Parabéns Digital. Professor Edy, sentimos orgulho em tê-lo como parceiro frente à Coordenadoria de Tecnologia

21 de dezembro de 2010


É com imensa alegria que comunico aprovação desse coordenador no Doutorado em Educação na Estácio de Sá - RJ.

Aproveito a oportunidade para compartilhar os passos iniciais dessa caminhada:

Depois de três etapas do processo seletivo (apresentação do projeto; prova teórica; proficiência e entrevista) tive a felicidade em obter êxito.

Os estudos se darão na área de Concentração: Educação e Cultura Contemporânea, na Linha de Pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais.

Tenho como Tema Provisório:

CONVERGÊNCIAS DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL: O PROINFO INTEGRADO  E AS REDES DE APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM  MT..
O titulo provisório representa várias lentes e possibilitará inúmeros olhares sobre a tecnologia educacional e digital nos processos de formação continuada dos profissionais da educação. Como desdobramentos focaremos sobre os processos educativos resultantes da  constituição das redes de aprendizagens produzidos pelas e para as escolas do Estado de Mato Grosso através da EaD sob a plataforma do Programa Proinfo Integrado, inaugurando espaços sob as luzes de uma cultura educacional\digital.
Algumas perguntas iniciais:
Tomando como parâmetro os cursos de formação continuada em tecnologia educacional (IED, TIC, PITEC) cujo propósito é o de preparar o professor para a utilização dos recursos tecnológicos digitais em seu fazer pedagógico, revelamos algumas questões de fundo: essa proposta oferece conteúdo, atividades e ferramentas suficientes e adequadas para a formação continuada dos professores em Tecnologia Educacional? Que impacto os cursos do programa Proinfo/MEC/SEED/SEDUC/SUFP/CFTE/CEFAPRO-MT vem causando na formação dos professores e por conseguinte na prática docente e na aprendizagem dos alunos? Do ponto de vista metodológico, a flexibilização do tempo para as atividades de ensino-aprendizagem em EaD facilita ao professor participar das formações continuadas propostas pela SEDUC\CEFAPRO; estaria a sala de professor\educador possibilitando ambiente favorável para essa formação?
Por último, em que medida esse processo tem avançado com a intensificação da formação e do trabalho docente com a construção dos ambientes: Blogs, sites etc... na construção da rede de aprendizagens?

Bem, as respostas as primeiras perguntas dependerá de um investimento ainda maior de minha parte, que, após reveladas somará com a dedicação/produção continuada de todos @s responsáveis pela formação continuada em tecnologia educacional do Estado de Mato Grosso, especialmente de nossos gestores/técnicos dos CEFAPROS e FORMADORES EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL\Multiplicadores bolsistas, sem os quais nenhuma ação-reflexão-ação com tecnologia educacional digital alcançaria o chão da escola. 
Antecipo em CAIXA ALTA, meus SINCEROS AGRADECIMENTOS a tod@s membros dessa família, reafirmando o compromisso estabelecido na e pela aç@o, dizendo ainda que juntos construiremos uma educação cada vez mais sustentável.
Finalizo parabenizando a tod@s pelas conquistas e que 2011 seja ainda muito melhor.
Abraço digital
Edy
Edevamilton
de Lima Oliveira
Coordenador de Formação em Tecnologia Educacional
Coordenador Estadual do Proinfo Integrado
Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação

10 comentários:

  1. Mais que comentário...
    Fiquei ensaiando como escrever pra você..., sobre você... de você...
    Que difícil? Ou fácil?
    Não sei vou tentando me expressar, a minha maneira, e sobre a forma como construímos nossa relação.
    Não recordo exatamente, como foi nosso primeiro contato, mas posso garantir que foi expressivo o suficiente para solidificar e existir sendo repaginado a cada dia e se encontrar na forma que encontra hoje.
    Te chamo de Edy, de chefe ou Chefinho e, como muitos outros colegas, temos uma parceria tão bacana que conseguimos produzir, fazer a diferença quando estamos em trabalho com você sem a rigidez de muitas outras formações.
    Como chefe, o fato de você respeitar nosso tempo, as diferentes formas de aprender, de reagir, de responder as suas solicitações – nada tem a ver com dois pesos e duas medidas – mas sim com o que concebemos como trabalho colaborativo.
    Ao longo desses dois anos – te pedi auxilio, auxiliei timidamente, aprendi, incomodei diversas vezes com questões profissionais particulares e você – sempre solicito.
    Algumas das pessoas que trabalham com você, nem sempre compreenderam sua forma de conduzir essa missão - o seu trabalho na COORDENADORIA.
    Existe para nós da área de tecnologia uma história antes e depois da sua coordenação – nossos propósitos começaram a solidificar nossas ações sendo fortalecidas é, claro – avaliações de todas as formas, espécies e lados. Uns compreendendo o processo, outros sem intenção de compreender - mas com a necessidade de atravessar o que não conseguia acompanhar e, outros nos auxiliando como podiam.
    Bem, mas nessa linha ficaria escrevendo por horas, talvez sem dizer muito, mas o quero na verdade é tentar caracterizar um pouco da nossa caminhada tendo você constantemente a ponta do V formado pela nossa equipe – tarefa difícil né!!!
    Então – atenho-me a dizer que essa sua conquista é um pouco nossa, o seu doutorado é uma condição de teorização de nossas ações e perspectivas – seria muita presunção afirmar isso né. Essa nova fase – é uma referencia histórica em formação em TED no Estado de Mato Grosso – a nossa coordenadoria esta colhendo frutos com sementes já geminadas no alto desempenho da sua pessoa.
    Sinto-me orgulhosa em fazer parte da sua equipe de trabalho, sinto feliz com o sucesso que temos alcançado, sinto honra em pode chamar-te de amigo. E, agradeço intensamente o seu tempo disponibilizado ao nosso pólo. E pode contar comigo, sei que é muito pouco, melhor que nada fné chefe?! Rsrsrs
    Deus abençoe você e sua família nessa caminhada, pois ela é seu alicerce e é nela que você vai conseguir encontrar imunidade em alguns momentos para alguns vírus que aparecer.
    Não esqueça que A VIDA É UM ETERNO UPGRADE!
    E, que eu sou sua fã, sempre...
    Vai lá Guerreiro – estamos juntos com você.
    Estamos com orgulho de você!
    Liliane – Formadora em TE - Pólo de Rondonópolis
    e demais colegas que compactuam dessa corrente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Edy por mais essa conquista em sua vida. Fico feliz por isso, pois você é uma pessoa batalhadora e guerreira pelas suas ações e compromissos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Que você vença todos os obstáculos e que esta nova caminhada te propicie novas conquistas!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns professor! você merece, pela humildade, simpatia, competência e eficiência em tudo o que o senhor faz é com orgulho e emoção que desejo muito sucesso nesse novo desafio.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns mestre!
    Aqui no Cefapro de Diamantino, ficamos felizes com mais essa conquista. Temos a certeza nas suas vitórias vindouras pelo simples fato de você ser um exemplo como coordenador, profissional, e acima de tudo como ser humano, sempre atento aos processos formativos que a sociedade cada vez mais sofisticada exige de todos nós professores formadores.È uma honra para todos nós termos um coordenador que sempre teve e tem um comportamento digno de um profissional da educação.

    ResponderExcluir
  6. Que notícia linda! Reconheça que tu merece… E agora sim, com mais essa estrela que brilha no grupo dos profissionais da educação de MT, vamos continuar construindo uma educação cada vez mais sustentável. És especial!!! Mereces tudo de bom!!! Orgulhe de ti mesmo! és digno… tudo conseguiste em virtude de teus méritos… Lutaste! Venceste! Reconheça … Que pessoa maravilhosa que és… Dê- te então parabéns pela conquista no Doutorado com as TICs na Educ!!! Plantas hoje a semente de uma colheita que será abundante… A nossa Presidente Dilma no seu discurso de posse garantiu que vai trabalhar pela valorização dos professores. “O professor será tratado como a verdadeira autoridade da educação”.Segundo ela, só a FORMAÇÃO CONTINUADA e a REMUNERAÇÃO adequada poderão garantir a qualidade na educação.Voce é um grande incentivador das FC e tenho prova disto. Parabéns pela sua conquista no doutorado!!! Felicidades hoje e sempre!!! Um feliz 2011 e todos os outros anos!!! Abraço digital!!!
    Profª Eliete e EESFM

    ResponderExcluir
  7. Prof. Edy, é com enorme alegria que recebemos esta maravilhosa notícia, nós do NTM/Sinop desejamos muito sucesso nesta nova caminhada, a qual você tem perseguido pelos esforços realizados no avanço da inserção das tecnologias em Mato Grosso, e com certeza este estudo lhe proporcionárá muito mais para contribuir grandemente com a formação continuada em tecnologia educacional em nosso estado e país... é de pessoas perseverantes como você que a educação conta para conseguir avançar cada vez mais! PARABÉNS E SUCESSO na nova meta e que 2011 seja de plena realizações!

    Abraços do pessoal ...
    NTM - SINOP

    ResponderExcluir
  8. Parabéns querido amigo, DEUS te ilumine nesta caminhada maravilhosa e tão importtante para a educação.

    Grande e forte abraço de
    Maria da Penha formadora das TE NTM de Sinop MT

    ResponderExcluir
  9. Salve 2011!!!!
    Parabéns Edy pela conquista, temos a certeza que esta nova fase da tua vida será somente sucesso, pois este seu entusiasmo e a luta para que a tecnologia esteja cada dia mais presente na escola nos faz acreditar que pessoas como você irá contribuir cada vez mais para o crescimento da qualidade na Educação.
    Grande abrço da Katia Santaella
    CEFAPRO/Cuiabá

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.

III Seminário Internacional de Tecnologia Educacional