Cefapro de Rondonópolis realiza "Formação em Rede: Orientações Curriculares da Educação Básica para Mato Grosso"

14 de setembro de 2012

CEFAPRO de Rondonópolis-MT, realizou nos dias 10 a 13 de setembro  de 2012 a "Formação em Rede: Orientações Curriculares da Educação Básica para Mato Grosso", Participaram do evento  400 profissionais da educação do Polo da Região Sul do estado, envolvendo um total de  14 cidades participantes . Foi abordado uma possibilidade metodológica de trabalho com as orientações curriculares no interior da escola. Apresentações culturais de escolas da região,  deram brilho ao início das atividades. 
Essa necessidade, como todos sabemos bem, vai muito além de uma convocação vinda da SEDUC. Nós profissionais da educação sentimos no cotidiano da escola que o nosso tempo e espaço vividos exigem inovações. Métodos de ensino, formas de conceber e realizar a avaliação, modos e comportamentos relacionais inter e transpessoais e, o próprio conhecimento, matéria prima do universo escolar, são dinâmicos e se modificam constantemente, o que por si só nos obriga a revê-los, sempre! Além disso, queremos que a aprendizagem dos nossos estudantes se superem, que eles aprendam mais e se relacionem de forma mais saudável com eles mesmos e com e no mundo que os cerca. Nosso desejo uníssono é de que eles possam enfrentar os desafios da vida munidos das ferramentas adequadas para tanto!(Cefapro-Roo-MT)
Nesse  espaço os  educadores puderam falar, ouvir, conhecer, expressar, pensar junto, criar, compartilhar, enfim, doar-se e receber em favor da melhoria do trabalho de todos nós. Os participantes foram divididos em grupos para atividades práticas com o  complexo temático e diga-se, foi uma experiência maravilhosa, isto foi percebido na apresentação final de cada grupo.
A formação foi composta de um total de 40 horas que foram certificadas pelo CEFAPRO de Rondonópolis-MT. Houve então a parte presencial dos dias 10 a 13 de setembro, perfazendo 28 horas e, a parte da leitura prévia e do trabalho posterior, ou seja, do planejamento do repasse a ser feito pelos participantes da etapa presencial nas escolas/municípios em que atuam (mediante entrega de plano), perfazendo 12 horas. O encerramento se deu com uma apresentação apresentada pelo formador Carlos, fazendo uma retrospectiva do evento através de fotografias de todas as atividades propostas como também dos grupos de estudos apresentados.
Deixo aqui meus  votos de sinceros agradecimentos a esta equipe maravilhosa do Cefapro de Rondonópolis. Obrigado Flávia, Sávio e demais formadores.
Fonte de pesquisa:
http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com.br/2012/09/formacao-em-rede-orientacoes.html
Orientações Curriculares (Clique Aqui)    Realizaçãohttp://roocefapro.blogspot.com.br/

OBSERVAÇÃO:
Acesse o link abaixo( Google Docs) com todos os materiais de forma on-line que foram utilizados no encontro. Formação em Rede: Orientações Curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso.

 https://docs.google.com/folder/d/0B3TiJkNilsPnVjhTVHpVVjhPR3c/edit

Um comentário:

  1. Foi uma honra ter participado de um evento tão maravilhoso cheio de pessoas dispostas a ensina e a aprender. Parabéns CEFAPRO de Rondonópolis-MT

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional