Dicas de como fazer uma notícia para o Blog

28 de maio de 2012

Imagem ilustrativa - Fonte: http://indianareview.org/wp-content/uploads/2011/11/pen.jpg
Como saber se estamos nos comunicando corretamente em nossos blogs?

Como saber se o leitor está compreendendo as informações que pretendemos passar?

Existem algumas dicas básicas para uma boa postagem?


Para responder estas e outras perguntas, fizemos um resumo de uma oficina sobre Produção de Notícias em informativos escolares realizada pela Jornalista Cristiane Oliveira na Formação Edição e Publicação/CEFAPRO/Sinop.
 Os itens apresentados a seguir são termos utilizados no jornalismo, mas podem facilmente ser adaptados a realidade da blogsfera.
Chapéu - indica o tópico, tema da notícia, utilizando um palavra ou expressão, exemplo: política. (em blog podemos não utilizá-lo ou utilizar marcadores.
Manchete (título): é o menor resumo da nossa notícia, deve ser atrativo e trazer informações essenciais para compreensão, sempre deve ter verbo.
Linha fina: uma segunda linha logo abaixo da manchete, onde mais algumas informações importantes e atrativas são passadas. Essa opção nem sempre é utilizada em blog, mas é interessante utilizar em notícias muito extensa.
Lead: primeiro parágrafo da notícia, deve informar quem fez o que, a quem, quando, onde, como, por que e para que. Em alguns casos, principalmente em blogs, a postagem termina aqui.


Corpo ou restante da notícia: que precisa responder como e porquê. Imagens: sempre citar a fonte ou nome de quem fotografou e ter sempre autorização de imagem.
 Lembrando que a notícia deve ser sempre imparcial.
Então vamos lá, o desafio foi lançado, tentar escrever uma notícia por dia seguindo essas dicas! 

Informações retiradas dos slides apresentados pela Jornalistas e designer gráfico Cristiane Oliveira no encontro presencial da Formação Edição e Publicação de 17/05/12 em  Sinop. Os slides estão disponíveis no blog: edicaoepublicacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional