I Concurso de Blogs Educativos da Rede Municipal de Sinop entrega de prêmios aos vencedores

12 de dezembro de 2011

 Na noite de 08 de dezembro aconteceu no “Auditório Tião da São Camilo” a premiação do I Concurso de Blogs Educativos da Rede Municipal de Sinop, promovido pela Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Programas e Projetos/Departamento de Formação Continuada através do Núcleo Tecnológico Municipal, tendo como finalidade fomentar e promover o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e do Blog como recurso pedagógico para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar, envolvendo gestores de escolas e de técnicos, coordenadores das salas de informática, professores, alunos e a comunidade escolar.

O concurso contemplou as categorias escolas, professores e alunos, contando com a participação de oito escolas, sete professores e dois alunos que organizaram seus blogs de acordo com o regulamento do concurso, buscando garantir uma das colocações de 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria ao qual realizou inscrição.

O evento começou com a presença do Coral do Programa Mais Educação composto por alunos da EMEB. Armando Dias, regido pela Profª. Débora Abreu Vasconcelos, logo após houve a composição da mesa com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Coordenação do NTM, uma diretora de creche e uma diretora de escola representando as demais, uma representante do CEFAPRO e também membro da comissão de avaliação dos Blogs.

A Profª Télvia Moura Marques fez uma fala como Coordenadora de Programas e Projetos da SME e como presidente da comissão de avaliação, incentivando o uso do Blog como recurso pedagógico, parabenizando os participantes pelos trabalhos realizados em prol do fortalecimento da educação pública. O coordenador do NTM, Prof. Nilton Matsui teceu comentários de como surgiu a ideia desse concurso, os objetivos propostos e a importância das TICs na educação. Posteriormente, o mesmo apresentou brevemente algumas ações realizadas pelo NTM, os cursos oferecidos para formação continuada do professor na área de tecnologia educacional ofertados pelo ProInfo/MEC e cursos de autoria do Núcleo, tanto para formação dos professores e da comunidade. A Profª Élidi Pavanelli Zubler, formadora em tecnologia educacional do CEFAPRO e uma das avaliadoras do presente concurso, expôs uma fala sobre os critérios adotados pela comissão para a escolha dos vencedores e comentou sobre os blogs avaliados, ressaltando os objetivos do blog na educação, bem como parabenizou todos os participantes e a Secretaria Municipal de Educação/NTM pela iniciativa.

Em seguida foi realizada a premiação da categoria escola, na qual, em ordem de 1º, 2° e 3° lugares foram vencedoras as EMEBs Basiliano do Carmo de Jesus, Jardim Paraíso e Sadao Watanabe, sendo que todas receberam uma televisão LCD, 32 polegadas. Na categoria professores por ordem crescente foram premiados: Tânia Aparecida Nunes Ribeiro ganhou um notebook, Arlinda Stinghen recebeu uma máquina fotográfica digital e Alice Helga Deringer ganhou um pernoite no Curupi com direito a jantar e café da manhã e na categoria alunos somente dois foram inscritos, ficando 1º e 2° lugares, Malony Cristopher Vailões de Souza Batista que foi premiado com um celular e Flávio Henrique Scharnoswki com um aparelho de som (caixinha digital).

Para encerrar o secretário de Educação, Antônio Tadeu Gomes de Azevedo, reforçou o compromisso, buscando promover uma educação de qualidade, salientando que para o ano de 2012 se promova novamente o referido concurso com maior participação de todos, enfatizando que lançou há poucos dias o Programa: “Escolas Digitais” que no início do próximo ano serão contempladas as escolas do ensino fundamental com um laboratório móvel com netboobks para os alunos, lousa digital e notebooks para professores e projetores multimídias para todas as escolas e creches da rede municipal, equipando as mesmas de recursos tecnológicos para os professores e escolas.

A Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Programas e Projetos/Formação Continuada/ NTM avalia o evento como sendo um momento muito significativo e um marco na educação pública sinopense, pois o evento contou com a presença das escolas, creches, alunos e comunidades, podendo assim, reforçar a importância das tecnologias da informação e comunicação para as práticas pedagógicas e no âmbito social, ressaltando a importância da inclusão digital e da formação de professores para atender as demandas da educação atual, propiciando uma educação inovadora e de qualidade para todos, contribuindo digitalmente para a construção de uma sociedade do conhecimento.

Fonte: SME/Assecom
Autor: Eneci Pilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional