A música na sala de aula. lei nº 11.7269. Dicas práticas

28 de outubro de 2011

A lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que  prevê o ensino da música nas escolas já está em vigor. Será essa realmente uma tarefa para um especialista na área? Nem sempre. Com certeza faltam profissionais capacitados musicalmente e alguns poucos que existem não conseguem atender a demanda escolar. O x da questão é: O que  e como, escola e  professores podem  fazer para desenvolver ações e proporcionar a educação musical dentro do currículo escolar. Caberá ao professor de arte solucionar esse dilema? A verdade é que muitos professores de arte  podem ajudar no critério musical, mas esta não é uma realidade geral e muitos desses profesores nem ao menos tem formação de arte, mas em outra área ( letras, por exemplo) É certo que a lei obriga o ensino desse conteúdo nas aulas de arte, pois além de contribuir para a socialização  e a aproximação de manifestações culturais, estudar música ajuda a desenvolver habilidades como o canto, a execução de algum instrumento musical e uma produção sonora de maior qualidade.Você sabe como trabalhar isso ( a música) nas séries iniciais? ( fases) . É preciso ter pelo menos algum conhecimento básico sobre música. ( Por exemplo: Altura, Timbre, Rítmo, Velocidade, Notas Musicais, entre outros) Deixo algumas dicas práticas que poderão ajudá-lo (a) em suas dúvidas no planejamento de uma boa aula de música:
O que precisa haver no planejamento das aulas de música?
A proposta é ser criativo e interativo.
1-Produza atividades de Audição ( Momento de familiarização com diferentes estilos e rítmos musicais).
2-Trabalhe a percepção Auditiva ( Variedades de sons e timbres de diversos instrumentos musicais. Ao vivo ou em CD)
3- Pratique movimentos corporais ( Gestos e dança)
4- Faça práticas experimentais (Apresentações de instrumentos e canto feitas por alunos ou convidados)
5- Tenha um repertório interesantes e adequado. Trabalhe melodias simples e conhecidas. Permita que as crianças tragam as músicas que conhecem e ofereça diversidade musical. Envolva-as com cantigas de rodas, parlendas e canções folclóricas.  Não direcione exclusivamente as músicas somente para datas comerativas.
6- Não se preocupe se você não sabe cantar ou tocar. Pra tudo tem um jeito. Convide alguém e recorra a CDs, Mp3, Vídeos,naquilo que você pretende usar na sala de aula.
7- Caso a escola não tenha algum instrumento musical , converse com a gestão sobre a possibilidade de compra. Uma boa alternativa é contruir instrumentos musicais de percussão com sucatas .
8- Procure se possível  inserir a aula de música pelo menos duas vezes por semana no seu calendário ( meia hora já pode ser suficiente) Segundo a professora Vivian Barbosa (Curitiba-Pr) " A boa aula começa com a audição de uma música tranquila, seguida das atividades de percepção e das vivências de canto e percussão"
9- Seja perseverante. A proposta da utilização da música em sala de aula, não é formar músicos, mas contribuir para a sua formação de vida com um carater sólido.
10- Promova encontros musicais no ambiente escolar ( a sua cidade com certeza  deve ter muitas pessoas que cantam ou tocam, por isso... mão a obra e boa aula de música)
Fonte de pesquisa:  Revista Escola, Ano XXVI, nº 245. Setembro de 2011, Pg 84-85
Raimundo Soares de Andrade é Coordenador Pedagógico da Escola Est. Eunice Souza dos Santos e Formado em Música pela UFPR

Cefapro de Juara MT: FELIZ DIA DO PROFESSOR!

15 de outubro de 2011

Cefapro de Juara MT: FELIZ DIA DO PROFESSOR!: Uma linda mensagem da Secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes Almeida a todos os educadores!

Cefapro de Juara MT: FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Cefapro de Juara MT: FELIZ DIA DO PROFESSOR!: Uma linda mensagem da Secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes Almeida a todos os educadores!

Homenagem aos Professores

10 de outubro de 2011

Ser Mestre
 Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!

Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?

Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!

Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!
(Desconheço Autoria)

I Seminário Regional de Tecnologia Educacional do CEFAPRO de Matupá e NTM de Terra Nova do Norte

6 de outubro de 2011

Steve Jobs morre aos 56 anos

Steve Jobs morre aos 56 anos
Morreu nesta quarta-feira, ( 05/10/2011) aos 56 anos, Steve Jobs, co-fundador e presidente do Conselho de Administração da Apple. Jobs sofria de câncer no pâncreas desde 2004 e estava afastado do cargo de diretor-executivo da Apple há menos de dois meses para tratar da doença. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o celular. Jobs deixa a mulher Laurene Powell, com quem teve três filhos.
O ícone do Vale do Silício Steve Jobs, o homem por trás do computador Macintosh, do iPod, do iPhone e do iPad, renunciou como presidente-executivo da Apple, encerrando o período de 14 anos durante o qual comandou a empresa que ajudou a fundar em uma garagem. Jobs estava de licença médica desde 17 de janeiro por condições de saúde não reveladas. A saúde de Jobs virou notícia em 2004, quando ele anunciou que passara por uma cirurgia para remover um tipo raro de câncer pancreático, diagnosticado em 2003, e que a operação fora bem-sucedida. Em 2009, ele passou por um transplante de fígado.
Vida
Steven Paul Jobs nasceu em San Francisco, em 24 de fevereiro de 1955, e foi adotado pelo casal Justin e Clara Jobs em Mountain View, também na Califórnia, Estados Unidos. Jobs deixou o Reed College de Portland, Oregon, depois de um único semestre, mas continuou tendo aulas, incluindo uma de caligrafia, que citou como o motivo dos Macintosh serem desenhados com múltiplas tipografias. Quando tinha 20 anos, fez uma viagem espiritual à Índia e voltou com a cabeça raspada e usando trajes indianos tradicionais. Conseguiu trabalho como técnico dos videogames Atari e participava em um clube de garagem chamado "Homebrew Computer Club" (Clube dos Computadores Caseiras).
Em 1976, juntou-se ao parceiro tecnológico Steve Wozniak para fundar a Apple Computer, lançando o Apple I e em seguida o Apple II. A empresa logo ficou conhecida pelos computadores simples, ousados e criativos. A grande revolução teve início em 1979 com o projeto Macintosh - uma interface gráfica baseada em navegação por ícones, janelas e pastas e com o uso do mouse. As inovações da Apple incluem o "mouse" para facilitar os usuários na ativação dos programas e a abertura de arquivos.
Lançado em 1984 com uma campanha milionária, o Macintosh era o primeiro PC com recursos de tipografia e desenho, com uma interface gráfica pioneira, e passou a ser o parâmetro para os computadores pessoais a partir daquele momento. Surgiu nesta época o slogan "Think Different" (Pense diferente), marca dos gadgets criados por Jobs, remetendo à liberdade de pensamento e de ação. No ano seguinte, Jobs teve que deixar a Apple por força do conselho de administração. Então ele fundou a NeXT e, no ano seguinte, comprou a Pixar, empresa de animação que, na década de 90, criou o primeiro filme infantil totalmente animado por computador: Toy Story.
Em 1991, Jobs se casou numacerimônia presidida por um monge budista. Teve três filhos com sua esposa e uma filha com mulher com quem manteve uma relação anterior a seu casamento.
Em 1996, a NeXT Computer foi comprada pela Apple, para que o NeXTStep fosse usado como base para um novo sistema operacional. Assim, em 1997 Jobs retornou como consultor para a companhia que havia ajudado a fundar - e que atravessava uma grave crise financeira - e da qual nunca mais se separou. Em 1998, com a chegada do iMac, Jobs mais uma vez havia dado vida à Apple, com um computador que inovava em diversos aspectos, principalmente no design. Com seu visual translúcido e colorido, o iMac acabou com a uniformidade dos computadores na cor bege.
Em 2001, além do lançamento do Mac OS X, a Apple ampliou sua área de atuação para a eletrônica e a música digital. Vieram então o tocador iPod e o iTunes, a venda legal de música via Internet - modernos, práticos e simples como sempre. Em 2006, nova revolução: o lançamento do iPhone, celular com tela sensível ao toque que virou uma febre, sendo comprado, copiado e desejado em todo o mundo.
Em abril do ano passado, a Apple anunciou o iPad, tablet com tela sensível ao toque que revolucionou o mercado. Em maio, a Apple superou a Microsoft como a maior companhia tecnológica americana em termos de valor de mercado. No final do ano, o iPad já dominava 84% do mercado.
Entre os reconhecimentos recebidos, Jobs foi condecorado com a Medalha Nacional de Tecnologia em 1985 pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan; com o prêmio Visionários do Ano 2004, pela Billboard; eleito a pessoa mais poderosa do mundo dos negócios pela revista Fortune em 2007; escolhido o empresário da década em 2009, também pela Fortune.
Com informações da agência AFP.
Fonte de pesquisa:

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional