participação nas
atividades propostas, sobretudo para gravação e edição dos vídeos pelo celular.

MT Repórter: espaço para a produção e publicação pelos participantes de breves mensagens em
áudio com a criação de avatares (imagens e movimentos que representarão o autor da
mensagem).

Notícias do  Minha Terra:  seção da home onde são periodicamente  destacadas equipes de
reportagem apresentadas na galeria, eventos nos quais o Minha Terra participou como integrante
das atividades ou cujos temas têm relação com a temática abordada por esta rede social, e
destaque para reportagens da mídia em geral em que o Minha Terra é citado ou cujo conteúdo é
de interesse às atividades propostas pelo Minha Terra.

Desafios da Pauta: destaque dado periodicamente às pautas sugeridas de modo a apresentar
atividades paralelas a elas em forma de desafios. A participação é livre, ou seja, mesmo que seja
referente a uma pauta que não é a escolhida pela equipe de reportagem para o desenvolvimento
de seu projeto.

Outras seções  e ferramentas  podem surgir no decorrer do ano, em razão da incorporação de
novidades da web 2.0, das redes sociais e da criação de desafios multimídia.


Home da Comunidade Minha Terra

Há seções que levam os participantes a conhecerem as fases de desenvolvimento de suas ações
com orientações específicas; sobre os temas propostos e as pautas sugeridas em cada tema (a
equipe de reportagem pode apresentar novas pautas relacionadas ao tema). Também estarão
disponíveis destaques e chamadas, ferramenta para tradução automática de toda comunidade
para outras línguas, dentre outros materiais.

5. SITUAÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO MINHA TERRA

A participação no Minha Terra pode se dar de diferentes formas: 

  Para quem começa agora a explorar o Minha Terra 

  Para quem já andou pelo Minha Terra  em outros anos, mas agora quer participar com
novo projeto

  Para quem quer dar continuidade ao projeto desenvolvido durante 2010.

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Todas as orientações sobre a participação no  Minha Terra  estão disponibilizadas no próprio
ambiente virtual, reunidas nas ferramentas Mochila do Repórter e Chefe de Redação. E, também,
distribuídas pelas seções da comunidade virtual conforme o assunto foco de cada uma delas. 

Inclusive, o passo-a-passo de como efetuar a inscrição no Minha Terra  é disponibilizado para
acesso mesmo por aquele que ainda não a executou. 

E a comunicação com a equipe gestora do Minha Terra pode ser feita, pela própria comunidade
virtual pelas ferramentas Fale com o Gestor e o Fórum. Mas, para os gestores e educadores, é
possível a comunicação mais imediata pelos seguintes contatos:

E-mail para o gestor Prof. Claudemir Edson Viana:  claudemir@cenpec.org.br  ou
minhaterra@fundacaotelefonicabr.org

Telefone: 011-2132-9006

Twitter: claudemirviana / Facebook: Claudemir Viana



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III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional