Atividade realizada pelo professor FIEL,da escola ROSMAY, na cidade de Novo Horizonte do Norte, CEFAPRO Polo de JUARA.
Tutorial e-proinfo: Ensinando e aprendendo com as TIC
Tutorial aos cursistas, para ajudar a fazer suas inscrições e também fazendo uma pequena demonstração da Plataforma e-proinfo. Curso Tecnologis na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
2º Tutorial eproinfo - Postando atividades - 1ª Parte
Tutorial em video aos cursista do Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC e demais cursos oferecido pela plataforma e-proinfo.
O que é EaD?
Trecho do programa Salto para o Futuro - Série: Educação a Distância - O que é Educação a Distância
CONTEÚDO COMPLEMENTAR Crescimento da educação a distância
vídeo no qual o Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) fala sobre o crescimento da Educação a Distância no Brasil.
O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SALTO PARA O FUTURO
O vídeo discute sobre a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, e sobre o potencial que essas novas ferramentas nos propiciam no aprendizado, em especial, na Educação a Distância.
Did you Know 2.0
Documentário "Did you Know 2.0", produzido por Karl Fisch, traduzido em português por Marcio Lombardi e Bruno César dos Santos. Apresentado na reunião do Grupo de Pesquisa Científico-Acadêmica de Televisão Educativa e Mídias Digitais do Colégio e Faculdade Eniac (Guarulhos/SP em, 12/08/2009)
Did you Know 2.0
Documentário "Did you Know 2.0", produzido por Karl Fisch, traduzido em português por Marcio Lombardi e Bruno César dos Santos. Apresentado na reunião do Grupo de Pesquisa Científico-Acadêmica de Televisão Educativa e Mídias Digitais do Colégio e Faculdade Eniac (Guarulhos/SP em, 12/08/2009)
Conhecimentos da informática já repercutem no trabalho dos professores em MT
25 de junho de 2010


Milhares de professores da Rede Estadual de Educação e técnicos dos Laboratórios de Informática Educativa estão sendo ou já foram treinados para trabalhar com os recursos da informática. Nos cursos realizados, são ministrados conteúdos como o uso do Linux Educacional (software livre), Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Projeto Integrado de Tecnologias ao Currículo (Pitec).
A repercussão desses conhecimentos no dia a dia de professores e alunos nas mais de 700 escolas da Rede Estadual em Mato Grosso ou como essas tecnologias são aplicadas no processo de ensino-aprendizagem pode ser respondida com a experiência vivenciada em Barra do Garças.
A professora Eliete Rodrigues Lopes Couto, coordenadora pedagógica da Escola Seduc/MT
Conhecimentos da informática já repercutem no trabalho dos professores em MT
Estadual “Senador Filinto Müller”, aponta para alguns dos possíveis exemplos de possibilidades de uso destas tecnologias. Especialista na área de Educação Interdisciplinar, leciona no primeiro ciclo do Ensino Fundamental e, a partir dos conteúdos que recebeu, já desenvolveu dois blogs. Um pessoal e outro para uso da escola onde é coordenadora.
O blog pessoal, http://profeliete.blogspot.com, chamado de “Tecnologias da Educação” foi criado em 2008. Tem conteúdos diversos e links para outros sites e blogs semelhantes. O conteúdo abrange temas pedagógicos, culturais e até esportivos, como agora, em função da Copa do Mundo. Apresenta ainda espaços para comentários e “mural de recados”.
Já o blog da escola se chama “Tecendo saberes” e foi criado em janeiro deste ano. Também tem um conteúdo diversificado e nele é possível de ter um panorama do que acontece na escola. Apresenta links para avisos aos pais e alunos; lista dos projetos que serão realizados durante o ano; espaço para postagem de conteúdos dos professores e até lista de aniversariantes. Os artigos postados pode ser comentados pelos alunos. O que está em destaque nete momento (21/06) é sobre Bullying. O endereço do blog da escola EE “Filinto Müller” é: www.escolafilintobg.blogspot.com.
A professora Eliete está contribuindo também para divulgar os conhecimentos recebidos para os profissionais não docentes da escola. Ela coordena um estudo no Projeto “Sala de Professor”, sobre a temática “Noções Básicas de Informática”.
O trabalho da professora foi usado como exemplo, ao Ministério da Educação (MEC), sobre como está se desenvolvendo o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) nos estados. Esta avaliação foi feita pelo coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira. Ele participou, em abril, de uma reunião dos coordenadores estaduais do Proinfo. Edevamilton aponta que situações como a da professora Eliete já não são mais raridade nas escolas estaduais em Mato Grosso. Em breve, devem surgir novidades em relação à montagem de uma rede para unificar as iniciativas nesse sentido em Mato Grosso.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Divulgação SEDUC/MT
Governo Itinerante entrega laptops do Projeto UCA em Mato Grosso

Governo Itinerante entrega laptops do Projeto UCA em Mato Grosso
Quatros estudantes representando as Escolas Estaduais “Nilce Maria de Magalhães”, de Diamantino e “25 de Outubro”, de Arenápolis, receberam das mãos do governador Silval Barbosa laptops do projeto “Um Computador por Aluno” (UCA), do MEC. A entrega realizada durante as ações do governo itinerante no pólo de Tangará da Serra, sexta-feira (18), estabelece um novo marco na Educação estadual.
Ao todo nove unidades escolares serão beneficiadas pelo programa em Mato Grosso. Nesse montante, estão incluídas as escolas “Damião Mamedes do Nascimento”, do município de Jangada, a Escolas “Manoel Gomes”, de Várzea Grande e “Maria Nazareth Miranda”, de Barra do Garças. As demais selecionadas são escolas da rede Municipal em Cuiabá, Jaciara, Água Boa e Santa Carmem.
Para a diretora da Escola 25 de Outubro, Antonia Machado Linhares, a escola foi presenteada este ano. Além da reforma parcial, todos os alunos do primeiro ao nono ano terão computadores. “É mais qualidade de ensino”, acredita.
Os estudantes, Lucas Felipe Belo e Lucinéia Marcolino, da 25 de Outubro, estavam radiantes com os laptops nas mãos. O acesso a computadores só era possível no laboratório da escola. “Agora esse é só meu”, destacou Lucinéia. Todos acreditam que agora o interesse pelos estudos irá aumentar, deixando os alunos estimulados.
Também receberão os laptops das mãos do governador os estudantes do sétimo ano da Escola Nilce Maria Magalhães, Rodrigo Camilo e Raquel Rosa, do município de Diamantino. Eles vieram a Tangará acompanhados da diretora Heloina da Silva Genro. “Foi muito positivo, estavam sendo esperados há 4 anos”, disse ela. Conforme a diretora foi uma explosão de alegria, dos alunos e do corpo técnico da escola. “Ele vai facilitar muito a implementação dos projetos que a escola desenvolve”, concluiu.
O projeto UCA foi lançado pelo governo federal em 2007 e teve a fase piloto iniciada em 10 escolas de sete Estados. A escolha das escolas tem como um dos critérios a situação de risco social vivenciada pelos estudantes. A proposta é que o projeto seja motivador para a autoestima da comunidade (colaborou Sérgio Fernandes).
Sexta-feira, 18 de junho de 2010
ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT
Web Conferência Aluno Integrado dia 21/06/2010
20 de junho de 2010


Tutores do Curso Aluno integrado do e-Proinfo.
Web Conferência dia 20/06/2010
14:00hs
http://webconf.rnp.br/proinfo_mt/
PLATAFORMA
http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm
Estão abertas as incrições para o Prêmio Microsoft Professores Inovadores - 2010

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010
Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010
Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação
Estão abertas até o dia 02 de julho as inscrições para a quinta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizem tecnologia em processos de ensino e aprendizagem.
Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:
1) Ensino Básico
Podem se inscrever duplas de educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, matemática, física, etc
Inovação em Comunidade
Inovação em Colaboração
Inovação em Conteúdo
2) Ensino Técnico
Podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas.
Educador Inovador de TI – Escolas Técnicas
Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.
Premiação
O Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, doze projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do Prêmio que será realizado em São Paulo no mês de agosto.
Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas idéias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.
Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.
Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos.
Para acompanhar as novidades do Prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br
Fonte:http://tecnologiacefaprocba.blogspot.com/2010/06/estao-abertas-as-incricoes-para-o.html
Curso é voltado para uso de recursos em sala de aula

As estratégias mais eficientes de apoio ao ensino em sala de aula são aquelas que empregam os modernos recursos da informática, tais como os computadores e data-show? Nem sempre. Nos cursos que estão sendo realizados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o uso destes equipamentos certamente é destacado, mas se está resgatando também o emprego de recursos que já existem nas escolas, como os mimeógrafos e retroprojetores, mas que se encontram subutilizados. Estes cursos são voltados aos professores e técnicos dos Laboratórios de Informática Educativa (LIEDs).
De acordo com o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, o mimeógrafo, por exemplo, representa uma importante alternativa ao professor diante do custo de cópias xerográficas ou impressão de documentos. Também é um instrumento de fácil utilização. Porém, em algumas escolas mimeógrafos estão relegados ao armário. Nesta mesma linha, está se procurando resgatar o uso da TV e retroprojetores. “Até teatro de sombras pode ser utilizado em sala de aula com o uso deste equipamento”, exemplifica.
Se por um lado se está resgatando recursos antigos, a secretaria procura também integrar novas tecnologias à prática docente. Por exemplo, está se incentivando o uso de celulares como recurso pedagógico. “Enquanto alguns estados proíbem o celular na sala de aula, nos estamos procurando incorporá-lo como forma de linguagem, num contexto de aprendizagem", explica o coordenador.
Os professores e técnicos dos laboratórios da Rede Estadual de Educação, depois de passarem por duas etapas básicas de formação, estão agora no Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo (Pitec). Nas primeiras etapas, os participantes receberam informações sobre o uso do Linux Educacional e sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Agora, o objetivo é a aplicação destes conhecimentos no “chão da escola”. Também, para que o professor possa avaliar se sua prática está condizente com a realidade do aluno.
Estes cursos estão feitos em todos os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros). Um exemplo é o que foi realizado recentemente pelo Cefapro de Juara, que reuniu 39 técnicos de informática educativa dos municípios de Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã (inclusive de Escolas do Campo e Indígenas).
Conforme Edevamilton, este curso já é um desdobramento do I Encontro para a Formação em Tecnologia Educacional dos Cefapros e Núcleos de Tecnologia Municipais (NTMs), realizado no início de abril, em Diamantino.
O curso em Juara teve como nome “Tecendo Ponto-@-Ponto a Rede de Aprendizagens no Vale do Arinos através da Formação Continuada em Tecnologia Educacional”. De acordo com a programação, o objetivo foi “...oportunizar aos técnicos de informática educativa dos Lieds um espaço para discutir as suas atribuições, definidas e refletir sobre suas práticas no contexto educacional, além de instrumentalizar-se para trabalhar com os diversos recursos tecnológicos que estão disponíveis hoje em nossas escolas”.
A intenção também é implementar a formação de uma rede de conhecimentos, através de blogs e fóruns, tendo como temáticas as ações gerenciais e pedagógicas dos técnicos.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
Seduc inicia formação de profissionais com a utilização da internet

Pela primeira vez, o sistema de Web Conferência está sendo utilizado no processo de formação, pela Educação Pública da Rede Estadual. Desde ontem (25/05), a tecnologia começou a ser aplicada no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá, na “Formação aos Professores Mediadores de Web Aprendizagens (Tutores) do Curso Aluno Integrado (Proinfo)”.
Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira, participa do curso 34 professores mediadores, selecionados nos polos dos 15 Cefapros do Estado.
O curso a distância é coordenado no Cefapro de Cuiabá por duas professores formadoras, Aldina Cássira e Kátia Santaella. Na formação, on line, os participantes podem manter diálogos por áudio ou textualmente; utilizar o sistema para contatos individuais ou para Chat (conversa em grupo); também, compartilhar arquivos (fotos, textos, apresentações) e ainda receber orientações sobre a gestão pedagógica dos recursos.
As duas professoras formadoras dos Cefapros estiveram em Brasília participando de uma formação para a utilização do sistema, feito pela Universidade Federal de Goiás. O conteúdo foi a utilização do ambiente virtual no processo de aprendizagem do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Agora, o conteúdo está sendo utilizado no curso para os professores formadores em tecnologia educacional.
A utilização da Web no processo é garantida pelo MEC, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
A idéia para utilização deste sistema na formação dos profissionais partiu de Mato Grosso. O coordenador esclarece que já foi requerido ao MEC a permanência do sistema para a utilização em outras atividades feitas pela Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação da Seduc. Dentre essas, os cursos de Linux Educacional, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo (Pitec).
Oliveira destaca ainda que a utilização do sistema não tem custo para a Seduc e deve proporcionar grande economia em tempo, deslocamentos, estadias e diárias. As aulas podem ser acompanhadas em locais como os Cefapros ou os Laboratórios de Informática Educativa das escolas. “Agora, a utilização da web no processo de formação na Seduc já é política de Estado”, ressalta o coordenador.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
Pesquisa irá avaliar uso de internet nas escolas
18 de junho de 2010

Uma pesquisa irá avaliar o uso de Internet, de Banda Larga, na rotina da prática docente e da gestão administrativa de escolas públicas de todo o país. Este pesquisa será feita pelo órgão da ONU para a Educação Ciência e Tecnologia (Unesco) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Mato Grosso terá nove escolas de sete municípios participando de todo o processo, que envolverá 500 escolas de Ensino Fundamental e Médio no país. Estas escolas foram selecionadas por sorteio. De acordo com o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira, não foi divulgado o nome destas escolas. O Ministério da Educação (MEC) está solicitando que as Secretarias Estaduais de Educação facilitem o acesso dos pesquisadores às unidades escolares. O trabalho será feito por pesquisadores do instituto Ibope Inteligência. O cronograma das visitas também não foi divulgado. Pelo que já foi informado, a Pesquisa “Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC Educação)” terá duas diferentes abordagens metodológicas. Uma quantitativa, com coleta de dados de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e alunos. Esta coleta terá uso de questionários estruturados, sobre aspectos pertinentes ao uso das TIC nos processos administrativos e pedagógicos. O outro aspecto da pesquisa será qualitativo (estudo de caso). Estes são os municípios sorteados em Mato Grosso para a mostra da pesquisa: Cuiabá e Rondonópolis (duas escolas) / Colniza, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Paranaíta e Porto Alegre do Norte (uma escola cada).
segunda-feira, 10 de maio de 2010
SERGIO LUIZ FERNANDES Assessoria/Seduc-MT
segunda-feira, 10 de maio de 2010
SERGIO LUIZ FERNANDES Assessoria/Seduc-MT
Professores participam de especialização em Mídias da Educação

Professores participam de especialização em Mídias da Educação
Acontece nesta segunda-feira (19/04), o primeiro encontro presencial da Especialização em Mídias da Educação, que irá beneficiar professores das Redes Estadual e Municipal de Educação de Mato Grosso. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O curso é uma promoção conjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), MEC, UFMT e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A especialização será na modalidade Ensino a Distância, com 360 horas de duração.
Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, o objetivo do curso é formar especialistas capacitados para a utilização dos recursos midiáticos na educação. De acordo com ele, esse conhecimento irá contribuir para a consolidação de uma educação condizente com o tempo presente, “possibilitando que o professor possa rever seus métodos e técnicas pedagógicas praticadas”.
Neste encontro presencial vão estar presentes os professores pré-classificados para a especialização. Dentre esses, os que já participaram de cursos dos estágios, iniciais e intermediários, em Mídias na Educação. Pela manhã, será feita a apresentação do curso e a entrega da documentação anteriormente solicitada. À tarde, será aplicada uma prova sobre o tema “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço escolar”. Esta prova tem caráter eliminatório para a definição dos participantes.
A promoção visa atender à demanda apontada na elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR, ação conjunta da União, Estados e Municípios, é uma ferramenta de gestão que viabiliza apoio financeiro e pedagógico do MEC aos estados e municípios.
Acontece nesta segunda-feira (19/04), o primeiro encontro presencial da Especialização em Mídias da Educação, que irá beneficiar professores das Redes Estadual e Municipal de Educação de Mato Grosso. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O curso é uma promoção conjunta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), MEC, UFMT e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A especialização será na modalidade Ensino a Distância, com 360 horas de duração.
Conforme o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, o objetivo do curso é formar especialistas capacitados para a utilização dos recursos midiáticos na educação. De acordo com ele, esse conhecimento irá contribuir para a consolidação de uma educação condizente com o tempo presente, “possibilitando que o professor possa rever seus métodos e técnicas pedagógicas praticadas”.
Neste encontro presencial vão estar presentes os professores pré-classificados para a especialização. Dentre esses, os que já participaram de cursos dos estágios, iniciais e intermediários, em Mídias na Educação. Pela manhã, será feita a apresentação do curso e a entrega da documentação anteriormente solicitada. À tarde, será aplicada uma prova sobre o tema “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço escolar”. Esta prova tem caráter eliminatório para a definição dos participantes.
A promoção visa atender à demanda apontada na elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR, ação conjunta da União, Estados e Municípios, é uma ferramenta de gestão que viabiliza apoio financeiro e pedagógico do MEC aos estados e municípios.
Sexta-feira, 16 de abril de 2010
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
MT se destaca no uso de tecnologias da Educação
16 de junho de 2010

MT se destaca no uso de tecnologias da Educação
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), nas escolas de Mato Grosso assim como as brasileiras está num estágio superior ao verificado em muitos países da América Latina e Caribe. A avaliação é do coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira. Ele e outros representantes da Secretaria participaram da Conferência Internacional “O Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”.
O evento realizado no final de abril, em Brasília, foi uma promoção da Unesco e do Ministério da Educação reunindo coordenadores estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). O objetivo foi propiciar um espaço de discussão e intercâmbio. “Pudemos verificar o que está sendo feito em relação às TICs em outros países e a nossa avaliação é de que Mato Grosso deu passos muito importantes nesse sentido”, destacou o coordenador.
O diferencial de Mato Grosso, segundo a coordenação, se deve ao processo de formação continuada dos profissionais da Educação. O Estado, por exemplo, foi o que mais professores participaram de cursos de utilização dos recursos da informática em sala de aula. “A presença dos laboratórios de Informática Educacional ou da entrega de computadores aos alunos não são garantia de sucesso na aprendizagem”, disse. “É preciso garantir a formação do professor para usar estas ferramentas”, complementou.
Estiveram ainda representando a Seduc na Conferência, a Coordenadora de Tecnologia da Informação (COT), Sandra Regina de Souza Ghanen e Suzana Trindade Moreno, também da COT.
A conferência foi transmitida ao vivo pelo canal Web da TV Cultura (www.iptvcultura.com.br). Alguns vídeos do evento ainda estão disponíveis no site.
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
Fonte: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=9795&parent=20
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), nas escolas de Mato Grosso assim como as brasileiras está num estágio superior ao verificado em muitos países da América Latina e Caribe. A avaliação é do coordenador de Formação em Tecnologia Educacional, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Edevamilton de Lima Oliveira. Ele e outros representantes da Secretaria participaram da Conferência Internacional “O Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”.
O evento realizado no final de abril, em Brasília, foi uma promoção da Unesco e do Ministério da Educação reunindo coordenadores estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). O objetivo foi propiciar um espaço de discussão e intercâmbio. “Pudemos verificar o que está sendo feito em relação às TICs em outros países e a nossa avaliação é de que Mato Grosso deu passos muito importantes nesse sentido”, destacou o coordenador.
O diferencial de Mato Grosso, segundo a coordenação, se deve ao processo de formação continuada dos profissionais da Educação. O Estado, por exemplo, foi o que mais professores participaram de cursos de utilização dos recursos da informática em sala de aula. “A presença dos laboratórios de Informática Educacional ou da entrega de computadores aos alunos não são garantia de sucesso na aprendizagem”, disse. “É preciso garantir a formação do professor para usar estas ferramentas”, complementou.
Estiveram ainda representando a Seduc na Conferência, a Coordenadora de Tecnologia da Informação (COT), Sandra Regina de Souza Ghanen e Suzana Trindade Moreno, também da COT.
A conferência foi transmitida ao vivo pelo canal Web da TV Cultura (www.iptvcultura.com.br). Alguns vídeos do evento ainda estão disponíveis no site.
SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
Fonte: http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=9795&parent=20
Formação em Tecnologia Educacional é tema de encontro em Diamantino

A formação iniciou em 14/04 no CEFAPRO de Diamantino. O I Encontro para a Formação em Tecnologia Educacional do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) e Núcleos de Tecnologia Municipais (NTMs). O evento vai até o dia 16 e está sendo realizado no Cefapro do município. A promoção é da Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Na avaliação do coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, pela proposta do encontro e dimensões de sua agenda, o evento representa um fato inédito no Estado. O encontro tem como título “Tecendo ponto-@-ponto a Rede de Aprendizagens em Mato Grosso por meio da Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
Professores formadores em tecnologia educacional, gestores e técnicos dos Cefapros e dos NTMs das Prefeituras estão participando do evento. A programação inclui palestras e oficinas sobre temas como os programas de formação continuada em tecnologia educacional, sistemas de gestão para os ambientes virtuais e uso dos recursos tecnológicos existentes nas escolas.
Esta é a programação do encontro:
- Dia 14/04: 8h - Abertura – Acolhimento aos participantes CFTE\Cefapro e NTMs (Prof. Cesar Augusto Spíndola dos Santos, diretor do Cefapro e equipe CFTE\Undime).
8:30h às 11:30 - Tutoria e Mediação de Aprendizagens no Contexto da formação continuada em Tecnologia Educacional: a EaD e o Proinfo integrado em MT (Prof. Ms. Edevamilton Oliveira)
13:30h às 18h: Oficina: Tecnologias como recursos de aprendizagens.
- Dia 15/04: 8h às 11h: Continuação da programação da manhã do dia 14/04.
13h às 15h: Oficina: Tecnologias como recursos de aprendizagens.- apresentação de resultados e propostas dos grupos
15h às 18h: Oficina: Construção da rede de conhecimento utilizando os ambientes virtuais: Blog, Sites e Portais.
A Formação Continuada em Tecnologia Educacional
A idéia fundamental da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas. Para isso, segue capacitando professores para fazer o uso adequado dos recursos tecnológico no processo ensino-aprendizagem.