Pedofilia. Perigo na Rede

8 de setembro de 2011


Pedofilia. Perigo na  Rede.
Recentemente, dois alunos da escola foram pegos em flagrante tentando acessar site para maiores de 18 anos. Um tentou entrar em um sie pornô, o outro procurou a mulher mais gostosa do mundo. Os mesmos alegaram que não, mas a técnica  do laboratório abriu o hstórico e mostrou o que eles já sabiam. É bem verdade que a curiosidade faz parte da vida do ser humano, mas por tráz da curiosidade existe também um certo perigo escondido.Um deles podemos identificar como a Pedofilia. O que a escola e pais podem fazer para evitar o perigo na rede? Como conduzir sabiamente nossas crianças num caminho mais  correto e longe das artimanhas de pessoas más? Esse artigo foi escrito  na possibilidade de poder auxiliar pais, professores e escola numa educação tecnológica mais saudável. Desfrute da leitura e se gostou , passe adiante essa idéia.
 Fonte de pesquisa:
Quando a Biblia fala da pureza das crianças ela quer dizer que as mesmas são naturalmente inocentes. Deus preza essa característica de pureza. Os homens são maus por natureza e se aproveitam dessa ingenuidade infantil de forma a invadir a vida dos mesmos de forma avassaladora. Nós como PAIS, devemos guiar e orientar nossos filhos no caminho do bem. Diga-se que o mal, mora atrás da tela.  As dicas a seguir ajudarão a você ( pai-mãe, escolas) saber orientar como mais sabedoria sobre o mundo perigoso da Internet, principalmente a livrá-los das armadilhas dos pedófilos. Leia com carinho e tome atitudes positivas. Deus já nos protege, cabe você também proteger seus filhos.
Fonte de Pesquisa:
Bíblia Sagrada e
1-O lugar do Computador  é na sala, não no quarto
Procure lembrar à criança que o PC, é um instrumento familiar e deve ser compartilhado por todos, deixe-o num lugar à vista de toda a família. Ninguém tem nada a esconder.( Lucas 12:2  Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido)
2-Procure estabelecer regras.
Crie regras e horários específicos  na utilização do PC entre seus filhos. Não os deixe à vontade. Estipule tempos certos para jogos e outras atividades on-line. Coloque programas de filtragem de conteúdos. Reserve tempo para atividades que os deixem longe do PC sem precisar brigar. Participe com eles no PC. Um jogo à dois, é um desafio.( Provérbios 22:15  É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem)
3-Descubra o mundo da Internet junto com seu filho (a)
Uma coisa é certa. Os filhos aprendem  bem mais rápido que os pais, principalmente no quesito “ Internet e tecnologia”.  Aprenda, descubra, navegue com seu filho. Mais cedo ou mais tarde com certeza eles aprenderão a burlar o sistema sem você saber, por isso uma boa conversa sobre o mundo virtual  será  de grande valia. Molde seu caráter e demonstre confiança no mesmo.Tenha uma conversa aberta com ele (a) como fiz hoje com meu filho de 11 anos, sobre os perigos da pedofilia que aparecem na rede ( Provérbios 22-6. Ensina a criança no caminho em que ela deve andar e mesmo quando for velho, não se desviará dele)
4-Denuncie atividades suspeitas
Procure encorajar seus filhos a relatarem qualquer atividade suspeita ou material indevido que recebam. Peça que os mesmo comuniquem  algo estranho ou convites realizados e alerte-os quanto a propagandas falsas na rede. Ensine-os a não entrarem em qualquer site, por mais ofensivo que pareça.( Isaías 5:20  Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!
5-Não fale com estranhos
Procure estabelecer a mesma regra da rua na  WEB( Não fale com estranhos). Recursos como E-mails, Orkut, Facebook, MSN, Yahoo Messenger, GoogleTalk etc( caso tenham) deve ser utilizados apenas para falar com amigos e conhecidos. Ensine-os a nunca marcarem encontros com "amigos" virtuais. Peça  que a criança  não divulgue informações pessoais como endereço e telefone de casa. Explique o porquê. Um bom relacionamento entre pai e filho é  de suma importância. (Provérbios 13:1  O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão)
6-Cuidado com a webcam
Não deixe as crianças utilizarem a web Cam sem saber quem está por trás da mesma. Certifique-se que sejam parentes  ou pessoas de extrema confiança ( confie deconfiando).  Ensine-os a não ficarem sem camisa numa conversa qualquer. Se possível, mantenha a Web Cam desligada e esteja sempre alerta. (Provérbios 22:12  O SENHOR Deus está alerta para defender a verdade e atrapalhar os planos dos mentirosos)
7- Ensine seus filhos a uma reflexão do certo e errado na WEB
Procure desenvolver na criança um hábito do certo e errado. Pergunte: você convidaria seu pai (mãe) a ver, assistir, ler) isso com você? Você Convidaria  seu amigo (JESUS) a sentar do seu lado e lhe acompanhar nas navegações que fazer na rede? Se sim... tudo bem, se não...é melhor que não faças(Jó 31:4  Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?, Salmos 37:27  Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada. Provérbios 3:7  Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal)

Raimundo Soares de Andrade
Pastor da Igreja de Deus no Brasil e
Coordenador Pedagógico da Escola Est. Eunice. Roo-MT
Que o Senhor nos abençoe e proteja nossas crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional