Oficina de Stop Motion com Professores e Alunos em Sinop

24 de dezembro de 2011

 A 1º Oficina de Stop Motion foi realizada com professores e alunos da 3ª Fase do 3º Ciclo da E.E. Rosa dos Ventos (Sinop-MT). Em atendimento a solicitação da Profª Juliana, os formadores do CEFAPRO Élidi e Jeferson da tecnologia e a profª Ketheley de arte organizaram uma pauta com objetivo de compreender a técnica de stop motion, conhecer alguns exemplos e por fim tirar as fotografias para construir o stop motion.
Para iniciar as atividades foram apresentados alguns exemplos de stop motion produzidos com diferentes materiais como massinha, binquedos, objetos, pessoas, recortes, entre outros. 
Foi utilizado também um vídeo do Instituro Caranguejo explicando como fazer um Stop Motion.
Como atividade prática foi proposto um desafio de produzir uma animação a partir de palitos de fósforo, para isso foi apresentado o vídeo abaixo com várias possibilidades:
Os participantes se organizaram em grupos que discutiram e elaboraram um roteiro preenchendo a Ficha de Produção e foram à prártica.
Na etapa de fotografia os formadores responsáveis pela oficina auxiliaram cada grupo, tirando dúvidas, dando dicas sobre foco, cenário, sequência de fotos, etc. A orientação era que procurassem utilizar de 8 a 10 quadro/fotos por segundo, não esquecendo de colocar os créditos dos autores da animação.
Concluída esta etapa, as fotos foram baixada e transformadas numa animação com o Software JellyCam que foi instalado previamente no Linux Educacional 3.0 dos computadores do Laboratório de Informática da escola.
Por fim houve um momento de socialização onde cada grupo apresentou sua animação que foram bastante criativas o que nos prova que mesmo com pouco recurso e utilizando o que há na escola é possível inovar e fazer algo muito atrativo para nossos alunos.

Clique aqui para acessar a pauta desta oficina. Atenção: na pauta consta também a atividade proposta.
Veja  a Ficha de Produção que elaboramos.
Acesse aqui um pequeno resumo sobre Stop Motion.
 Abaixo está um vídeo comentado desta oficina! Assista e deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional