Encerramento do curso de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital

23 de novembro de 2011

No dia 11 de novembro de 2011 houve o encerramento do Curso de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital ofertado pelo NTM – Sinop, com carga horária de 80 horas, sendo 50 horas de atividades teóricas no ambiente e-ProInfo e as outras 30 horas com encontros presencias de atividades práticas envolvendo WiKispaces, Google Docs, Jogos Pedagógicos de Alfabetização e Letramento, Blogs, HQ, Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica, Webquest, Mapas Conceituais e outros. 
A formadora em Tecnologia Educacional e com formação em Letras, Joana Rodrigues Moreira Leite, escreveu esse projeto de curso procurando dar continuidade às formações ofertadas pelo e-ProInfo (Curso de Introdução à Educação Digital, TIC - Tecnologias em Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC e PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo), já que alguns profissionais de educação do município concluíam essas etapas e não tinham outras formações para continuar as reflexões, as discussões e as aprendizagens.
 

A proposta inicial da formadora era dar uma atenção especial aos professores de Pedagogia e de Letras que trabalham com a área de Linguagem, contudo, não foram apenas professores da área em questão que participaram do mesmo, houve a participação de professores de outras áreas, gestor e coordenadores pedagógicos, coordenadores de LIEDs e professores da Educação Infantil.
Nesse sentido, o momento do dia 11/11 foi de relevante importância, pois os professores puderam socializar seus projetos, compartilhando suas experiências vivenciadas nos cinco meses de formação que tinha como uma das propostas o desenvolvimento de um planejamento que consistia num projeto de ensino ou de aprendizagem para aliar as tecnologias existentes nas creches ou nas escolas.
 Segundo a formadora, inicialmente a proposta da formação era usar somente as tecnologias digitais no projeto, mas com o decorrer do curso, foi se verificando a possibilidade de aliar mídias e outras TIC junto das tecnologias digitais para a aplicação.
A professora formadora está satisfeita com os caminhos percorridos nos períodos de estudo, pois começou o curso com dois pequenos grupos, uma na EMEB Basiliano do Carmo de Jesus e o outro no NTM-Sinop, totalizando 33 cursistas dos quais 29 chegaram até o final com todas as etapas concluídas.
Diante disso, a professora Joana parabeniza todos os cursistas dessa formação pela construção de novas aprendizagens, pelas reflexões e pelos excelentes projetos realizados, que todos continuem com essa perseverança, buscando uma educação que priorize a qualidade.
Agradece ainda, o coordenador do NTM, Nilton Matsui pelo apoio, ao Prof. Ms. Edevamilton de Lima Oliveira pela contribuição e por acreditar na proposta, à diretora Gisele Faria Oliveira que abriu as portas da EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus e participou da formação junto de suas coordenadoras pedagógicas e professores.
Tendo a certeza de ter suscitado novas reflexões, chega ao fim essa etapa da formação de LTD – Linguagem e Tecnologia Digital, esperando que o ano vindouro seja tão produtivo quanto esse e que todos continuem com a mesma motivação para construção de novos saberes num processo de aprendizagens contínuas.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de bênçãos a todos!!!!

Joana Rodrigues Moreira Leite
Formadora em Tecnologia Educacional
NTM-Sinop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional