Rede Social Educativa Virtual MINHA TERRA

15 de agosto de 2011

O Minha Terra é uma iniciativa da Fundação Telefônica e uma realização da ONG CENPEC –
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e conta com apoio do
Ministério da Educação.  É totalmente gratuito e aberto, e promove conteúdos e atividades de
forma transversal ao currículo escolar. 


Trata-se de uma Rede Social cuja proposta é estimular o trabalho colaborativo entre escolas do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio das cinco regiões brasileiras a partir de textos, áudio e
imagens produzidos por alunos e professores.

A Rede Social Minha Terra promove uma abordagem interdisciplinar sobre questões
relacionadas à cultura regional e à educação para o desenvolvimento sustentável, ao mesmo
tempo em que desenvolve aprendizagens no âmbito do letramento digital, ou seja, pesquisar na
Internet, comunicar-se digitalmente e publicar conteúdos (autoria). E também se propõe
instrumento para a promoção de intervenções sociais de forma coletiva e compartilhada.

Além disso, fomentamos a incorporação de ferramentas da web 2.0 identificadas como
instrumentos particulares às redes sociais virtuais, fortalecendo práticas culturais e educativas
próprias da comunicação, colaboração e compartilhamento.

A estratégia é o envolvimento de alunos como protagonistas na investigação sobre temas
sugeridos para a elaboração de reportagens, para a elaboração e execução de projeto de
intervenção social que promova melhorias em seu contexto social, na publicação de suas
produções multimídia na Comunidade Virtual do Minha Terra, e nas  interações e colaborações
com equipes de alunos de todo país.

Dinâmica

A Rede Social Minha Terra convida as escolas participantes a se tornarem Agências de Notícias
de suas cidades/regiões. Portanto, alunos e professores atuarão como “repórteres” e “chefes de
redação”, respectivamente. As “equipes de reportagem” poderão escolher entre temas de trabalho
ou “editorias” sugeridos: Cidade e Trabalho, Cidade e Qualidade de Vida, Cidade e Cultura e
Cidade e Participação Social. 

Em cada uma dessas editorias existem “pautas” para que as equipes escolham a que
desenvolverão, onde encontrarão material para orientar o desenvolvimento de entrevistas,
reportagens, fotos ou produções audiovisuais. É importante mencionar que todos os temas
sugeridos indicam ao professor os conteúdos curriculares das diferentes disciplinas do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio envolvidos.  


Recursos do ambiente virtual

- Orientações (tutoriais) e materiais de apoio – em texto, em slideshare, audio e vídeo;
- Ferramentas para interação (como Fórum, Blog, Twitter, e outras ferramentas das redes sociais) 
  com a equipe gestora, com especialistas e participantes (alunos e professores);
- Ferramentas de publicação (Galerias, Blog, Arquivoteca, Voki, Rádio Digital, Youtube, TVWeb

  dentre outras) para relatos sobre ações,  produções e comentários dos participantes;
- Atividades especiais como desafios (jogos digitais, videoconferências, twittencontro, desafios de
  pauta, dentre outras);
- Boletim informativo periódico enviado por e-mail aos participantes.

Fases do Projeto

As atividades estão organizadas em 4 fases e cada uma delas envolverá sempre atividades de 
interação entre os participantes. Uma vez que a Comunidade está aberta a novas inscrições
durante todo o ano, as fases ocorrem paralelamente. Ou seja, novos participantes podem iniciar
suas atividades a qualquer momento, seguindo a seqüência das fases e passando a interagir com
os demais participantes, já atuantes na comunidade virtual. Não há prazos para a realização de
cada etapa.

1a
. Fase: Mostre sua equipe – equipe em formação. 
Alunos e professores interessados em participar realizam seu cadastro no Portal Educarede e
inscrição no Minha Terra (individualmente, e caso ainda não tenham). Depois, organizam uma
equipe de repórteres (sem número definido), nomeiam-na e a apresentam na Galeria Equipes de
Reportagem e demais espaços da comunidade virtual. Também podem realizar atividades-desafio
e participam no MT Repórter (Voki: criação de avatar e mensagem em texto que se transforma
automaticamente em áudio).

2a
. Fase: Reportagem de Campo – pesquisa e produção
A equipe de repórteres deverá escolher o(s) tema(s) de interesse para realizar pesquisas,
entrevistas, tirar fotos, gravar imagens ou áudios, e publicar suas reportagens iniciais na
comunidade virtual. Novas atividades-desafio multimídia são oferecidas como participação na
Rádio Minha Terra, com envio de mensagens no blog, criação e utilização do twitter, dentre outros.

3a
. Fase: Projeto da equipe – planejar a ação. 
A equipe deverá elaborar sua proposta de intervenção na realidade objeto de sua reportagem
inicial, a propósito do(s) tema(s) escolhido(s), para promover melhorias nas condições de vida da
comunidade (escolar ou do entorno), registrar este processo através de reportagens em formato
de texto, imagem, áudio ou vídeo, e publicá-las na Comunidade Virtual e divulgá-las pelas redes
sociais. São apresentadas novas atividades-desafio multimídia como, por exemplo, o uso do
celular de forma integrada aos demais recursos da comunidade virtual.


4a
. Fase: Equipe em ação – fazer a diferença. 
A equipe promoverá a execução do que foi elaborado no projeto, e registrará suas ações e os
resultados atingidos através de reportagens em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo, e
publicá-las na Comunidade Virtual. Também deverão publicar reportagem final onde todo o
processo vivido pela equipe será retratado. Mais novas atividades-desafio multimídia serão 


apresentadas, como a participação do twittencontro, participação na Rádio, dentre outros.

Por que participar?

Porque a Rede Social Minha Terra está baseada em uma metodologia inovadora de aprender
em rede, por projeto, e com foco no protagonismo dos alunos. Outro aspecto importante é a
possibilidade de trocar experiências, relatos e avaliações com pessoas de regiões diferentes e
distantes que passam a constituir uma rede de conhecimento. E, por fim, os participantes poderão
promover melhorias em seu contexto social através dos projetos de intervenção a partir dos temas
escolhidos relacionados à sustentabilidade.

Como participar?

Basta acessar www.educarede.org.br, efetuar o cadastro no Portal Educarede e, estando logado,
acessar no menu esquerdo, em Comunidades, o link Educarede - Minha Terra 2011 Aprender a
Inovar (que também está destacada em banner na home do Portal) efetuando a inscrição (que é
individual, para aluno e professor). 

Na comunidade virtual estão disponíveis orientações para estes procedimentos de inscrição
(acessíveis mesmo para os que ainda não a realizaram). E todas as demais orientações sobre
fases, temas/pautas, desafios etc  podem ser acessadas diretamente em seções destacadas na
home, em banners, ou através da ferramenta Mochila do Repórter (menu esquerdo).

Todos os participantes podem esclarecer dúvidas sobre o projeto e sua participação através dos
espaços de colaboração compartilhada (blog, por exemplo), ou diretamente com a gestão do
Minha Terra pela ferramenta Fale com o Gestor (menu esquerdo). 

Os professores podem compartilhar dúvidas, experiências e sugestões sobre estratégias,
metodologias pedagógicas ou articulações com sua disciplina e o currículo, diretamente com a
equipe gestora do Minha Terra através do Fórum, cujo acesso é exclusivo aos professores
através de senha (a ser solicitada pelo professor inscrito por meio da ferramenta Fale com o
Gestor, disponível no menu à esquerda).

Para esclarecer dúvidas, detalhar orientações ou solicitar outro tipo de apoio, basta contatar o
gestor do Minha Terra, prof. Claudemir Edson Viana, pelos seguintes canais: 

Na comunidade virtual Minha Terra: Fale com o Gestor (menu a esquerda);

Por e-mail direto: claudemir@cenpec.org.br 
Pelo e-mail do Minha Terra: minhaterra@fundacaotelefonicabr.org
Pelo Telefone: (11) 2132-9006

Equipe Minha Terra / Educarede

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