Oficina de Áudio para Rádio Escolar na E.E. Paulo Freire

26 de novembro de 2012



A Escola Estadual Paulo Freire de Sinop MT recebeu do MEC o material da Rádio Escolar e já está realizando os preparativos para iniciar esse trabalho.
Dentre as ações estão: instalação das caixas de som e disponibilização de espaço adequado para a implantação da rádio, elaboração do Projeto Educomunicação para ter um coordenador específico e formação para os profissionais que atuarão ou tem interesse na rádio escolar.


Desta forma a escola solicitou à equipe de Tecnologia Educacional do CEFAPRO de Sinop a colaboração na formação.
Para isso nossa equipe preparou uma pauta com estudos iniciais sobre rádio escolar, utilização do Software Audacity e produção de arquivos de áudio como vinhetas e spots para a utilização na rádio ou para divulgação na na internet, o que chamamos de Podcast.
Veja abaixo a pauta dos encontros:
1- Acolhida – apresentação dos participantes
2 - Levantamento dos conhecimentos: se já editou áudio? O que já conhecem? Lembra
de algum arquivo áudio que é interessante. Se ouve rádio com frequência?
3 - Apresentar a proposta dos encontros, combinar próximo encontro;
4 - Exemplos, audiobook, material feito em outras oficinas;
5 - Conhecer o material disponibilizado (trilhas, efeitos sonoros, software);
6 – Apresentação do software Audacity e suas funcionalidades;
7 - Atividade prática:
Em duplas ou trio escolher um produto abaixo e produzir:
- VINHETAS: São peças curtas com informações precisas para demarcar sequências ou
quadros de programas.
As vinhetas podem ser: vinhetas de abertura, vinhetas de encerramento, vinhetas de
passagem, vinhetas de marcação de sequências, vinheta de hora certa, etc.
- SPOT: Peça curta produzida para o rádio com a intenção de divulgar algo. Os spots
podem ser publicitários, educativos, etc.
- PODCAST: é o nome dado a um arquivo de áudio digital publicado na internet;
- NOTÍCIA - ver. p. 3 da Apostila de Rádio do Pará)
Material a ser estudado:
- Apostila Nas Ondas do São Francisco: p.11 a 21, 31 a 33
- Oficina de Rádio – Pará – página 1 a 4, p.4 vinhetas, spots

8 - Socialização – cada grupo apresenta sua produção, o grupo discute  ser comentado o que poderia ser melhorado.

Clique aqui e leia outra notícia sobre esse mesmo tipo de estudo.

Conheça aqui  um texto elaborado a partir do material disponibilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional